fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

O guia completo das 12 espécies de raposas

A raposa é uma criatura habilidosa que existe há séculos. Elas são conhecidas por serem espertas, e de fato são criaturas sociáveis, muito inteligentes que podem ser encontradas em todo o mundo e aprenderam como sobreviver em uma grande variedade de ambientes. Neste artigo, vamos explorar as 12 espécies diferentes de raposas, desde a raposa vermelha à raposa-do-deserto. Iremos falar sobre seus habitats naturais, comportamentos e muito mais!

Vamos dar uma olhadinha nessas espécies?

1 – Feneco (raposa-do-deserto)

A raposa feneco é a menor de todos os caninos que vivem no norte da África e no Deserto do Saara. Essas criaturas são noturnas, o que significa que passam a maior parte do tempo dormindo durante o dia para evitar predadores e quando caçam suas presas, é à noite. As raposas-do-deserto comem insetos como grilos e também pequenos mamíferos como camundongos, ratos e coelhos novinhos.

2 – Raposa-afegã

A raposa-afegã é uma espécie pequena e solitária que vive em regiões desérticas áridas da Ásia Central. Esses animais são criaturas da noite e usam sua audição aguçada para localizar presas enquanto caçam à noite. Embora essas raposas tenham sido observadas sentadas na areia perto das tocas durante o dia, não se sabe por que fazem isso, mas pode ser uma forma de manter a toca fria.

3 – Raposa-das-estepes

A raposa-das-estepes é a maior de todas as espécies classificadas como “raposas verdadeiras”. Esses animais podem ser encontrados na Europa, Ásia Menor e Ásia Central. Elas são caçadoras noturnas, o que significa que caçam à noite e dormem durante o dia. Essas raposas se alimentam de pequenos mamíferos como camundongos, ratos, coelhos novinhos e também de aves, como ovos de galinha e ovos de ganso, quando está ao seu alcance.

4 – Raposa-veloz (raposa-orelhuda)

As raposas-velozes são uma espécie pequena da América do Norte que vive nas planícies e prados áridos das Grandes Planícies. Essas criaturas são ativas apenas durante o crepúsculo, quando as temperaturas baixam, para que possam procurar comida. A raposa-veloz é onívora, o que significa que tem comportamentos carnívoros (como comer ratos) e herbívoros (como comer frutas).

5 – Raposa-de-Rüppell

A Raposa-de-Rüppell é encontrada em partes do Oriente Médio, norte da África e sudoeste da Ásia. Dentro dessa extensão, a espécie é encontrada em desertos arenosos ou brutos, estepes (tipo de vegetação) ou cerrados. A raposa-de-Rüppell é uma criatura noturna ou crepuscular com uma rotina alimentar onívora. Ela vai atrás de animais rastejantes estranhos, aves, pequenas criaturas bem desenvolvidas e répteis.

6 – Raposa-vermelha

A raposa-vermelha é uma das espécies mais conhecidas e difundidas na América do Norte, Europa, Ásia e África. As raposas-vermelhas vão para a caça noturna com uma grande dieta que é onívora, e varia de animais rastejantes como grilos ou besouros a pequenos mamíferos como ratos e coelhos pequenos e junto com esses, humanos também.

7 – Raposa-do-Ártico

A raposa-do-Ártico é uma pequena criatura que passa a maior parte do tempo vivendo na tundra congelada. Esses animais são noturnos e usam sua audição para localizar presas enquanto caçam à noite. Elas têm uma dieta onívora que inclui insetos como grilos, roedores como camundongos, ratos comuns ou ratos silvestres, juntamente com ovos de aves, como galinhas ou gansos.

8 – Raposa-pálida

A raposa-pálida é um pequeno canídeo encontrado no sul da África. Essas criaturas não são conhecidas por serem muito sociáveis e passam a maior parte do tempo sozinhas durante o dia, e também à noite caçando presas como aves, répteis e roedores. Por serem animais noturnos, é difícil ver essas criaturinhas durante o dia.

9 – Raposa-do-Cabo (raposa-preta)

Chamada, em inglês, de “silver-supported” ou “cama fox”, a raposa-do-Cabo é encontrada em territórios abertos do sul da África, com populações críticas na África do Sul, Zimbábue e Botsuana. A raposa tem uma cauda com a ponta escura e uma pele num tom de prata escura, com as extremidades e abdome amarelos. Um grande número desses animais é abatido em mortes involuntárias nas ruas, infecções e explorações cometidas por pessoas.

10 – Raposa-tibetana (raposa-do-Himalaia)

A raposa-tibetana é encontrada nos campos de grande altitude do Tibete. Elas se alimentam de pequenos animais, como roedores e insetos. A raposa-tibetana é um dos canídeos mais raros do mundo, com uma população estimada de 2.500 a 3.500 indivíduos. Esta espécie tem uma longa história de perseguição por sua pele, o que quase levou à extinção durante o século XX.

11 – Raposa-anã

A raposa-anã é frequentemente encontrada no Deserto de Sonora. Ela tem uma ampla distribuição e é conhecida por viver no sudoeste dos Estados Unidos, México, América Central e sul do Canadá. Elas são um dos menores membros da ordem Carnivora, pesam cerca de 2,7 quilos em média. Seu pelo varia da cor cinza ardósia com tons marrons a castanho amarelado ou alaranjado no topo.

12 – Raposa-de-bengala

A raposa-de-bengala também é conhecida em inglês como “Indian”, “Murree’ ou “Central Asian red fox”. Foi descrita pela primeira vez por Robert Kerr em 1827 e vive principalmente nos planaltos da Ásia. Esta espécie tem uma variedade de cores que são determinadas por variações genéticas, incluindo padrões de preto e branco a pelagem laranja-avermelhada com os membros cinza e uma argola branca ao redor do pescoço.

Apostamos que você nem sabia muita coisa sobre essas doze espécies de raposas, não é mesmo? Se quiser saber mais sobre elas, se empenhe em fazer uma pesquisa mais detalhada. E então, qual foi a sua raposa preferida?