fbpx
Pets IncomunsRecentesTop Artigos

Posso ter uma raposa-do-deserto como pet? Tudo o que você precisa saber!

Os fenecos são as menores espécies de raposas do mundo, e sua fofurice está muito acima da média! Essas adoráveis habitantes do deserto tornaram-se cada vez mais populares como animais de estimação nos últimos anos e muitos desejam ter uma raposa do deserto doméstica. Mas você realmente pode ter uma raposa-do-deserto como animal de estimação?

A resposta é talvez. Atualmente, os fenecos não são considerados animais domesticados, portanto, podem não ser a melhor opção para todos. Antes de tomar a decisão de comprar uma raposa-do-deserto, você deve fazer uma pesquisa para se certificar de que este é o animal de estimação certo para você.

O que é um feneco e de onde eles vêm?

O habitat natural dessa raposinha é o deserto do Saara. Quer saber onde ela vive? Elas se adaptaram para viver em qualquer lugar, mas também são encontradas em outras partes do norte da África, incluindo Marrocos, Argélia e Tunísia. As raposas-do-deserto têm orelhas grandes e um corpo pequeno, o que as ajuda a regular a temperatura corporal no clima quente do deserto. Por serem ativas à noite, são consideradas animais noturnos.

O tamanho de uma raposa-do-deserto e quanto elas pesam

Sendo a menor das espécies de raposas, elas pesam entre 900 gramas e 1,5 kg. A expectativa de vida deee uma raposa domestica é de 12-15 anos.

Seu tamanho normalmente varia de 40 a 50 cm de comprimento, com sua cauda representando cerca da metade desse tamanho. Os fenecos têm orelhas grandes em comparação com o tamanho do corpo, que pode ter até 15 cm de comprimento.

O que os fenecos comem e como é sua dieta?

Se você está se perguntando o que a raposa feneco come, saiba que são animais onívoros, o que significa que comem plantas e animais. Na natureza, a dieta dessa raposa consiste principalmente de insetos, pequenos mamíferos e plantas. Quando mantidas como uma raposa de estimação no Brasil, elas devem ser alimentadas com uma dieta que inclua carne e vegetais.

Como cuidar de uma raposa-do-deserto

As raposas-do-deserto são relativamente fáceis de cuidar, mas têm algumas necessidades específicas que devem ser atendidas. Eles exigem um grande recinto com pelo menos um espaço de 3×3 metros, com um teto bem seguro, além da necessidade de um lugar para se esconder, pois são animais tímidos. Sua dieta deve incluir carne e vegetais, tendo sempre acesso a uma aguinha fresquinha.

raposa do deserto doméstica
A raposa feneco é o animal de estimação certo para você?

Realmente pode parecer ser um sonho ter uma raposa do deserto doméstica. Porém, atualmente, os fenecos não são considerados animais domesticados, portanto, podem não ser a melhor opção para todo mundo. Ao levar em consideração a compra de uma raposa-do-deserto, é importante que você faça uma pesquisa para garantir que esse animalzinho seja compatível com você e com outros animais de estimação ou crianças que vivem em sua casa.

Que tipo de personalidade as raposas-do-deserto têm?

Essas raposas geralmente são tímidas perto de pessoas e levam algum tempo para se afeiçoar aos seus tutores. Elas também são muito ativas e precisam de muito espaço para correr e brincar. Embora as raposas possam não ser muito brincalhonas com os humanos, elas ainda mostram uma inteligência elevada, por exemplo, são conhecidas por serem capazes de se adaptar rapidamente a novos ambientes. Além disso, são excelentes caçadoras!

Prós e contras de ter um feneco como pet

Como qualquer escolha, existem prós e contras em ter um feneco como animal de estimação.

Alguns dos prós incluem seu tamanho pequeno, o fator fofurice e cuidado relativamente fácil. No entanto, alguns dos contras incluem sua personalidade tímida e o fato de não serem atualmente considerados animais domesticados, além do quanto custa uma raposa domestica. Quer saber quanto custa um feneco? O principal contra é o feneco preço, podendo chegar a mais de R$ 32.000.

Concluindo

As raposas-do-deserto, ou fenecos, são animais lindos e ótimos pets para a pessoa certa, mas ter uma raposa do deserto doméstica com certeza não é para qualquer pessoa. Se você acha que um feneco é o animal de estimação certo para você, certifique-se de pesquisar bem e aprender o máximo possível sobre eles antes de levar um para sua casa. Com os devidos cuidados e atenção, essa raposinha-do-deserto pode proporcionar anos de companheirismo e amor – esses fofurinhas certamente irão deixar seu dia mais iluminado!

Clique aqui e conheça outros pets incomuns. Aposto que alguns você nunca imaginaria!

Um comentário sobre “Posso ter uma raposa-do-deserto como pet? Tudo o que você precisa saber!

  • Ola. Este tipo de reportagem incentiva uma prática que não deve ser a preferencia dos animais. Devemos mesmo domesticar animais que não são domésticos? Por que um ser que vive livre no deserto preferiria viver preso na casa de alguém? Já pensamos em como esses animais fofos são trazidos ? Separados de seus pais para serem pets? Caçados? Seguramente não pegam um avião por livre e espontabea vontade e veem bater na nossa porta pedindo um lar.
    Penso que seria melhor incentivar a não tentarmos ser donos de tudo que esta na Terra. Pensem nisso. E vamos usar a revista em prol dos animais. Vamos ver o que ilumina o dia deles.
    Muito obrigada pela atenção.

Fechado para comentários.