Pavões-brancos: Tudo o que você gostaria saber sobre eles
Os pavões são uma das aves mais encantadoras do planeta e, é uma cena espetacular quando um pavão exibe suas penas de formato único e cores vivas. Se existe um pássaro que tem o direito de exibir sua vaidade, sem dúvida, é o majestoso pavão. Mas existe um tipo particularmente raro de pavão que pode fazer um espetáculo sem nenhuma plumagem verde-azulada brilhante: os pavões-brancos. Toda a aparência de um pavão-branco é a mesma do seu colega azul, mas todo o seu corpo e as penas da cauda são de um branco impecável. A grandiosidade também permanece a mesma, pois ninguém consegue desviar o olhar quando o pavão-branco decide exibir suas penas brilhantes.
Se você já viu um pavão-branco tão majestoso e se perguntou sobre sua origem, raridade e coisas semelhantes, você veio ao lugar certo. Aqui compartilharemos alguns dos fatos mais legais sobre os pavões-brancos com você. Vamos lá?
Os pavões-brancos não são albinos
A cor deles faria a maioria das pessoas pensar que eles são albinos, mas isso está bem longe da verdade. O pavão-branco passou a ser a versão domesticada do pavão-indiano, que sofreu uma mutação genética conhecida como leucismo. Essa mutação leva à incapacidade de qualquer pigmento nas penas, o que causa a aparência branca.
Outra prova de que eles não são albinos é que os pássaros albinos têm olhos rosados ou vermelhos e uma ausência completa de qualquer cor. O pavão-branco tem a pele colorida e olhos azuis. Os pavõezinhos também nascem amarelos e começam a ficar branquinhos com o tempo.
A história desta ave
Os pavões são pássaros nativos da Índia, mas os britânicos espalharam o pavão na América e na Europa quando eles governaram a Índia. A plumagem branca começou a aparecer nessa época, mas é bem desconhecido se a cor branca apareceu antes de ser descoberta pelos britânicos na Índia. No entanto, a primeira variante branca foi relatada em 1830. Embora você possa encontrar alguns pavões-brancos se reproduzindo naturalmente, a maioria deles agora é mantida em cativeiro.
Onde você poderia encontrá-los?
Sendo um tipo de pavão-indiano, pode-se dizer que esses pássaros são nativos do sul da Ásia. No entanto, agora é encontrado em muitas outras partes do mundo, como nas planícies do Sri Lanka e nos campos da Austrália. Normalmente, essas aves preferem permanecer em florestas decíduas secas, embora seja difícil identificá-las na natureza por causa da extinção. Você só pode ver essas belas aves em uma reserva natural ou reserva de vida selvagem perto de você. Nos avise se avistar algum!
O temperamento deles
A presença do leucismo geralmente torna os animais bastante domesticados na maioria das espécies, mas não no caso dos pavões-brancos. Eles são tão agressivos quanto os seus colegas azuis. Se tentar segurá-los ou chegar muito perto deles é bem capaz de você ser chutado ou bicado, então cada um no seu cantinho, certo? No entanto, muitos deles se adaptaram para ficar em torno de habitats humanos e receber alegremente as sobras oferecidas pelas pessoas.
Eles não são todos brancos sempre
Você encontrará uma variedade de padrões de cores nos pavões criados em cativeiro. Portanto, eles nem sempre são impecavelmente brancos como a maioria das pessoas imaginam que sejam. Você pode encontrar um que seja branco malhado, sendo uma combinação das cores azul e branco. Imagina a beleza! Existe também uma pavoa que é toda branquinha, mas parece que foi salpicada com pontos pretos. Coisa mais linda!
Quão raros eles são?
Basicamente todos os tipos de pavões são raros, e o pavão-branco não é uma exceção. É uma espécie particularmente rara devido à mutação genética especial mencionada anteriormente. Há mais de uma razão pela qual esse pássaro é raro, vamos descobrir?
O que torna os pavões brancos ameaçados de extinção?
A caça desenfreada pelas penas e carnes e a ampla coleta dos filhotes e ovos colocou os pavões-brancos em perigo. Reunindo isso com a interferência humana contínua e a perda de seu habitat natural, você consegue sentir a aflição desses pássaros majestosos.
Quando as aves estão em áreas residenciais, o ruído e a poluição afetam sua fácil movimentação e sua tranquilidade desejada. Na natureza, eles enfrentam uma ameaça constante de outras espécies de animais, como cães, macacos etc. No entanto, eles podem escapar facilmente dos predadores terrestres na selva voando para a árvore mais próxima. Porém, mesmo as grandes aves de rapina, como a coruja bufo-de-bengala e uma espécie de águia caçam os pavões-brancos.
Concluindo
Felizmente, agora você tem mais informações sobre essas aves fascinantes. Refletindo sobre isso, você pode perceber as muitas maravilhas da Mãe Natureza, não é mesmo? Então, da próxima vez que visitar uma reserva de vida selvagem ou reserva natural, você pode informar seus amigos e familiares sobre os pavões-brancos e suas múltiplas e maravilhosas características e particularidades.