fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

Fatos emocionantes para aprender sobre o peixe papagaio (da família scaridae)

O peixe papagaio é um grupo de cerca de 90 espécies de peixes, conhecidos como Scaridae (significado da família) ou Scarinae (subfamília). Sendo um grupo de natureza com cerca de 95 espécies, para ser mais preciso, estes habitam a região do Indo-Pacífico e a enchem dando a impressão de riqueza. Encontrados nos recifes de coral, leitos de ervas marinhas e costas rochosas, eles são únicos. Saiba mais sobre esta família à medida que continua com a leitura.

Sua aparência

Os peixes-papagaio são famosos por sua odontíase, que é completamente diferente de outros peixes, fazendo com que se destaquem dos demais. Seus inúmeros dentes estão dispostos em um mosaico bem apertadinho na parte externa de seus maxilares. Isso lhes permite formar um bico que parece ser de papagaio, com a ajuda do qual eles podem pegar algas de substratos rochosos. Este fato serve como uma contribuição para o conhecido processo de bioerosão.

Seus tamanhos variam de acordo com a origem familiar, sendo a maioria deles de 25 a 30 cm em termos de comprimento, porém, algumas espécies podem ter mais de 90 cm. O comprimento máximo atingido é pelo peixe-papagaio Bolbometopon, com mais de 1,30 m. Suas menores espécies de peixes incluem o peixe-papagaio azul, com o tamanho de apenas 12 cm.

Alguns fatos sobre seus métodos de alimentação

O peixe papagaio é famoso por ser herbívoro, com seu estilo de vida baseado em consumir algas epilíticas. Embora esse seja o caso de quase todas as espécies, algumas podem optar por consumir uma grande variedade de pequenos organismos como bactérias, detritos e invertebrados. Algumas espécies grandes, como o peixe-papagaio Bolbometopon, consomem regularmente pólipos (ou corais vivos). Este tipo de coral vivo servirá apenas para ser a dieta completa para uma espécie de peixe bem grande, o que nenhum outro organismo pequeno pode fazer. Um fato interessante que se sabe sobre essa espécie de peixe é que seus dentes crescem continuamente e substituem os elementos danificados pela alimentação.

Importância econômica do peixe-papagaio

De acordo com a pesquisa, sabemos que os peixes-papagaio são extremamente vitais para a saúde adequada da Grande Barreira de Corais. Isso porque essa espécie de peixe é a única dentre inúmeras variedades de outras que desempenha diariamente a tarefa de raspar e limpar os recifes de coral.

Fatos interessantes sobre esse peixe

Nós providenciamos uma lista de alguns fatos intrigantes sobre o peixe-papagaio que você ficaria mais do que feliz em saber. Então, continue com a leitura para saber mais e prepare-se para se surpreender. Esses fatos são certamente algo que você não gostaria de deixar passar.

  1. Os peixes-papagaio geralmente são encontrados em vários recifes, e seus hábitos alimentares dependem inteiramente de algas e, raramente, de outros organismos menores.
  1. Eles são famosos por terem mandíbulas como bicos e possuem uma variedade de mais de 95 espécies.
  1. Esta variedade de peixes é encontrada principalmente nas águas tropicais através do Oceano Índico, Pacífico e Atlântico. Eles proporcionam uma vista fascinante.
  1. Sua barbatana dorsal tem nove espinhas e dez raios moles, já sua barbatana pélvica possui uma espinha e cinco raios moles. Além disso, sua barbatana anal tem três espinhas e nove raios moles.
  1. Eles geralmente nadam usando suas barbatanas peitorais.
  1. Diz-se que sua expectativa de vida máxima é inferior a 20 anos. No entanto, a maioria dos peixes pode viver menos de cinco.
  1. Os peixes-papagaio são conhecidos por iniciar suas vidas como fêmeas. O padrão de cores que seguem inicialmente é a combinação de vermelho, cinza e marrom.
  1. As espécies maiores deste tipo de peixe podem mudar de sexo e seguir um padrão de cores que inclui alguns tons de amarelo, azul e verde.
  1. Esses peixes geralmente são servidos na hora do jantar no Havaí e estão ameaçados pela pesca excessiva.
  1. Seu corpo é carnudo e seus maxilares robustos formados devido aos dentes bem compactados. Isso porque o único objetivo é mordiscar algas resistentes e se alimentar de algas coralinas e corais vivos (chamados pólipos).

Concluindo

O peixe papagaio é considerado uma das mais belas e raras espécies de peixes, sem a qual, a vida e a saúde estável da Grande Barreira de Corais não teriam sido possíveis. Sua maneira estranha, mas fascinante de mudar de sexo e ao mesmo tempo mudar de cor é um assunto para se encantar. Estes são conhecidos por terem um tremendo impacto nos recifes de coral devido às suas raras técnicas de “pastagem” e bioerosão intensivas, que não são realizadas por nenhuma dentre as milhares de outras espécies.

E então, qual desses fatos lhe deixou com uma sede por mais informações sobre esse tipo de peixe raro e lindo? Nós garantimos, você vai se surpreender ainda mais!