fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Tudo o que você precisa saber sobre a Harpia ou Gavião-Real

O gavião-real é uma espécie de águia neotropical, comumente conhecida como harpia ou águia-brasileira. Com o nome binomial Harpia Harpyja é o maior e mais poderoso raptor em toda a sua extensão.

Há muito mais que você pode aprender sobre esta espécie interessante, por isso, continue com a leitura deste artigo para ficar por dentro de tudo. Nós garantimos, você não vai se arrepender, mas sim ficar impressionado!

  • harpia ou gavião-real
  • harpia ou gavião-real
  • harpia ou gavião-real
  • harpia ou gavião-real
  • harpia ou gavião-real
Descrição

A parte superior da harpia ou gavião-real é coberta com penas pretas e a parte inferior é branca na maior parte, possuindo uma larga faixa preta na parte superior do peito, separando a cabeça cinzenta da barriga branca. Sua cabeça é de um cinza pálido, coroado com uma crista dupla.

A cauda da harpia é preta, com três faixas cinzas na parte superior e três faixas brancas na parte inferior. A fêmea normalmente pesa cerca de 6 a 9 kg, e é citada como a maior águia, com as maiores espécies de aves a residir na América Central. Sua envergadura supera muitas grandes águias que vivem em habitats abertos.

Distribuição e habitat

Esses tipos particulares de águia normalmente são encontrados no habitat da floresta tropical, desde o dossel até as árvores emergentes. Sua preferência é a floresta tropical de planície com uma tendência a evitar locais sujeitos ao desmatamento, e podem ser encontradas em florestas mais abertas. É até possível encontrá-las pastando perto de florestas, especialmente quando a presa é rara.

As harpias naturalmente são encontradas desde o México até a América do Sul e até mesmo na afastada Argentina. A maioria dessas aves na América Central foi exterminada devido ao desmatamento, já na América Central, em partes do Panamá, os gaviões-reais são facilmente e livremente encontrados, mas sua maior densidade populacional é encontrada aqui, no Brasil. Eles também são encontrados em áreas onde a silvicultura de alto nível é praticada.

Dieta

As harpias são aves que consomem mamíferos arborícolas e procuram principalmente por presas que residem em árvores. Preguiças e macacos parecem ser suas principais presas já que as preguiças são uma parte importante da dieta do gavião-real, pois esta espécie representa 70% das presas trazidas para os filhotes, e os macacos também são suas presas comuns.

Sua dieta regular inclui macacos-prego, parauacu, bugio, guigó, macacos-aranha, esquilos e outros tipos de macacos. Embora sejam incomuns, eles podem consumir répteis, papagaios, jupará, porcos-espinhos, tatus, tamanduás e quatis.

Comportamento

Os gaviões-reais adultos pertencem ao topo da cadeia alimentar e são altamente territoriais, exigindo quilômetros quadrados de floresta para sobreviver e se reproduzir. A harpia ou gavião-real protege seu território da invasão de outras águias, o que permite que tenha uma fonte de alimento consistente.

Pares de águias acasalam pela vida toda e residem no mesmo território. As fêmeas assumem na maior parte a responsabilidade de criar os filhotes, e os machos também participam do mesmo. Ambos os pais protegem ferozmente suas jovens harpias de seus predadores também.

Estado de conservação

A União Internacional quase classifica como ameaçado o gavião-real e a onça-pintada para a Conservação da Natureza. Isso por causa da perda generalizada de habitat e caça. As harpias são classificadas como vulneráveis em países como Brasil, Peru, Venezuela e estão criticamente ameaçadas na Nicarágua. Segundo alguns estudos genéticos, estima-se que restam cerca de 5.000 gaviões-reais na Amazônia e 300 na Mata Atlântica restante.

Como as harpias ficam juntas para sempre?

Estas aves constroem grandes ninhos de até 1,5 metros de diâmetro e 90 centímetros de profundidade. As fêmeas põem dois ovos e só se reproduzem a cada dois ou três anos. Ambos os pais incubam os ovos por dois meses e, geralmente, apenas um filhote vem para fora. Os filhotes começam a voar com aproximadamente seis meses de idade, mas permanecem dependentes de seus pais por mais 6 a 10 meses e não atingem a maturidade sexual até os 4 a 6 anos.

Curiosidades sobre o gavião-real

Sendo uma espécie de águia neotropical, são as maiores espécies desse tipo do mundo. Elas podem crescer mais de um metro e ter uma envergadura de cerca de 1,70 metros, sendo conhecidas como imperadores aviários da América. Os gaviões-reais também são uma das aves de rapina mais impressionantes do mundo. Como predadores alfa, além de atacar macacos, podem até caçar veados e possuem longas garras, tipo como as de um urso pardo, para conseguir atacar mamíferos de tamanho moderado.

Imagem: www.wikiaves.com.br/
Concluindo

As harpias têm traços muito distintos e características únicas, e não é à toa que são consideradas as águias mais fortes do planeta. Ao contrário de outras águias, sua dieta e seus habitats são muito diferentes. Os gaviões-reais são famosos por tornarem muito difícil localizar os ninhos, mesmo para exploradores habilidosos. No entanto, eles estão se extinguindo devido ao aumento da caça e à perda generalizada de habitat. Mais uma vez os humanos sendo responsáveis por tamanha tragédia!
Clique aqui e conheça outros animais selvagens surpreendentes. Boa leitura e divirta-se!

2 comentários sobre “Tudo o que você precisa saber sobre a Harpia ou Gavião-Real

  • Muito interessante interagir ao mundo animal e ao mesmo tempo respeito os espaços que a eles pertencem.

    • Olá, Benedito, tudo bem?
      Concordo com você! Interagir sim, mas sempre respeitando o espaço deles, os seus habitats.
      Essa ave, a Harpia, ou Gavião-Real, é um espécie magnífico e precisamos fazer de tudo para preservá-la.
      Obrigado por seu comentário! 🙂

Fechado para comentários.