fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

Velocirraptor: fatos e curiosidades sobre essa criatura fascinante

O Velocirraptor (ou Velociraptor), percorreu o planeta por volta de 85,8 milhões a 70,6 milhões de anos atrás. Seu nome foi dado por Henry Fairfield Osborn, presidente do Museu Americano de História Natural, em 1924. O significado por trás desse nome vem do latim “Velox”, que significa rápido, e “Raptor”, que significa saqueador ou ladrão.

Como o T-Rex, o Velocirraptor desempenhou um papel de destaque no Jurassic Park, mas os cientistas, por outro lado, dizem que eles não se assemelham a como Hollywood os retratou quando se trata de aparência e tamanho. Nos filmes o Velociraptor foi modelado após o Deinonico porque eles têm focinhos e tamanhos semelhantes.

As características

Embora esses dinossauros tenham sido retratados sem penas nos filmes, os paleontólogos encontraram penas em um antebraço bem preservado de um Velociraptor na Mongólia em 2007. Isso revelou que essas criaturas tinham penas, porém seus braços eram muito curtos para permitir que eles planassem ou voassem.

Os Velociraptors mantiveram suas penas, principalmente porque as utilizavam para atrair parceiros, proteger seus ovos, obter velocidade e confiança ao subir as encostas e regular mais a temperatura corporal.

Estes dinossauros tinham um crânio grande, com cerca de 23 centímetros, com um focinho plano, longo e estreito, que compunha cerca de 60% do comprimento do seu crânio. Ele também possuía de 13 a 15 dentes localizados na mandíbula superior e 14 a 15 na mandíbula inferior, sendo todos esses dentes irregulares e super espaçados.

Curiosidades interessantes sobre o Velocirraptor

Existem alguns fatos interessantes e legais sobre esses dinossauros, que talvez você não saiba. Mas não se preocupe, vamos te mostrar a seguir:

  • Nem tão afiadas assim: a maioria das pessoas acha que as garras em forma de foice que estes dinossauros tinham, eram usadas para rasgar. Bem, isso não é verdade. Quando esses predadores pulavam nas costas de seu alvo, eles utilizavam essas garras mortais para segurá-los com força. Isso dava a eles muito mais tempo para matar e agarrar a garganta da presa de fato. É assim que os leões ou leopardos fazem nos dias de hoje.
  • Herança asiática: Ambas as espécies de Velocirraptor eram nativas da China. Os V. Osmolskae viviam por toda a China, e os V. Mongoliensis viviam principalmente na Mongólia. Os especialistas não encontraram nenhum fóssil deste dinossauro em nenhum outro lugar do mundo, além dessas duas regiões.
  • O barulho do raptor: Você pode facilmente imaginar isso, mas os sons usados ​​para retratar esses dinossauros nos filmes não são os sons dessas criaturas de fato. O que você ouviu entre os dinossauros no Jurassic Park eram ruídos de tartarugas acasalando.
Seu habitat

Embora houvesse muitos espécimes fossilizados, não há muitas informações extensas sobre o alcance ou habitat de tais criaturas. Os arqueólogos acreditam que os habitats do Velocirraptor eram secos com fontes esporádicas de água. A existência de depósitos de arenito mostra que esses carnívoros costumavam ser atingidos por tempestades de areia.

O que eles comiam?

Essas criaturas carnívoras vasculhavam e caçavam a fim de encontrar comida. Especialistas dizem que eles passavam muito tempo comendo coisas pequenas, como anfíbios, mamíferos, répteis, pequenos dinossauros e insetos. Esse predador também tinha uma relação complicada com os Protoceratops, ancestrais dos Triceratops.

Em 1971, uma equipe de arqueólogos descobriu o espécime “Dinossauros em combate”. Estes eram os fósseis de um Protoceratops e Velocirraptor presos em um combate, no qual o Protoceratops mordeu um dos braços do Velocirraptor. O fóssil foi cuidadosamente mantido sob um depósito de areia depois de ser enterrado por causa de uma tempestade de areia ou a queda de uma duna

Mas os especialistas tinham algumas dúvidas sobre os fósseis. Eles acreditavam que os Velocirraptors caçavam por comida, mas não podiam atacar um dinossauro, que era maior que sua massa corporal. Mais tarde, descobriu-se que o predador não estava tentando matar o Protoceratops, mas estava se alimentando dele.

velocirraptor
“Dinossauros em combate”
Em que período eles viveram?

Esses predadores com garras de foice surgiram nas partes oriental e central da Ásia durante o Cretáceo Superior, de 99 milhões a 65 milhões de anos atrás. Eles estão relacionados ao Deinonico, que viveu na América do Norte durante o período Cretáceo Inferior.

velocirraptor
Imagem: Credit: https://www.nationalgeographic.com/science/article/velociraptor
Concluindo

Os Velocirraptors eram criaturas ferozes que já andaram aqui na Terra. Apesar de serem muito menores que o T-Rex, eram muito mortais ao atacar suas presas. Os fósseis foram encontrados na China, e alguns dos espécimes também foram encontrados perto do Deserto de Gobi. Eles viveram durante o período Cretáceo Superior e também possuíam penas, mas como seus braços eram curtinhos, não conseguiam voar ou planar.