Verdades e fatos sobre a extinção dos coalas: eles realmente estão próximos da extinção?
Muitas pessoas sabem que os coalas são aquelas criaturinhas fofas e adoráveis, mas nem todos sabem que esta espécie foi declarada “vulnerável” pela Lei Federal EPBC em Nova Gales do Sul, o que significa que eles estão apenas a uma categoria abaixo da “Em perigo”.
Em um incêndio florestal na Austrália, cerca de 300 a 1.000 coalas foram encontrados mortos no norte de Nova Gales do Sul. O professor de conservação da vida selvagem da Universidade da Tasmânia, Chris Johnson, diz que eles não vão deixar os coalas se extinguirem tão rapidamente. De fato, a população de coalas está diminuindo bem rápido, porém não há uma ameaça de eles serem exterminados drasticamente.
Por que os coalas sofreram tanto com o incêndio florestal?
O único método de defesa que os coalas têm é subir no alto dos eucaliptos, onde montam suas casinhas. Por motivos óbvios, quando se trata de fogo, as chances de sobrevivência para essas criaturinhas são mínimas, além de o eucalipto ser uma árvore que se adapta ao fogo. A intensidade do fogo também desempenhou um papel significativo em tornar as coisas ainda mais complicadas para os coalas, e essa é a razão pela qual eles foram muito afetados durante o incêndio.
Então, quantos deles sobraram?
Não há dúvida em afirmar que os conservacionistas da vida selvagem estão adotando todas as abordagens possíveis para salvar as espécies, porém os coalas estão em perigo no que diz respeito ao declínio da população. De acordo com as estimativas de 2018, havia 329.000 coalas na Austrália, esses dados indicam um declínio de 24% em sua população nos últimos três anos.
Sua distribuição pelas regiões do leste da Austrália e a natureza isolada do homem tornam bastante difícil estimar com precisão sua totalidade. Já sobre a população doméstica desses animais, é constatado que parte dela está à beira da extinção, enquanto a outra parte está se virando bem.
Outros fatores principais que ameaçam sua população são a degradação de alimentos, o desenvolvimento de terras, o aumento de CO2, a diminuição da qualidade das folhas de eucalipto, clamídia e ataques de cães.
De acordo com a Australian Koala Foundation (AKF), existem menos de 100.000 coalas e, infelizmente, este número está diminuindo gradualmente.
Os incêndios realmente destruíram 80% do seu habitat?
Após o devastador incêndio florestal na Austrália, muitas estimativas foram divulgadas sobre a contagem de mortes de coalas na região e, uma delas afirma, que 80% do seu habitat foi destruído.
A professora associada na faculdade de ciências biológicas da Universidade de Queensland, Dianna Fisher, diz que os coalas podem viver em mais de 100 milhões de hectares. Pensado de forma técnica, os coalas vivem em uma grande área que se estende até a costa leste da Austrália, sendo assim, não é possível fazer uma estimativa desse tipo. Além disso, um pesquisador em pós-doutorado em ecologia da paisagem na Universidade da Tasmânia, Grant William son, disse que isso não significa que toda a área afetada pelo incêndio será destruída e não será mais apropriada para a habitação dos coalas.
Eles estão realmente extintos?
Em vez de usar a palavra “extinto”, a que mais definiria esta situação seria “praticamente extinta”. Este é um estado em que uma espécie não tem indivíduos suficientes para se reproduzir e manter as gerações futuras. Dianna Fisher diz que o fogo pode ter matado muitos coalas, mas não o suficiente para extingui-los.
Apesar de estarem na situação de “praticamente extintos”,Fisher nega a afirmação, dizendo que a espécie está ameaçada em alguns lugares, não em todos. Infelizmente, um terço da população de coalas da Austrália pode ter morrido na catástrofe, porém em outras regiões, como no estado de Vitória por exemplo, sua população não foi afetada pelos incêndios.
O que se sabe sobre o futuro destas criaturinhas?
É verdade que a vida dos coalas nunca foi um mar de rosas, pois algumas coisas já eram ameaçadoras mesmo antes do incêndio. Por exemplo, já existem muitos projetos e medidas para a proteção deles, como ser ilegal seu abate além de uma infração cabível de punição.
No entanto, uma área preocupante nesta questão é que apenas uma pequena parte do seu habitat na Austrália está sob proteção. É preciso que o governo dê um passo à frente e coloque a proteção ambiental como prioridade, a fim de salvar a vida destes queridos.
De acordo com a AKF, nenhuma legislação está protegendo ativa e efetivamente os habitats dos coalas na Austrália. O mais revoltante nessa situação toda, é que isso não se dá pelo fato de não haver legislação ativa nessas regiões próximas, mas sim porque não há interesse político que obrigue a lei a agir.
Na Austrália, há quatro regiões principais onde os coalas vivem na natureza, que são: Nova Gales do Sul, Austrália do Sul, Queensland e Vitória. Cada um deles possui sua legislação independente, porém a AFK acredita que o Governo Federal está negligenciando sua responsabilidade em relação à proteção do habitat desses animais.
Por anos, a AFK tem trabalhado para exigir uma Lei de Proteção ao Coalas que priorize a necessidade de proteger as espécies vulneráveis. Sendo assim, temos a consciência de que quando as regiões entrarem para a área de proteção, será muito mais fácil manter o controle da população da espécie e preservá-la a longo prazo.
Até agora, os coalas não foram extintos, mas ainda assim estão em um estado vulnerável. No entanto, com uma gestão adequada, a ajuda do governo e um pouco de preocupação com o meio ambiente e a vida selvagem as coisas ainda podem ser resolvidas, e assim poderemos ajudar a salvar esta espécie tão fofinha.