Um guia de como ter um rato como pet
Embora não sejam tão populares quanto cães e gatos, os ratos podem ser ótimos companheiros para os humanos, podendo encontrar esta espécie em diferentes cores e tipo s de rato. Existem vários motivos para manter ratos como animais de estimação – eles são amigáveis, limpinhos e muito ativos.
Portanto, você nunca terá um momento tedioso com eles. Porém, como qualquer outro pet, eles precisam ser cuidados de maneira especial. Sendo assim, se decidiu ter ratos como animais de estimação, este é o guia perfeito para você.
O que os ratos comem?
Independente do tipo de rato, eles são onívoros, portanto, você pode alimentá-los com plantas e animais. Sua dieta deve consistir em 16% de proteína e 4-5% de gordura. Aqui estão alguns alimentos que manterão seus ratos saudáveis e felizes:
- Uma pequena quantidade de ração comercial específica para eles ou pellets para rato.
- Legumes e frutas frescas como banana, maçã, couve chinesa, brócolis, cenoura, frutas cítricas, melão, ervilha, tomate, etc.
- Tigela de água potável em todos os momentos.
Certifique-se de não alimentar o seu ratinho com grãos, sementes, açúcar, mouse chips, alho, chocolate, cebola, limão, laranja, etc. Além disso, biscoitos, massas cozidas, cereais, doces, arroz cozido, etc. devem ser ocasionais.
Onde manter o ratinho?
Este é outro detalhe que independe do tipo de rato que você escolher: é preciso arranjar um lugar onde ele possa descansar e morar. A gaiola é onde o ratinho passa a maior parte de sua vida, portanto, certifique-se de que ela seja segura, protegida e confortável. Ao contrário dos hamsters, os ratos não precisam de muito espaço.
No entanto, se você planeja abrigar mais de um rato, é melhor obter uma gaiola com espaço suficiente para mantê-los confortáveis. Isso também ajudará a eliminar o risco de desenvolver raiva da gaiola, um grave distúrbio psicológico.
Além disso, aquelas gaiolas de plástico com tubos podem oferecer risco de desenvolvimento de bactérias nocivas, que podem afetar seu animal de estimação, resultando em infecções e mau cheiro. Embora essas pareçam mais divertidas do que as simples gaiolas de aço, elas podem causar danos físicos ao seu bichinho também. Evite investir em projetos de gaiolas com espaços apertados, milhares de tubos e de baixa altura.
Como lidar adequadamente com ratos?
Muitas vezes, as pessoas evitam ter um rato como pet porque acham que são difíceis de lidar, porém são muito mais fáceis do que você imagina. Você pode levantá-los confortavelmente pela raiz de sua cauda enquanto desliza a mão por baixo para fazer de base para ele. Continue segurando-os até que fiquem quietinhos e calmos, a fim de protegê-los de escorregar pelas mãos ou pular.
Geralmente, os ratos não mordem até se sentirem ameaçados. Se eles o morderem, não os bata, empurre ou solte, isso vai assustá-los ainda mais, tornando difícil para você amansá-los.
Quando estiver domesticando um rato, segure-o sobre uma superfície macia e mantenha-o próximo ao seu corpo. Isso fará com que eles se sintam mais seguros perto de você. Se usar a abordagem certa, poderá amansar um rato em algumas semanas. Comece a lidar com eles por alguns minutos todos os dias, deixe-os se acostumar com seu cheiro, voz e rosto. Quando se é brando e reconfortante, eles vão começar a gostar de você mais rápido do que imagina.
Quais são alguns problemas de saúde comuns nos ratos?
A seguir estão alguns dos problemas de saúde com os quais os ratos de estimação podem lidar:
- Tumores
Esta é uma condição séria em ratos, e são mais vulneráveis a ela à medida que envelhecem. Além disso, esta condição pode não ser benigna e se tornar maligna dentro de algumas semanas. Os sintomas de tumores em ratos incluem:
- barriga inchada;
- um caroço ou inchaço na pele;
- perda de peso;
- sangramento da região genital;
- perda de equilíbrio;
- estar letárgico, curvado ou cambaleante.
- Carrapatos, pulgas e ácaros
Esses problemas são muito comuns com ratos, especialmente aqueles que são mantidos com outros animais de estimação. O crescimento de ácaros, pulgas e carrapatos pode resultar em coceiras excessivas, perda de pelo, irritação de pele e até infecções na pele. Esses crescimentos podem deixar seu pet angustiado e irritado. Os sintomas desse problema são:
- pele com feridas;
- pequenos insetos em sua pelagem;
- pele escamosa ou descamada;
- insetos na pele;
- coceiras excessivas, fricção e desconforto físico.
- Problema uterino
Este é um problema que as ratas sofrem. É mais comum em fêmeas mais velhas que se reproduziram algumas vezes ou tiveram bebês muito velhas ou jovens. Alguns dos sintomas relacionados a esses problemas de saúde incluem:
- incontinência;
- uma secreção malcheirosa dos órgãos genitais;
- sangramento da região genital;
- barriga inchada;
- pelagem irregular.
Conclusão
Manter um rato como pet é mais fácil do que você imagina, pois eles adoram a companhia humana. Isso apenas se trata de ser bem informado e amoroso, como você faria com qualquer outro animal de estimação.