fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Cegonha-bico-de-sapato: conheça a ave com cara de dinossauro

Nenhuma outra ave pode nos lembrar tão bem seu parentesco com os dinossauros quanto a Cegonha-bico-de-sapato ou Cegonha-bico-de-tamanco (Balaeniceps rex). Dê uma olhadinha nas fotos a seguir e vai entender o motivo disso. Sua aparência peculiar e exótica, quase pré-histórica, além do seu olhar intimidador, são uma prova visível de que as aves, um dia, já foram dinossauros. Em alguns países é conhecida também pelo nome Shoebill ou cabeça-de-baleia.

Mas apesar dessas características, não precisa se assustar. A Cegonha-bico-de-tamanco é dócil e interage bem com humanos. Talvez por isso, infelizmente, esteja em perigo de extinção, por não nos temer, como deveria ☹

Vamos conhecer um pouco sobre essa ave incrível? Aproveite a leitura e divirta-se.

Imagem: How Stuff Works
Características físicas da Balaeniceps rex

A Cegonha-bico-de-sapato impressiona pelo seu tamanho e imponência: sua altura varia de 1,10m a 1,40m e pode pesar até 6 quilos. Sua envergadura (distância ente a ponta de uma asa até a outra) pode ultrapassar os 2 metros. Acredita-se que ela tem esse nome devido ao fato  do seu bico parecer mesmo um sapato ou tamanco de madeira, daqueles em estilo holandês,  com uma ponta afiada e em formato de gancho.

Suas pernas longas, finas e pretas e o seu bico proeminente podem lembrar uma garça ou um pelicano: mas ela não é parente de nenhum dos dois, nem mesmo da cegonha comum. Algumas publicações científicas mostram o pássaro Cabeça-de-martelo (Scopus umbretta) como o que pode ser um “primo” distante, pois a Cegonha-bico-de-sapato é a única da família Balaenicipitidae.

Quando adulta, apresenta plumagem cinza predominante e nas costas um tom esverdeado. As penas da barriga e da cauda são brancas e, o que pode ser chamado de crista, no topo de sua cabeça, também é cinza. Quando filhotes, tem cor acastanhada.

Imagem: My Modern Met
Comportamento da Cegonha-bico-de-tamanco

Apesar de, ao primeiro olhar, parecer intimidadora e agressiva, a verdade não poderia ser mais distante disso. É uma ave dócil, e em cativeiro, interage bem com humanos. Na natureza, é possível chegar com segurança a certa distância do seu ninho.

Socialmente ela não é das mais conhecidas do rolê. 😊É uma ave com comportamento solitário, e, com exceção dos períodos em que a alimentação é escassa, raramente é vista em bando. Não gostam de viver próximas umas das outras, só tendo companhia no período de acasalamento. São classificadas como sedentárias e não costumam migrar em busca de novos territórios, a menos que sejam obrigadas a isso por falta de alimento ou perda de habitat. 

Imagem: My Modern Met

A cegonha-bico-de-tamanco consegue voar? Sim, e isso é uma façanha devido ao seu peso e tamanho. Ela costuma fazer voos durante o dia sobre o seu território. No ar, ela é capaz de bater suas asas em torno de 150 vezes por minuto, o que a torna uma ave muito lenta. 

Dentre as aves silvestres, ela é a que vive mais, podendo chegar até aos 50 anos. Incrível, não é mesmo? São originárias do continente africano, e reside em áreas pantanosas desde o Sudão até a Zâmbia. É considerada um animal silencioso, porém, às vezes, emite um som com o bico que se parece com uma metralhadora. Veja o vídeo e surpreenda-se. 

Alimentação

Outra característica que se manifesta em seu comportamento é a paciência na hora de caçar. Alimenta-se principalmente de peixes, então, fica paradinha na água até que um peixe suba à superfície e o abocanha, com seu bico grande e curvo. Ela é capaz de ficar imóvel no mesmo lugar durante muito tempo. Também faz parte de seu cardápio anfíbios, pequenos crocodilos, cobras aquáticas e roedores. E essa é uma das razões pelas quais os especialistas a consideram tão importante para o ecossistema, pois ela é predadora natural desses animais, mantendo sua população sob controle. 

