fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Cobras mortais: as 6 cobras mais venenosas do mundo

As cobras são uma das criaturas mais mortais do planeta, e algumas tem um  veneno que é capaz de matar um elefante adulto. As cobras venenosas contam com seu veneno para auto defesa e caça, mas, infelizmente, elas estão sendo mortas quando chegam perto de um humano. As cobras não atacam as pessoas! Elas apenas se assustam com a situação e sentem a necessidade de se defender. Elas têm apenas algumas opções disponíveis: o almíscar (odor), escapar e morder. Você não deve se aproximar de uma cobra caso não tenha treinamento para isso. A decisão mais sensata é chamar algum órgão responsável que possa coletar a cobra com segurança e libertá-la em seu habitat natural, de preferência longe do alcance de humanos. Matar uma cobra não é uma boa ideia!

Existem muitas cobras venenosas que rastejam pelo chão da selva. Se você é fã e quer saber mais sobre as cobras mais mortais do mundo, então este artigo é para você. Reunimos algumas informações sobre algumas das cobras mais venenosas do mundo. Quer dar uma olhadinha? Então vamos lá!

1 – Cobra-do-mar-de-Belcher

A cobra-do-mar-de-Belcher é extremamente venenosa. Diz-se que seu veneno é 100 vezes mais venenoso do que a cobra taipan-do-interior. Esta cobra é relativamente menor em tamanho e geralmente é encontrada nas Filipinas, no Oceano Índico, nas Ilhas Salomão, no Golfo da Tailândia e nas costas do noroeste da Austrália. Uma única mordida da cobra-do-mar-de-Belcher pode matar um humano adulto em menos de 30 minutos. A boa notícia é que essa espécie de cobra tem um temperamento brando e evita se aproximar dos humanos. Mas é tão venenoso que uma única gota de seu veneno pode matar 1.800 pessoas.

2 – Krait-malasiana

A krait-malasiana ou, conhecida em inglês como “Blue Krait” (tipo “Krait-azul”) é uma bela cobra com glândulas super venenosas. Elas têm padrões de faixas preto-azuladas que são separados por vãos amarelos-esbranquiçados. Elas são nativas do sudeste da Ásia, incluindo Indonésia e Indochina. Seu veneno afeta o sistema muscular de sua presa, deixando-a paralisada, e os pesquisadores dizem que seu veneno também ataca seu sistema respiratório, sufocando você até a morte. Elas se alimentam de roedores como ratos, de pássaros e outras pequenas cobras, incluindo membros da mesma espécie.

3 – Taipan-do-interior

A taipan-do-interior é a cobra mais venenosa da Austrália. Elas são encontradas em toda a parte pela Austrália, desde o extremo oeste de Nova Gales do Sul até o oeste e sudoeste de Queensland, o canto nordeste da Austrália do Sul e até mesmo o território do Norte. O que torna as taipans-do-interior mais mortíferas é o fato de se alimentarem exclusivamente de mamíferos. Isso significa que seu veneno é desenvolvido para paralisar e matar mamíferos facilmente, independentemente de seu tamanho. Então, sim, os humanos correm um grande risco de serem mortos por uma taipan-do-interior. Uma mordida, e seu veneno é espalhado por todo o sistema nervoso, resultando em paralisia. Se nenhuma ação for tomada dentro de 2 a 6 horas após a picada, o indivíduo morrerá.

4 – Cobra-marrom

As cobras-marrons são nativas das partes leste e central da Austrália de algumas partes do sul da Nova Guiné. Elas fazem ninhos principalmente perto de fazendas, onde se alimentam de ratos. Essas cobras são muito mortais tanto em termos de aparência quanto de veneno. Elas têm uma aparência preto-acastanhada com pequenas presas e olhos pretos escuros. Por serem ativas durante o dia, então, é bem provável que você veja uma rastejando pela sua fazenda. As estatísticas mostram que o veneno da cobra-marrom é tão mortal que é mais responsável pela morte de pessoas na Austrália do que qualquer outra espécie de cobra.

5 – Mamba-negra

A mamba-negra é uma cobra extremamente venenosa que é nativa da África Subsaariana. Não é apenas seu veneno que as torna letais, mas a maneira como elas atacam. Elas são uma das cobras mais compridas do mundo e podem atingir o máximo de 4 metros. Por causa de seu corpo esguio, elas podem rastejar a uma velocidade rápida de 16 km por hora. A mamba-negra ataca sua presa na cabeça, então, se elas virem um humano, elas podem atacá-lo na cabeça com um pulo rápido. Seu veneno é tão poderoso que você começará a sentir os sintomas 10 minutos após a picada e pode morrer em 30 minutos se a ajuda demorar.

6 – Víbora-de-Russell

A Víbora-de-Russell é uma cobra venenosa encontrada predominantemente na Índia, China, Taiwan e em algumas partes do Sudeste Asiático. Elas preferem áreas com arbustos e pastagens e também são comuns em torno das fazendas. O banquete da víbora-de-Russell consiste em roedores como camundongos e ratos. Elas podem matar um humano com uma única mordida! Seu veneno ataca diretamente o sistema nervoso, resultando em uma queda rápida da pressão sanguínea. Elas têm a capacidade de ficar quietinhas sob as folhas e outras brechas no solo, então, geralmente passam despercebidas. Sendo assim, muito cuidado quando estiver caminhando por essas regiões, sem querer você pode pisar nessas criaturas mortais.

Qual a cobra mais venenosa do Brasil?

A cobra mais venenosa do Brasil é a cobra-coral verdadeira. Ela é conhecida por suas cores vibrantes em padrões de anéis vermelhos, pretos e brancos ou amarelos. Apesar de não ser a menor serpente do mundo, ela é relativamente pequena se comparada a outras serpentes venenosas.

Recentemente, surgiram boatos na internet sobre a “menor cobra venenosa do mundo” sendo encontrada dentro de pimentões. No entanto, essas alegações foram desmentidas por especialistas como o biólogo Sérgio Rangel, que esclareceu que a criatura encontrada dentro do pimentão é, na verdade, uma espécie de verme e não uma serpente.

Em caso de encontro com uma cobra-coral verdadeira ou qualquer outra serpente potencialmente perigosa, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros para lidar com a situação adequadamente e evitar acidentes.

Estas são algumas das cobras mais mortais do mundo. É importante que você aprenda sobre as cobras mais venenosas encontradas em sua região para que possa tomar as medidas necessárias quando encontrar uma, e escolha um pet exótico com cuidado!