Peixe-anjo imperador – Curiosidades emocionantes e muito mais
Você já se perguntou por que a vida marinha é tão colorida e distinta de outras espécies? As espécies de peixes de vários reinos e filos são responsáveis por essa mudança tão diferente em geral. Entre todas, uma dessas espécies é o peixe-anjo imperador. Esta espécie particular de peixe pertence ao filo Chordata e a classe Actinopterygii, e seu nome binomial é Pomacanthus Imperator. Por ser tão diferente das outras espécies de peixes em relação à sua cor e padrão, este é o favorito dos fotógrafos e artistas.
Descrição física
Há uma pequena diferença entre o peixe-anjo jovem e o peixe-anjo adulto. Os mais novos têm o corpo na cor azul escuro, e há também um sinal de linhas curvilíneas concêntricas que se tornam verticais na extremidade da frente. Esses peixes são vistos em uma combinação de cores como verde, amarelo, azul e preto.
Essas belezuras, têm escamas com padrões frisados e coloridos, e listras em cores brilhantes e sólidas. Além disso, seu corpo é achatado e fino com nadadeiras dorsais e anais curvadas, e barbatanas peitorais que são suaves como penas. A maioria dos peixes-anjo imperador tem de 20 a 30 centímetros de comprimento e pesa cerca de 900 gramas.
Habitat
Os peixes-anjo imperador são encontrados principalmente em corais nas lagoas límpidas, recifes em direção ao mar e até mesmo em canais límpidos. Eles normalmente ficam em cavernas e bordas de águas cristalinas de movimento muito calmo e tranquilo. Além disso, são nativos da América do Sul tropical, incluindo o sistema do rio Amazonas. Os peixes mais novinhos desta espécie também se abrigam nas planícies externas do recife.
Dieta
Esta é uma espécie onívora e pegam tudo o que encontram no ambiente à sua volta. O peixe-anjo imperador gosta de comidinhas como Spirulina, algas e muitos outros alimentos marinhos comerciais, além de serem capazes de sobreviver comendo alimentos congelados. Camarões, vieiras picadas e alguns pedaços de lula são sua fonte de proteínas. Espinafres e algas marinhas fazem parte de sua rotina alimentar.
Comportamento e temperamento
Apesar dessa beleza estonteante, esses peixes são territorialistas e semi-agressivos. Os machos continuam lutando por territórios enquanto os menores se intimidam uns aos outros. No entanto, essas espécies de peixes são muito tímidas em um novo ambiente.
Eles passam um tempo se escondendo em vez de procurar comida, então, uma vez que se sentem confortáveis no novo ambiente, vão em busca de comida. Com o tempo, eles adquirem confiança e começam a se manter firmes. É interessante saber que sempre que o peixe-anjo imperador se sente ameaçado, ele faz barulhos estranhos.
Acasalamento e reprodução
A reprodução de peixes-anjo imperador em um aquário doméstico é impossível, pois as condições específicas exigidas por esses peixes não são possíveis de fornecer em casa. Quando estão prontos para copular na natureza, o macho e a fêmea sobem à superfície da água e as fêmeas espalham seus ovos nas correntes do mar, onde flutuam para algum lugar seguro.
Expectativa de vida
Este lindo peixe vive mais de 20 anos em cativeiro e tende a viver mais quando está em estado selvagem. Essas espécies de peixes em particular são muito sensíveis às condições da água e provavelmente podem ficar doentes se a condição do aquário não atender aos seus requisitos. Para lhes proporcionar uma expectativa de vida maior, há uma necessidade contínua de manter suas exigências. O mesmo é válido para outros pets exóticos, como o Petauro do Açucar.
Potenciais doenças
O peixe-anjo imperador ficou vulnerável a sofrer muitos tipos de doenças. As doenças comuns são veludo e erosão da linha lateral, além da possibilidade de sofrer com a síndrome da mancha branca causada por um parasita externo. Esta condição em particular é muito contagiosa e também pode ser fatal se não for tratada. O veludo é uma doença parasitária que cobre o corpo com manchas douradas, e dá uma aparência de tecido aveludado que justifica seu nome. Parasitas e doenças desencadeadas pela água são fatais para o peixe-anjo-imperador.
Curiosidades
- O peixe-anjo imperador foi descoberto em 1787.
- Eles são mantidos em aquários também, pois são donos de uma beleza estonteante.
- O método de comunicação entre os peixes-anjo imperador ainda é um mistério. No entanto, algumas pessoas tendem a ouvir o som de grunhidos, e dizem que fazem esse barulho quando são ameaçados.
- Estes são nadadores muito lentos e precisam de um grande espaço para nadar livremente.
- Além disso, podem ser considerados bons animais de estimação por causa de sua aparência exótica e única, chamando a atenção das pessoas.
Concluindo
O peixe-anjo imperador, identificado em inglês como “Imperial” ou “Imperator Angelfish” é um peixe lindo, que se destaca entre a infinidade de peixes de água salgada, porém, são propensos a doenças e demoram para se estabelecer em um novo ambiente.
Sem dúvida, sua cor única é uma atração instantânea para o mundo, o que faz dele uma das estrelas mais reconhecíveis e brilhantes no mundo subaquático. O seu charme é a bordinha do corpo de cor azul safira, o que lhe proporciona uma aparência distinta.
E então, você já tinha ouvido falar sobre essa belezura?