fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

Qual o maior dinossauro que já existiu?

Quando falamos em dinossauros, talvez o que venha a nossa mente logo de início seja o Tiranossauro-rex, pois ele era realmente um tipo de dinossauro impressionante, não é mesmo? Mas e se nós lhe contássemos que existiu um dinossauro que, se colocado lado a lado com o T-Rex, faria ele parecer um lagartinho? Sim, há pouco mais de 10 anos foi descoberto na Argentina, o maior dinossauro do mundo, de nome científico Patagotitan mayorum. Vamos conhecer um pouco sobre ele? Aproveite a leitura e divirta-se!

Fósseis de Patagotitan encontrados em Chubut, Argentina – Imagem: Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF)

Descoberta

A descoberta do maior dinossauro do mundo é recente, foi apenas em 2012 que fósseis do Patagotitan mayorum foram encontrados na província de Chubut, região da Patagônia, sul da Argentina, na América do Sul. Seu primeiro nome é uma junção em homenagem a região e da palavra em latim titan, que significa gigante. Também conhecido como titanossauro, ele faz parte da última grande família de dinossauros saurópodes antes do evento de extinção, cerca de 65 milhões de anos atrás. 

Os fósseis encontrados na Patagônia eram tantos que os cientistas acreditam ser pertencentes a seis dinossauros diferentes. É o mais completo conjunto de fósseis de Patagotitan mayorum, o maior dinossauro do mundo, já encontrado e são datados de 100 milhões de anos atrás. Foram mais de 220 restos fósseis encontrados, tornando a descoberta uma das mais importantes da história da paleontologia, tanto pelo tamanho dos fósseis, quanto pelo fato de estarem quase completos. Para se ter uma ideia, apenas um fêmur encontrado media 2,40 metros! É o maior osso já encontrado no mundo, pesando cerca de 550 quilos! 

tipo de dinossauroFósseis de Patagotitan encontrados em Chubut, Argentina – Imagem: Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF)

Para transportar uma réplica dos fósseis até o Reino Unido, onde foi montada uma exposição para a inauguração do Museu de História Natural, foram necessários dois aviões. O esqueleto tem 35 metros de comprimento, o equivalente a quatro ônibus de dois andares ou a um Airbus A320 da British Airways.

Quando viveram os titanossauros?

Os titanossauros, grupo do qual faz parte o Patagotitan mayorum, viveram no período Cretáceo-Paleogeno, cerca de 100 milhões de anos atrás, assim como a grande maioria dos dinossauros já descobertos pela Ciência. Especialistas acreditam que durante esse período houve o que se chama de ápice evolutivo e a forma como o planeta se apresentava na época explica o motivo de, ao menos até o presente, nunca terem sido encontrados restos de dinossauros nos oceanos. Durante o período Cretáceo havia apenas um continente, o Gondwana e não havia nenhuma divisão por mar, mas um oceano de cada lado dessa faixa de terra.

tipo de dinossauroImagem comparativa entre o Patagotitan e outros. – Imagem: Daily Mail UK

Características do maior dinossauro que já existiu

Como explica o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da USP, “No tempo dos dinossauros, tamanho era documento sim!  Um animal saudável e adulto desse porte era praticamente invulnerável.” E se depender de suas medidas, o Patagotitan mayorum era o maioral: 8 metros de altura, 40 metros de comprimento da cabeça até a cauda e impressionantes 77 toneladas de peso. Estudos afirmam que para conseguir bombear sangue para um corpanzil dessa magnitude, seria necessário um coração de 200 quilos!

O esqueleto fundido montado do Patagotitan no Stanley Field Hall no Field Museum of Natural History em Chicago.

Dinossauros herbívoros, quadrúpedes com longas caudas, pescoços igualmente longos e cabeças pequenas, o Patagotitan mayorum é três vezes maior que o Tiranossauro Rex, o gigante carnívoro que viveu na América do Norte. Suas patas dianteiras eram desprovidas de falange dos dedos, o que se acredita ter sido uma adaptação, ao longo dos milhões de anos, para conseguir sustentar o imenso peso do dinossauro. Suas patas traseiras possuíam garras que eram usadas para dar tração ao movimento e também para cavar os buracos onde eram depositados os seus ovos.

Ovos fossilizados de titanossauros
Curiosidade

Um fato curioso sobre seus ovos: apesar do tamanho gigantesco desse tipo de dinossauro, seus ovos são relativamente pequenos, não passam do tamanho de uma bola de basquete. E os filhotes, quando nascem, são cerca de 40 mil vezes menores que os adultos. Especialistas afirmam que um dos segredos de sucesso desse tipo de dinossauro, era seu crescimento rápido. Em determinado momento da vida, os filhotes chegavam a crescer 15 quilos em um único dia! Interessante, não é mesmo?!

Patagotitan mayorum – Imagem: Atlas Virtual

Alimentação do maior dinossauro que já existiu

Como já falado, esse gigante pescoçudo era herbívoro, ou seja, se alimentava de plantas e algas. No mesmo estilo das girafas modernas, seu pescoço incrivelmente comprido era usado para alcançar os topos das árvores mais altas.

O que eram os titanossauros?

Como falamos antes, este tipo de dinossauro, o Patagotitan mayorum, faz parte de uma família de dinossauros saurópodes, os titanossauros. Incluem cerca de 40 espécies e já foram encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida. Os maiores animais terrestres já conhecidos fazem parte deste grupo e os tamanhos, apesar de variados, são todos nesse mesmo, digamos, “estilo titânico”, ou gigantesco. Alguns deles se aproximando, inclusive, do tamanho das baleias de nossa era. Diego Pol, integrante do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, da Argentina, disse: “o tiranossauro rex e outros comedores de carne parecem anões quando você os coloca contra um desses titanossauros gigantes. É como quando você coloca um elefante perto de um leão.”

Em 2022, foi encontrado na Índia um local com cerca de 250 ovos de titanossauros fossilizados. Estavam agrupados, como num ninho gigante, e, segundo os especialistas, isso sugere que os pais não ficavam juntos aos ovos antes de os mesmos eclodirem.

tipo de dinossauroExposição Patagotitan – Imagem: Museu Paleontológico Egidio Feruglio (MEF)

Exposição mundial sobre o maior dinossauro do mundo

Uma exposição com os restos fósseis e réplicas do maior dinossauro encontrado na Patagônia está rodando o mundo. É a primeira vez que este tipo de dinossauro gigante será exposto na Europa, por exemplo. Dentro do Museu de História Natural do Reino Unido, apenas uma das galerias é capaz de comportar o imenso esqueleto, cedido pelo Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, da Argentina. Há réplicas expostas em Chicago e Nova York também, e já houve exposições em São Paulo, Brasil. O maior dinossauro do mundo está fazendo muito sucesso!

Esqueleto do Patagotitan mayorum em exposição em São Paulo – Imagem: Conexão Planeta

Conclusão

Quanto conhecimento ainda há de ser descoberto sobre esses gigantes que habitaram a Terra há milhares de anos? Sabemos ainda tão pouco perto do tanto que ainda há para ser conhecido. Se quiser saber mais, continue nos acompanhando, estamos sempre em busca de mais informações confiáveis para apresentar.
Até a próxima!