cegonha-bico-de-sapato
Imagem: My Modern Met
Reprodução

A cegonha-bico-de-sapato é uma ave monogâmica, mas isso não quer dizer que serão fieis ou que estarão sempre juntos, pois como vimos anteriormente, são aves solitárias. A fêmea põe, em média, 2 ovos, os quais serão cuidados e incubados durante 30 dias. Ao contrário da maioria das aves, não fazem seu ninho em árvores, mas no solo encharcado, em uma pequena ilha ou em cima de alguma vegetação flutuante e utiliza plantas aquáticas e pedaços de bambu, tramando-os cuidadosamente, até ficar no tamanho aproximado de 1 metro de diâmetro. Ambos os pais assumem a tarefa de cuidar dos ovos, mantendo-os úmidos e a sombra. Quando os ovos eclodem e os filhotinhos nascem, sua alimentação também é tarefa do papai e da mamãe cegonha: eles regurgitam o alimento na boca do recém-nascido que, então, o engole. Já foi registrado que, quando nascem os dois filhotes, eles brigam entre si. Os pais rejeitam o filhote machucado, que acaba morrendo por falta de cuidados. ☹ Os filhotes se tornam independentes aos 3 meses de idade.

cegonha-bico-de-sapato
Imagem: India Today
Estado de conservação

Infelizmente, a cegonha-bico-de-sapato está na lista de animais vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Existem, hoje, de 3.000 a 5.500 aves apenas, no mundo todo, e esse número continua a diminuir.  

Quais os motivos dessa vulnerabilidade? Vamos citar alguns:

  • Ave considerada de mau presságio. Isso mesmo! Em alguns lugares, a população local caça e mata essas aves por a considerarem de mau agouro, e que pode trazer azar para sua plantação ou território. 
  • O fato de ser considerada uma ave rara também a coloca em perigo, pois é valiosa no mercado ilegal de vida selvagem para colecionadores particulares. um filhote pode ser vendido  por milhares de dólares.
  • Por ser uma ave “medrosa” e não agressiva, se assusta facilmente e foge do ninho, deixando seus filhotes ou ovos em perigo e à mercê de predadores naturais ou de caçadores que roubam os ovos para vender no mercado negro.
  • Captura e comércio para zoológicos na Tanzânia, onde ainda é permitido o comércio destes animais.
  • A perda de habitat talvez seja o fator que mais contribui para sua extinção. Territórios antes povoados por essas cegonhas são transformados para agricultura, exploração de petróleo ou pecuária. Com a diminuição de seu habitat, elas formam menos pares, o que consequentemente, diminui a reprodução e por sua vez, com o passar do tempo, sua população.
cegonha-bico-de-sapato
Imagem: Realm Africa Safaris
Ações de conservação

De acordo com a Agência Ambiental Pick-upau, em 2012 teve início um projeto de conservação destas aves na Zâmbia. Pescadores atuam como guardas, durante o período reprodutivo, monitorando e mantendo em observação os ovos e filhotes. Registram informações sobre novos ninhos, quantidade de ovos e filhotes, além de qualquer atividade suspeita de caçadores. Desde sua implantação, 25 filhotes tiveram sucesso e chegaram à vida adulta. A equipe conseguiu recuperar os 6 ovos que haviam sidos roubado do cativeiro, os reabilitaram e devolveram à natureza.

Além disso, a African Parks e o Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem da Zâmbia, juntamente com agentes da comunidade, trabalham pela preservação das zonas úmidas e restauração de ecossistemas. Isso fez com que a caça fosse reduzida (não somente da Shoebill, mas de vários outros animais também), agricultura sustentável foi adotada e assim animais ameaçados puderam voltar ao seu antigo habitat. Consequentemente, a comunidade é beneficiada com a receita gerada pelo turismo de observação e os estoques de peixe estão aumentando, o que beneficia tanto pescadores quando a cegonha-bico-de-sapato.

Nós aqui estamos torcendo para que essas ações continuem e que deem origem a outras. A cegonha-bico-de-sapato é um animal extraordinário e, assim como todos os outros animais, nós devemos respeitá-la e protegê-la.

Gostou de conhecer essa ave pré-histórica? Deixe um comentário abaixo e nos acompanhe para conhecer mais sobre a maravilhosa vida selvagem.

2 comentários sobre “Cegonha-bico-de-sapato: conheça a ave com cara de dinossauro

  • Acho essa ave formidável ainda bem que tem seres humanos de bom coração e boa fé quê protegem os animais quê são perseguidos pelas pessoas más parabéns pára os protetores e pelas aves 😊👍👍👍🤗

    • Olá, Wil, como vai, tudo bem?
      Esse pássaro é realmente fantástico, não é mesmo?! Também somos fascinados por ele e concordamos com você.
      Obrigado pelo seu comentário e por participar aqui com a gente!
      Abraços ♥

Fechado para comentários.