Como nadar com segurança com raias mantas
Para quem já praticou, nadar com raias deve ser uma experiência inesquecível. Essas gigantes gentis não são apenas bonitas de se ver, mas também inofensivas para os humanos. Se você tiver a sorte de se encontrar na presença das raias mantas, ou arraias manta, há algumas coisinhas que deve ter em mente para ter uma experiência segura e agradável.
Nadando com raias mantas
Em primeiro lugar, é importante lembrar que as raias são animais selvagens. Como tal, você deve sempre dar a elas o espaço de que precisam e respeitar seus limites. Jamais tente tocar ou montar em uma raia, pois isso pode ser prejudicial, tanto para ela quanto para você.
Em segundo lugar, garanta ser um bom nadador antes de tentar nadar com elas. Essas criaturas, além de lindas, são rápidas e ágeis, então você precisa ser capaz de acompanhá-las. Se você não nada lá essas coisas, considere participar de um tour guiado para poder observar com segurança esses incríveis animais à distância.
Por último, sempre mantenha atenção ao seu redor ao nadar no oceano. Esteja atento a outros animais que possam representar um perigo, como tubarões ou águas-vivas. Se notar algum sinal duvidoso, saia imediatamente da água e avise o salva-vidas ou guia turístico mais próximo.
Curiosidades sobre as raias mantas
Agora, vamos ver algumas curiosidades sobre as raias mantas, ou arraias manta, para você arrasar ao conversar sobre elas na sua roda de amigos e familiares!
1. Você sabia que estas raias são, na verdade, um tipo de peixe cartilagíneos?
2. A maioria delas pode crescer até 7 metros de comprimento e pesar 1,5 toneladas.
3. Plâncton, pequenos peixes e lulas fazem parte do seu cardápio que são filtrados da água, sem nada de mastigação.
4. As raias mantas são encontradas em águas de regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo.
5. Conhecidas por serem criaturas muito gentis, não há relatos de que tenham atacado humanos.
6. Possuem o maior cérebro entre todas as espécies de peixes do mundo.
7. Esses animais, por muitos anos, estiveram como espécies “vulneráveis “próxima de ameaça” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Porém desde 2011 a situação se agravou e agora eles são estão na lista vermelha da IUCN, classificados como “VULNERÁVEL À EXTINÇÃO”.
8. Além da pesca acidental (capturada por redes de arrasto) a principal ameaça é a pesca excessiva, já que suas fendas branquiais são valorizadas em algumas culturas asiáticas para uso na medicina tradicional. O que é um total absurdo! No Brasil, desde 2013, é proibido o comércio internacional de derivados ou partes das raias mantas.
9. Em 2016, a raia manta foi oficialmente listada como uma espécie protegida nos Estados Unidos sob a Lei de Espécies Ameaçadas.
10. Atualmente, existem duas espécies de arraias manta reconhecidas pelos cientistas: a arraia manta de recife e a raia jamanta ou arraia manta gigante gigante.
11. No Brasil é incidente a raia manta Manta birostris ou Mobula birostris, conhecida também como como arraia jamanta ou manta gigante. É a maior espécie de manta e um dos maiores peixes do mundo, podendo chegar a 8 metros e pesar 2 toneladas.
12. As manchas e pintas em suas barrigas funcionam como uma espécie de CPF ou impressão digital de cada uma delas, pois são únicas. Isso mesmo, não existem dois indivíduos de manta arraia com as mesmas pintas e manchas em seus ventres. Legal, né?
13. Possuem de 3 a 4 mil micro dentes, porém, não os usam para alimentação. Como dito anteriormente, todo o seu processo de alimentação é feito através de filtragem. Então, para quê são usados os dentes? Para namorar! Exatamente, durante o acasalamento, o macho morde a asa esquerda da fêmea para deixá-la em estado de transe imóvel (imobilidade tônica).
14. Esses animais são tão gigantes que possuem apenas dois predadores: tubarões (quando são maiores do que elas) e o homem – sim, nós, seres humanos 🙁
As raias mantas são perigosas?
Em suma, não, pois as raias mantas, ou arraias manta, não possuem ferrão ou espinho. Elas não são perigosas para os humanos e não há relatos de que tenham atacado pessoas. No entanto, como com qualquer animal selvagem, o melhor é sempre lhes dar espaço e respeitar os seus limites. Lembre-se: é você quem está no habitat delas, então esses dois pontos vem em primeiro lugar. Com sua pesca excessiva e comercialização de suas partes, os humanos são os que mais representam perigo a elas, e não o contrário. Para curtir um bom nado com essas criaturas magníficas, garanta ser um bom nadador pois elas são rápidas e ágeis. Por último mas não menos importante, esteja de olhos bem abertos ao nadar no oceano, este é o lar de outros animais que podem representar um perigo para você (como tubarões ou águas-vivas). Se notar alguma coisa diferente, saia imediatamente da água e avise o salva-vidas ou guia turístico mais próximo.
Concluindo
Nadar com as raias mantas é uma experiência incrível que todos deveriam ter pelo menos uma vez na vida. No entanto, é importante lembrar que essas criaturas são animais selvagens e que o respeito por elas vem antes de tudo. Seguir as dicas de atenção e cuidado que abordamos aqui garantirá que você tenha uma experiência segura e agradável ao nadar com as majestosas gigantes gentis.