fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

Fatos e dicas para aprender sobre o peixe cardinal bangai

Também conhecido em inglês como “Kaudern’s Cardinalfish” o peixe cardinal bangai é nada mais nada menos do que uma espécie fascinante de se olhar. Todo o seu físico é absolutamente lindo, com um corpo triangular prateado com listras verticais pretas por toda parte. Além disso, são cobertos de pintinhas brancas, fazendo com que pareçam magníficos. Essas pintinhas são visíveis principalmente nas barbatanas dorsais, pélvicas e caudais desses peixes.

Fatos sobre o cardinal bangai

Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada de uma espécie de peixe realmente atraente chamada Cardinal Bangai, que é um deleite de se ver. Abaixo, também mencionamos alguns fatos intrigantes sobre esse tipo de peixe do qual meio que acreditamos que você nunca ouviu falar. Então, o que você está esperando? Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto e prepare-se para se surpreender.

  1. O peixe Cardinal Bangai, também conhecido como Pterapogon Kauderni, é um ser marinho de porte pequeno e possui características semelhantes a um peixe-dourado. Eles são super atraentes e admirados por todos.
  1. Esta bela espécie de peixe é conhecida por pertencer à classe de peixes Actinopterygii.
  1. Eles geralmente são encontrados em corpos de água muito grandes, como oceanos ou grandes mares. Embora este realmente seja o caso, eles também podem sobreviver facilmente em um aquário ou até mesmo em um pequeno tanque.
  1. Sabe-se que há uma população de cerca de 2,4 milhões deste peixe, porém, apesar de sua grande população, ela é considerada uma espécie ameaçada de extinção. Isso acontece porque sua área de moradia de 5.500 quilômetros quadrados nas Ilhas Banggai, na Indonésia, é muito pequena para que todos vivam lá corretamente.
  1. Se viver em um oceano ou mar, esses peixinhos podem sobreviver por um período de apenas um a dois anos. Mas esse não é o caso, se estabelecer seu habitat em um aquário. Sua expectativa de vida pode aumentar para um período de quatro a cinco anos, se estiver em um aquário ou tanque.
  1. O cardinal bangai geralmente vive em pequenos grupos com cerca de sete ou nove integrantes no mar. Este grupo é chamado de cardume Cardinal Bangai, que inclui também o habitat de animais marinhos de espinhos longos, como peixes de recifes de corais e ouriços-do-mar.
  1. Na natureza, estes peixes geralmente são encontrados nas águas tropicais do arquipélago, das ilhas Banggai da Indonésia, sendo conhecidos por se alimentarem de crustáceos, zooplâncton e pequenas espécies de peixes de águas profundas.
cardinal peixe
Aquicultura – Imagem: nano-reef.com

Dicas para se ter em mente ao criar o cardinal bangai em sua casa

  1. Nunca compre esta espécie de peixe se o varejista disser que foi capturado na natureza. Você só deve visar a compra de espécies de aquicultura ou criadas em cativeiro, isso permitirá que eles se adaptem à vida em um aquário muito mais facilmente do que as espécies selvagens deste peixe.
  1. Se você tiver o equipamento e as configurações adequadas para criar este peixe, poderá comprar três deles como um coletivo. Aí, você pode observar se pelo menos 2 dos 3 deles começam a formar pares. Se os dois começarem a se unir, você precisa remover o terceiro do tanque, pois os dois juntos irão o perturbar até a morte.
  1. Lembre-se de começar lhes servindo comida de peixe congelada ou até viva mesmo. Em seguida, mude lentamente para alimentos em flocos enriquecidos com vitaminas.
  1. Mesmo que os peixes tenham uma boa aparência quando você os compra, lembre-se de mantê-los em quarentena em um tanque antes de colocá-los no novo tanque.
  1. Sempre tome cuidado com os mais agressivos e tente mantê-los separados, pois pode ser perigoso para aqueles que são tranquilos.
  1. Também pode ser difícil saber distinguir entre um macho e uma fêmea de peixe cardinal bangai, a menos que estejam prontos para acasalar. Durante a fase de reprodução, você irá notar que a mandíbula inferior do peixe macho ficará um pouco mais arredondada. Este não será o mesmo caso da mandíbula da fêmea, que ficará um pouco mais ‘alinhada’. Outro fato que mostrará a diferença entre eles é que as espécies masculinas terão as segundas nadadeiras dorsais mais longas.

Concluindo

O Cardinal Bangai é uma espécie de peixe muito bonita e incrível de se observar, pois são peixinhos admiráveis, com um belo corpo prateado com listras verticais pretas e pintinhas brancas que os tornam nada mais nada menos que criaturas maravilhosas. Suas características intrigantes sobre acasalamento e agressividade também podem ser assuntos a serem pesquisados mais a fundo. E então, qual característica deste peixe mais surpreendeu você?