fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Aqui está o porquê do seu cachorro enterrar as coisas

Você já viu seu cachorro enterrar seu brinquedo favorito ou aquele osso que ele sempre rói e se perguntou o porquê disso?

Muitos doguinhos adoram esconder suas coisas em lugares seguros, mas geralmente, os cães têm uma tendência a enterrar itens que pertencem a eles e às vezes até coisas que não suas.

Uma das coisas favoritas dos cachorros é roer os ossos, e um ossinho valioso merece encontrar um esconderijo, né? Até podemos pensar por que um cachorro se comportaria de maneira tão estranha e qual a necessidade de enterrar seus pertences favoritos, não é mesmo? Será que não seria melhor se eles investissem energia para aproveitá-los?

Estas são as razões pelas quais os cães enterram coisas, vamos ver?

Instintos de sobrevivência

O adestrador profissional de cães Teoti Anderson, que trabalha na Flórida, afirmou que esconder as sobras faz sentido se o cão não souber quando irá encontrar a próxima refeição. A razão fundamental é guardar as coisas para encontrá-las seguras mais tarde.

Geralmente, fortes instintos de sobrevivência estão por trás do desenvolvimento de tal comportamento. A maioria dos cachorros herdou a habilidade de enterrar as coisas da raça domesticada de cães selvagens, por exemplo os lobos.

Quando o alimento disponível é armazenado para ser pego num momento posterior, esta ação é conhecida em inglês como “food caching”, como se fosse “armazenamento de comida”. Isso é muito comum em muitos mamíferos e pássaros, pois às vezes não sabem quando e se terão comida.

Em 1976, um estudo foi publicado na Ethology, afirmando que os lobos são caçadores perspicazes. Eles se escondem em um determinado local e às vezes enterram os restos de seu banquete, pois leva um tempo para acabar com sua presa de uma vez só.

Os lobos e cachorros escondem o alimento restante em esconderijos com grandes espaços e são conhecidos em inglês como “scatter hoarders” tipo “colecionadores de dispersão”.

Este estudo esclareceu sobre os pequenos filhotes de lobo que escondem seus pertences para não serem encontrados por um irmãozinho. Da mesma forma, os cães demonstram um comportamento estranho e entendem isso como se estivessem no modo automático, ou seja, agindo conforme os instintos íntimos de um lobo. Portanto, quando você vir seu cachorro cavando em seu jardim, tenha certeza de que isso não é por maldade e sim algo natural. Você talvez vá gostar de saber por que eles enterram no solo e não em um cobertor ou embaixo de escadas. Os cães fazem isso para que as “comidinhas” permaneçam mais fresquinhas por mais tempo devido à diminuição da temperatura e à ausência de luz solar direta, ou seja, é o seu próprio refrigerador natural. 

Caesar Millan, um especialista em comportamento canino, salienta que às vezes os cães não enterram a comida a fim de armazená-la e protegê-la para momentos de necessidade, em vez disso, eles fazem isso para que possam aproveitar por várias vezes essas coisinhas que eles tanto amam.

Hoje em dia, com papais e mamães tão atenciosos, os cães não são mais obrigados a guardar comida para mais tarde, mas ainda assim, o instinto natural permanece com eles.

Raças caninas

Muitas raças de cães têm uma tendência a enterrar e cavar buracos sem nenhuma razão. Raças como Beagles, Terriers e Dachshunds são mais propensas a esse comportamento, sendo bem normal para eles, e muito comum também.

As raças que foram criadas para perseguir e caçar mantêm excelentes habilidades de escavação e busca, como os Skye Terriers. Além disso, é comum um Dushmond enterrar seus ossos sob travesseiros ou cobertores.

Quase todos os cães podem cavar e enterrar, mas calma, não é preocupante se o seu cãozinho não apresentar esse comportamento.

Monotonia

Quando os humanos não os entretêm e não oferecem um momento de diversão para seus animais de estimação, eles acabam encontrando maneiras de se ocupar por conta própria. Para chamar a sua atenção e transformar um dia monótono em dia divertido, eles podem roubar e enterrar o controle remoto da sua TV.

É compreensível que, com uma pequena encenação em suas casas, os cães tendem a ficar entediados e fazer esse tipo de coisa.  Então, lhes dê mais atenção e estabeleça alguns limites quanto ao que eles podem ou não enterrar. Você será o humano preferido deles.

Estresse e ansiedade

Se um cachorro está ansioso, ele pode começar a cavar e enterrar as coisas para se acalmar. Para eles, cavar é uma atividade calmante e diminui seu estresse naquele momento. Às vezes, os cães enterram a comida para comer quando quiserem, se a hora ou a situação do momento não lhes parecer segura.

Muitos cães que são criados em estabelecimentos de vendas de filhotes apresentam esse comportamento, também sendo comum em residências com vários cães. Mas você pode melhorar isso fazendo seu cão se sentir seguro e confortável com a ajuda de profissionais, além disso, lembre-se de alimentar seu cão no mesmo horário todos os dias.

Curiosidades

Uma vez que outra, os cães escondem seus petiscos e depois voltam sua atenção para eles novamente quando estão de bom humor ou ignoram isso por semanas. Alguns cães mudam seus pertences valiosos de lugar várias vezes devido à indecisão e se contentam com um outro local depois de passar muito tempo à procura do ideal. Porém, alguns doguinhos nunca mais irão visitar o ossinho enterrado.

De acordo com um estudo publicado no Applied Animal Behavior Science Journal, o esquecimento desses esconderijos nunca acontece com os cães, pois eles têm um forte sentido olfativo, muito mais poderoso do que o dos humanos. Então, não pense que um cachorro simplesmente se esqueceu do paradeiro do seu tesouro.

Além disso, os cães podem enterrar qualquer coisa que mexa com sua imaginação, podendo até ser algo tão pequeno quanto pedras. Incrível, não é mesmo?