fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Douc-de-canelas- vermelhas: o macaco mais bonito do mundo

O nome dele é diferente: Douc-de-canelas-vermelhas, porém, não é apenas o nome que o diferencia, mas principalmente sua aparência: ele é um dos animais mais coloridos da natureza e considerado o macaco mais bonito do mundo. Vamos conhecer um pouco sobre esse raro animal e suas características? Aproveite a leitura!

Douc-de-canelas-vermelhas (Pygathrix nemaeus) origem e habitat

O douc-de-canelas-vermelhas, também conhecido por douc langur em alguns locais, é encontrado em apenas três países no mundo: Vietnã, Camboja e Laos e é uma das três espécies de Pygathrix. Os outros dois são o Pygathix nigripes e o Pygathix cinereus e as três espécies são endêmicas da Indochina.

macaco
Foto: Monaco Nature Encyclopedia
Aparência física

Como o próprio nome já fala, suas canelas vermelhas são a característica mais acentuada de sua aparência, dando a impressão de estarem usando meias vermelhas do tornozelo ao joelho, pois o restante da perna é preta. Fofinho, não é mesmo?! Mas não é somente isso que dá a este primata o título de macaco mais bonito do mundo. O seu rosto tem um tom dourado e pelos brancos alongados formam uma espécie de moldura em seu rosto que juntamente com seus olhos negros completam o toque exótico de sua beleza. Se você reparar em seus braços, parece que ele está usando luvas até os cotovelos? É realmente deslumbrante a aparência deste animal. 

As fêmeas da espécie são ligeiramente menores que os machos que chegam a atingir, quando adultos, uma altura de 53 a 76 centímetros e a pesar de 5 a 11 quilos. Um fato interessante é que sua cauda é tão longa quanto o resto do seu corpo. 

Foto: Monaco Nature Encyclopedia
Comportamento

O macaco douc-de-canelas-vermelhas é um animal predominantemente arborícola, ou seja, vive nas árvores e raramente vai até o solo, apenas para apanhar frutos ou sementes caídos. São animais sociais: vivem em grupos mistos de até 50 indivíduos, onde a ordem é patriarcal: o macho mais velho lidera o grupo, e as fêmeas são submissas e cuidam dos filhotes. 

São animais de hábitos diurnos e não costumam se deslocar do lugar onde vivem, fazendo isso apenas quando é necessário devido a falta de alimentos. Todo deslocamento é feito através das árvores: os machos mais velhos adultos vão na frente e as fêmeas e filhotes no meio, protegidos, enquanto outra linha de machos segue na retaguarda.

macaco

Como animais sociais, eles possuem um sistema de comunicação por vocalização, que utilizam para ‘conversarem’ entre si e também as mamães com seus filhotes. Além da vocalização, eles usam expressões faciais e caretas para se comunicarem e esta desempenha um papel crucial na interação do grupo. Através delas, eles demonstram alegria, raiva, ameaça, intimidação ou submissão. Ás vezes, parecem estar apenas brincando: abrindo a boca e exibindo os dentes de forma sincronizada. Outra forma de demonstrar quando estão estressados é bater nos galhos das árvores com as mãos.

macaco
Foto: Monaco Nature Encyclopedia
Dieta

A sua dieta é restrita a folhas, frutas e frutos. As folhas tenras e jovens são as suas favoritas, pois são  mais fáceis para o seu estômago digerir. Um dado curioso sobre a dieta deste primata é que mais de 80% dela é baseada em folhas e é justamente por isso que bebem pouca água. São muito cuidadosos ao selecionar seus alimentos e rejeitam frutas e frutos muito maduros ou folhas muito velhas. 

Os douc-de-canelas-vermelhas são considerados animais “agricultores”. Você imagina por quê? É que à medida que vão se alimentando em cima das árvores, eles dispersam as sementes dos frutos que comem e assim, novas plantas nascem. Interessante, não? O que à princípio poderia parecer falta de educação (jogar resto de comida no chão) acaba se tornando vital para o equilíbrio do ecossistema.

macaco
Foto: DA NANG TODAY
Reprodução

Sua estrutura de grupo pode ser patriarcal, mas na hora da conquista, é a fêmea que toma a atitude. Elas atingem a maturidade sexual aos 4 anos e os machos aos 5. Quando estão na época de acasalamento, rola um joguinho de sedução, em que a fêmea se deita nos galhos e olha fixamente para o macho. 

Foto: Mundo Ecologia

A gestação dura em torno de 120 dias e com somente um filhote por vez. O bebê nasce com a pelagem cinza mais pálida no corpo, focinho preto e faixas amareladas sob os olhos e à medida que crescem, vão adquirindo as cores comuns aos adultos. A reprodução costuma acontecer a cada dois anos e, como na maioria das espécies, inclusive a humana, é a fêmea a responsável pelo cuidado e alimentação do bebê, tendo eventual auxílio do restante do grupo. A expectativa de vida em cativeiro chega a 25 anos.

macaco
Foto: Monaco Nature Encyclopedia
Estado de conservação

Infelizmente, este fofo está seriamente ameaçado de extinção, presente na Lista Vermelha da IUCN (sigla em inglês para União Internacional para Conservação da Natureza). O tráfico de animais para comércio ilegal, a caça furtiva, a perda de habitat por desflorestamento para exploração madeireira e agrícola são algumas das causas que fizeram com que a população deste primata diminuísse em 50% nos últimos 30 anos. Estes animais ainda são caçados para servir de alimentação e para uso na medicina tradicional do Vietnâ, que usam seus ossos para tratamento de diversas doenças e males. 

Um ponto interessante a se frisar é que a Guerra do Vietnã desempenhou um papel importante na dizimação de grande parte da população do macaco Douc-de-canelas-vermelhas. Seu habitat foi amplamente bombardeado pelos EUA com desfolhantes químicos, além de que, de uma forma inacreditavelmente cruel, os soldados, com o intuito de melhorar sua habilidade em atirar, praticavam tiro ao alvo nos animaizinhos.

Atualmente existem leis emitidas para a conservação de animais raros em risco de extinção no Laos, Camboja e Vietnã e algumas organizações que lutam pela conservação da espécie, como a Douc Lnagur Foundation e a WWF.

Foto: WWF
Conclusão 

É tão gratificante conhecer aninais tão lindos quanto o macaco douc-de-canelas-vermelhas, mas tão triste saber que se tornaram raros somente por causa da ganância humana. Nós aqui do Proto Animal Brasil repetimos a todo instante: é preciso conhecer para preservar! E por isso sempre tentamos trazer informações interessantes e relevantes sobre o mundo animal. Você gostou de conhecer um pouco mais sobre o macaco mais bonito do mundo? Gostaria de ver um artigo sobre algum outro animal que você acha curioso? Deixe nos comentários abaixo e nos aguarde.
Até a próxima!