fbpx
Pets IncomunsRecentesTop Artigos

Prós e contras de ter uma salamandra axolotl como pet

Afinal, o que é um axolote? Com uma aparência um tanto quanto peculiar, o anfíbio axolote, conhecidos também como axolotl ou axolotle, é uma espécie de salamandra que vêm ganhando popularidade como bichinhos de estimação nos últimos anos. No nosso país não há uma permissão específica para ter esse tipo de animal, porém esta é a única espécie de salamandra que pode ser criada em casa. Embora para algumas pessoas este não seja o pet preferido, outras podem o considerar o mais perfeito e interessante companheiros de todos. Vejamos aqui alguns dos prós e contras de ter um axolote como pet, para que você possa tomar uma decisão consciente a respeito se este é ou não o companheiro ideal para você.

Prós

Para começar, vamos examinar algumas das vantagens de ter um axolote como pet.

1. Já que o axolotl é uma espécie de salamandra que vive embaixo d’água, você não precisará fazer passeios e exercícios no parque com ele!

2. Por serem criaturas interessantes de se observar, eles podem ser ótimos para iniciar uma conversa e quebrar aquele gelo.

3. Sua expectativa de vida é relativamente longa, com alguns indivíduos vivendo até 15 anos em cativeiro.

4. Em alguns países mundo afora, eles são um pouco fáceis de encontrar, pois estão amplamente disponíveis em lojas especializadas e varejistas on-line. É preciso pesquisar a disponibilidade deles na região em que você mora e as normas a serem seguidas.

5. Embora sejam delicados, os axolotes são relativamente resistentes e, para aqueles que amam manter um aquário, a temperatura deve sempre estar adequada para ele.

Um dos maiores benefícios de se ter um axolote é que, se encontrado nas condições ideais, eles são relativamente tranquilos de cuidar. Com o tanque ou aquário equipados com o filtro certo, disposto em um lugar sem luz direta do sol, com a temperatura, profundidade e substrato adequados, os axolotes são capazes de viver plenamente. Sem falar em sua alimentação, que em cativeiro, não tem nada de mistério. Sua dieta consiste em alimentos como minhoquinhas, pequenos peixes e insetos e rações específicas, sendo suficiente alimentá-lo duas vezes por semana.

Contras

Agora, vamos revisar alguns pontos não tão positivos assim de se ter um axolote como pet.

1. Por não serem muito sociáveis, esses animais preferem ficar sozinhos. Então, sem companhia no aquário!

2. Eles são mestres em fugir, como raposas, e podem se espremer em espaços muito pequenos, por isso precisam de um tanque ou aquário bem seguro.

3. Já que são carnívoros e degustam alguns peixes menores ou invertebrados, não devem ser mantidos com outros pets no mesmo ambiente.

4. Os axolotes podem secretar uma substância tóxica de sua pele, por isso não devem ser manuseados sem luvas. E se manuseados, deve-se ter muito cuidado, pois são delicados.

5. Sensíveis à mudanças na qualidade e temperatura da água, seu tanque ou aquário precisa ser monitorado de perto.

Essas criaturinhas pitorescas podem fazer bagunça na hora de degustar sua comida. Quando se alimentam, muitas vezes liberam o excesso de comida da boca, o que pode sujar o tanque ou o aquário. Então, se decidir ter um axolote como pet, esteja preparado para limpar a “casinha” dele com certa regularidade.

Curiosidades sobre essa figura

O axolotl, Ambystoma mexicanum, é uma salamandra permanentemente aquática que pode atingir um tamanho de até 30 cm de comprimento. Nativos do México, como seu nome científico indica, foram introduzidos em outras partes do mundo através do comércio de animais de estimação. Veja  algumas curiosidades sobre essas criaturas fascinantes!

  • Você sabia que eles têm a capacidade de regenerar completamente um membro perdido? Incrível, né? Esse processo pode levar vários meses para ser concluído.
  • Sua medula espinhal pode ser regenerada completamente se for danificada. Que poder!
  • O axolote possui três pares principais de brânquias e quatro pares menores nas laterais da cabeça.
  • Carnívoros, comem praticamente qualquer coisa que caiba em suas bocas, incluindo vermes, insetos, peixes e outros anfíbios.
  • Os axolotes adultos geralmente variam em cores do preto ao marrom, mas também podem ser albinos ou leucísticos (sem pigmento).
Concluindo

Se um axolote é ou não o pet ideal para você, depende de suas circunstâncias e preferências individuais. No entanto, esperamos que esta visão geral de alguns dos prós e contras em possuir um desses bichinhos o tenha ajudado a tomar uma decisão mais consciente sobre o assunto. Lembre que todo o animal precisa de cuidados adequados para ter uma vida boa e plena!