fbpx
Pets IncomunsRecentesTop Artigos

Animais de estimação fáceis de cuidar

Está à procura de um bichinho de estimação que não exija muita cuidado? Se sim, você está com sorte! Existem muitos pets que são fáceis de cuidar. Neste artigo, iremos falar sobre 5 animais de estimação que são tranquilos de cuidar e não exigem muitos cuidados. Também iremos dar algumas informações sobre os cuidados e necessidades de alimentação de cada bichinho. Então, se está procurando um novo pet ou apenas fazendo alguma pesquisa, este artigo é para você!

Animais de estimação fáceis de cuidar

Peixe

O primeiro animal de estimação da nossa lista é o peixe. Eles são uma ótima opção para quem procura um pet facinho de cuidar, pois não é preciso levá-los para passear e a alimentação é mais tranquila. Dependendo da espécie, a maioria dos peixes só precisa ser alimentada uma ou duas vezes por semana. No que diz respeito aos cuidados, tudo o que você realmente precisa fazer é manter o aquário limpo e fornecer água fresca.

animais de estimação fáceis de cuidar

Tartaruga

A tartaruga assumindo o segundo lugar em nossa lista, é outra ótima opção para ocupar o cargo de pet fácil de cuidar, pois é um animal silvestre muito calmo e dócil. Existem as tartarugas aquáticas, os cágados e os jabutis, e cada um desses três tipos tem jeitos diferentes de cuidar também. Mas em suma, são animais fáceis de cuidar, não há a necessidade, por exemple, de caminhar pelo parque. Sobre os cuidados, não foge muito ao dos peixes também, é preciso manter o aquário bem limpinho e sempre proporcionar uma água fresquinha. A venda de tartarugas é proibida no Brasil, a menos que o local de venda tenha autorização do IBAMA (confira mais informações neste link. De acordo com o último censo do IBGE, os pequenos répteis (aqui se enquadram as tartarugas) e pequenos mamíferos estão em quinto lugar no que tange a quantidade de animais de estimação no Brasil: somam 2,5 milhões.

Animais de estimação fáceis de cuidar

Coelho

E chegando apressado com seus pulinhos fofinhos, é o senhor coelho quem fica com o terceiro lugar da nossa lista de pets que não exigem muitos cuidados. Sendo uma opção perfeita para aquele tutor que não tem como sair para passear com o bichinho, os coelhos não precisam ser levados para passear: eles precisam de um espaço razoavelmente grande para que possam se exercitar. Se você tiver um quintal seguro e fechado, pode soltá-los para brincarem e eles se divertirão sozinhos. É esse tipo de “cuidado” que nos referimos aqui quando dizemos que os coelhos exigem pouco: você não precisar ficar acompanhando, segurando em uma coleira ou atirando bolinhas para que o seu amiguinho se divirta. Eles faz isso sozinho, basta fornecer um espaço amplo e seguro. Quando se trata de alimentação, esses fofinhos precisam ser alimentados uma ou duas vezes por dia. Já o cuidado principal é manter o seu local de dormir bem limpinho e deixar uma vasilha com água bem fresquinha. Quer mais informações sobre esses fofinhos? Visite o site do GAC – Grupo de Apoio aos Coelhos. Lá você vai encontrar tudo o que precisa saber.

animais de estimação fáceis de cuidar

Porquinho -da-índia

Além dos pets que já mencionamos, o porquinho-da-índia também é uma ótima opção para estar na nossa lista. Essas pequenas criaturinhas peludas são relativamente fáceis de cuidar e podem proporcionar horas de diversão. Embora precisem de alguns suprimentos básicos, como comida, água e abrigo, os porquinhos-da-índia são bastante autossuficientes, além de serem animais sociáveis. Esses bichinhos se sentem melhor quando mantidos em pares ou pequenos grupos e, além disso, são relativamente tranquilos, não precisando se exercitar como alguns outros pets. Como resultado, são ideais para moradores de apartamentos ou famílias que estão sempre na correria. Se você está procurando um amigo fofinho ou um pet brincalhão, os porquinhos-da-índia são ótimos companheirinhos fáceis de cuidar.

Chinchilas

O quinto e último animal de estimação da nossa lista é a chinchila. Este pet tem uma expectativa de vida entre 10 e 20 anos, e é, relativamente, um bichinho de cuidados simples. Tudo o que precisa fazer é fornecer um viveiro espaçoso e uma dieta de feno, pellets(ração) e vegetais. As chinchilas também são animais limpinhos e não precisam de banhos (o que pode ser prejudicial à sua pelagem). Em vez disso, a hora do “banho” é em um recipiente especial de pó para chinchila. No geral, essas criaturas são ótimos pets para pessoas que procuram um companheirinho fofinho e fácil de cuidar.

Como escolher os melhores animais de estimação que sejam fáceis de cuidar?

Quando se trata de escolher os melhores pets que sejam tranquilos de cuidar, há algumas coisas que você deve considerar. Primeiro, a que tipo de animais sua família tem alergia? Se você não tiver certeza, o ideal é consultar um alergista. Depois de determinar quais animais são seguros para sua família, a próxima coisa que deve considerar é quanto de espaço você tem disponível.

Se você mora em um apartamento pequeno, por exemplo, um cachorro grande pode não ser a melhor opção, então, considere um animal menor, como um gato ou coelho. Além disso, você deve pensar em quanto tempo está disposto a gastar cuidando de seu pet. Gatos e coelhos, por exemplo, não exigem muito cuidado e tampouco exercício, sendo ideais para famílias ocupadas. Com um pouco de pesquisa, você certamente encontrará o animal de estimação fácil de cuidar perfeito para o seu lar.
E sempre lembrando: quando se trata de animais silvestres, o melhor lugar para eles é em seus habitas, na natureza!

4 comentários sobre “Animais de estimação fáceis de cuidar

  • Peço que por gentileza, corrijam este post. Há uma ideia errônea de que animais como coelhos ou tartarugas (animais silvestres) são fáceis de cuidar. São ótimos companheiros mas precisam de cuidados assim como cães e gatos.
    Levar ao veterinário as vezes pode ser uma tarefa difícil. Nem todo profissional é formado para atender animais silvestres e exóticos…em alguns estados é difícil de encontrar alguém que os atendam.
    A alimentação dos coelhos é bastante variada mas ainda assim não podem comer certas coisas (tem que ser regrado).
    Não basta apenas ração. E não comem só cenoura…(que erro de quem pensa assim 🙁 )
    Não é aconselhado criar coelhos em gaiolas. Precisam de espaço! Não precisam de banho e são sensíveis a barulhos.
    Para evitar algumas doenças (displasia), donos precisam ter alguns cuidados e até adaptar a casa se possível.
    Não é considerado animal para iniciantes.
    Recomendo fortemente visitarem o insta do GACGRUPO para se informarem mais sobre coelhos.

    • Olá, Kath, tudo bem?
      Revisamos e alteramos a parte do post que fala sobre os coelhinhos, obrigado por sua sugestão.
      Ah e também mencionamos o site GACGRUPO e colocamos o link para quem quiser se informar melhor.
      Abraços ♥

  • Tartarugas não são animais domésticos; no Brasil sua criação comercial foi proibida.

Fechado para comentários.