Explorando o mundo marinho: aqui estão os dez maiores animais do oceano
Estar à beira-mar e observar o habitat natural dos animais marinhos é por si só uma coisa fascinante. Afinal, a beleza incessante da vida agitada do oceano atrai milhares de fotógrafos e intensos amantes do mar e de animais. Mas sempre que a discussão sobre os animais marinhos vem à tona, o pensamento estereotipado de que as baleias são o maior animal ultrapassa a verdade. Assim, para esclarecer essas meias verdades, este artigo irá analisar os 10 maiores animais marinhos.
Descrevendo os 10 maiores animais do oceano
Embora seja impossível demonstrar o número total de espécies aquáticas, os amantes do oceano ainda ficam surpresos com isso. Mas com o tempo, a diminuição contínua da saúde de muitos ecossistemas (combinada com uma taxa crescente de extinção) está ultrapassando a capacidade das espécies de evoluir com as condições variáveis da Mãe Terra. Embora 91 por cento das espécies marinhas ainda não tenham sido classificadas, os animais a seguir são os dez maiores entre os já classificados.
1 – Água-viva-juba-de-leão
Também chamada de água-viva-gigante, este é o maior animal do oceano, com um comprimento de tentáculo de 36,60 metros. 94% de seu corpo é feito de água e ela pode viver até 12 meses (de acordo com sua expectativa de vida). É identificada nas regiões mais frias do Pacífico, Atlântico, Mar do Norte e regiões do Báltico.
2 – Baleia-azul
Com um comprimento de 33 metros, as baleias-azuis são os maiores animais do planeta. Elas são extremamente mais pesadas do que outros animais do oceano e pesam cerca de 208 toneladas. Mas chamá-las de o segundo maior animal marinho é apenas uma narrativa falsa.
3 – Cachalote
Entre as baleias que possuem dentes, as baleias cachalotes são as maiores. Seria simplesmente um eufemismo chamá-las de as maiores baleias com dentes, já que essas espécies também são os maiores predadores. Apresentando um comprimento de 24 metros, elas consomem lulas grandes, tubarões e peixes ósseos enormes.
4 – Tubarão-baleia
Eles são enormes, mas estudos revelaram que eles consomem as menores criaturas do oceano. Os tubarões-baleia se alimentam de ovos de peixes e pequenos plânctons. E, à medida que nadam com suas bocas grandes abertas, filtram o alimento. Chamá-lo de “tubarão-tapete que se alimenta com filtro e se move lentamente” não é, portanto, um exagero.
5 – Tubarão-elefante
Você sabia que os tubarões-elefantes são o segundo maior tubarão vivo do planeta? E também são consideradas uma das três espécies comedoras de plâncton, além dos tubarões-boca-grande e dos tubarões-baleia. Tendo um comprimento de 12,27 metros, eles se alimentam de pequenas presas planctônicas. Esses tubarões vivem nas zonas sul e norte do “equador”.
6 – Lula-gigante
Sendo uma espécie de lula que vive no oceano, as lulas-gigantes são encontradas em todos os oceanos do planeta. Mas se você perguntar sobre qualquer um dos locais conhecidos por abrigar essas criaturas gigantes, é a costa de Terra Nova. É um exemplo perfeito de gigantismo das profundezas do mar, dado o fato de que elas podem se desenvolver em tamanhos colossais.
7 – Polvo-gigante
Com um comprimento de 9,80 metros, o polvo-gigante passa a ser maior do que outras espécies de polvo. Na aparência, são um tanto avermelhados e podem mudar de cor. Muito para as pesquisas até agora, eles podem até mesmo mudar sua textura. Referir-se a ele como um enorme cefalópode pertencente ao gênero Enteroctopus não é um exagero.
8 – Peixe-remo
Essas espécies pertencem à minúscula família Regalecidae e são extremamente alongadas e grandes. Em termos de comprimento, eles têm 8 metros! Eles são descritos como as criaturas finas e compridas do mundo marinho. De acordo com relatórios, podem pesar cerca de 272 kg. O peixe-remo pode ser encontrado nos oceanos tropicais.
9 – Tubarão-branco
Eles pertencem às espécies de tubarões lamniformes que são encontradas na superfície da água costeira nos oceanos mais relevantes. Notável por seu tamanho, ele mede 7 metros de comprimento. Esses tubarões são predadores intensos e capazes de consumir mamíferos marinhos (pesando algumas centenas de quilos). Dada a necessidade de viajar para a migração sazonal e sua dieta exigente, manter esses tubarões em cativeiro não é logicamente possível.
10 – Arraia-jamanta
Dizer que as arraias-jamanta são o maior tipo de raia do mundo não seria uma afirmação exagerada. Sua habitação é tão significativa nas águas subtropicais e tropicais quanto nas temperadas. Elas crescem até o tamanho de um disco de 7 metros de comprimento, são achatadas dorsoventralmente e possuem nadadeiras peitorais triangulares em cada lado do corpo.
Concluindo
Por séculos, a vida no oceano encantou a imaginação das pessoas com uma atração de mistérios e tesouros escondidos sob a superfície sem fim. Mesmo que as facetas da biologia marinha raramente sejam compreendidas, são as mentes humanas que querem continuar explorando os oceanos. Embora algumas descobertas oceânicas ainda estejam para ser exploradas, já nos foi apresentado um conhecimento marcante, e um deles é que esses grandes animais marinhos são os que alimentam as menores criaturas subaquáticas. Não é incrível o belo equilíbrio da cadeia alimentar marinha? É sobre isso! E então, qual dessas criaturas gigantes roubou seu coração?