fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

Iguanas-marinhas: tudo que você precisa saber sobre elas

Você já ouviu falar nas iguanas-marinhas e nas iguanas de Galápagos? As iguanas-marinhas não se parecem em nada com os lagartos comuns que você vê por aí. Esses lagartos subaquáticos são muito mais fascinantes, com uma variedade de características interessantes. Embora sejam mais vulneráveis à extinção, eles são super atraentes para se observar.

Se você ainda não sabe muito sobre esses lagartos, não se preocupe, pois iremos ajudá-lo a descobrir tudo o que você deseja saber. E então, vamos dar uma olhadinha nessas iguanas-marinhas?

Estes são alguns dos detalhes mais intensos sobre esses lagartos que você gostaria de ter conhecido antes.

iguanas de galápagos

1 – Aparência detalhada

As iguanas-marinhas são criaturas pequenas com uma aparência feroz e um tanto quanto pontiaguda. Esses lagartos parecem incrivelmente assustadores devido ao seu aspecto de pele escuro, focinhos sem corte e dentes afiados como lâminas. Elas quase se parecem com crocodilos devido à sua aparência medonha. Essas iguanas possuem garras afiadas e compridas que as permitem se agarrar às rochas debaixo d’água, e suas glândulas especiais permitem que limpem o sal do sangue para melhorar sua vivência. Geralmente, elas são criaturas inofensivas, com os machos pesando quase 1,3kg e as fêmeas pesando cerca de 500 gramas. Além disso, as iguanas-marinhas machos têm 1,30 metros de comprimento, enquanto as fêmeas têm 90 centímetros. Portanto, seria justo dizer que esses animais são bastante significativos. Ah, e elas também têm o nariz sem cortes, uma cauda plana e uma fileira de espinhos para ajudá-las a sobreviver melhor debaixo d’água.

iguanas de galápagos

2 – Habitat natural

Embora seja raro encontrar iguanas-marinhas, você pode encontrar muitas delas nas Ilhas Galápagos. Como lá não há predadores mamíferos para elas, esses animais acham mais fácil de sobreviver e se preservar, podendo ir para a terra para se aquecer quando sentirem frio nas regiões aquáticas. No entanto, recifes rasos e faixas costeiras são seus lugares favoritos para se morar. Portanto, elas passam apenas algum tempo debaixo d’água quando precisam comer, mas podem passar cerca de 30 minutos sempre que estiverem submersas.

iguanas de galápagos

3 – Hábitos alimentares

Estes são animais herbívoros que se alimentam principalmente de algas marinhas, das quais existem quase de 4 a 5 tipos de espécies de algas que eles podem consumir. Frequentemente, as iguanas consomem grandes quantidades de sódio, o que pode ser prejudicial a elas de várias maneiras. É por isso que elas espirram o excesso de sal, e é isso o que as ajuda a evitar a desidratação. Além disso, elas também podem encolher quando há pouca disponibilidade de alimentos. Devido a seus hábitos herbívoros, elas não atacam humanos e nem outros animais, mas às vezes elas podem comer gafanhotos e crustáceos. Ah, casualmente, elas também podem começar a comer fezes debaixo d’água.

4 – Reprodução

A reprodução entre esses animais começa em janeiro e, às vezes, vai até abril. Eles podem procriar ficando em cima um do outro e assim se acasalando. Geralmente, os indivíduos podem reproduzir uma vez a cada dois anos. No entanto, quando os machos estão neste período, eles se tornam muito agressivos e até territoriais, podendo começar a empurrar e afastar seus rivais. As fêmeas põem de um a 6 ovos e protegem seu ninho rigorosamente. Todo o processo leva até 95 dias após os quais os ovos eclodem. Portanto, esse processo pode ser extremamente lento nesses animais.

5 – População

Acredita-se que essas iguanas possam ter vindo da América do Sul, morando de um lugar ao outro e por fim, desembarcaram nas águas das Ilhas Galápagos. É assim que as iguanas-marinhas nasceram e se tornaram várias devido às diferenças de cor, tamanho e até mesmo fisionomia. Atualmente, você pode encontrar inúmeras iguanas-marinhas nas Ilhas Galápagos que irão te surpreender para sempre com a sua aparência.

iguanas de galápagos

6 – Ameaça à Sobrevivência

As iguanas-marinhas são animais gentis que não incomodam os outros com frequência. No entanto, elas são perturbadas principalmente por outros predadores que correm para salvar suas vidas o tempo todo. Esses animais vulneráveis são presas de pássaros, falcões, corujas e até garças em muitos casos. Eles também podem estar em grande risco por conta de gatos, cães, ratos e outros animais que as atacam por sua carne. Mas isso não é tudo, hein! Devido às constantes mudanças climáticas, esses animais estão encontrando dificuldades para se adaptar. Como resultado, sua população foi reduzida drasticamente. Assim, eles podem estar correndo um risco enorme e travando uma batalha de sobrevivência constante debaixo d’água.

Concluindo

As iguanas-marinhas podem parecer ferozes, violentas e prejudiciais, mas são inofensivas para nós. No entanto, é lamentável que a cada ano elas sejam atacadas por humanos em grande número. Além disso, a mudança climática está piorando as condições de sobrevivência neste planeta e é por isso que essas espécies estão ficando vulneráveis à extinção.

Resumindo, as iguanas-marinhas são criaturas fascinantes, únicas e inteligentes à sua maneira. Esses animais herbívoros também são muito protetores em relação aos tempos de reprodução e adoram se aquecer, pegando aquele solzinho, em terra firme sempre que possível.  É um deleite para os nossos olhos, observarmos de longe, esses animais com essas características incríveis.