fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

O famoso tigre pré-histórico: dente-de-sabre

Anos atrás, a Terra era um lugar completamente diferente do que é hoje. A diversidade ia de plantas a espécies de animais e até mesmo os humanos não se escaparam disso, pois pareciam muito diferentes também. Os tigres e gatos contemporâneos eram completamente diferentes naquela época, pois é isso que nos sugerem os fósseis do tigre-dente-de-sabre. Esses tigres são uma espécie de felino que foi extinta há quase 10.000 anos e, embora parecessem um pouco semelhantes aos tigres de hoje em dia, muitas de suas características corporais provam o contrário.

Ficou curioso? Então continue com a leitura e descubra com a gente mais informações sobre este felino diferenciado.

Aparência

Os tigres-dente-de-sabre apresentavam um par de dentes alongados na mandíbula superior. Seus dentes eram estreitos, curvos e tinham pontas afiadas para ajudá-los a caçar seus animais preferidos com mais facilidade. Embora seus dentes tivessem uma aparência mortal, eles eram muito frágeis, tanto que algumas fontes acreditam que eles poderiam quebrá-lo caso mordessem o osso em vez de carne.

Alguns cientistas também descobriram que esses felinos tinham membros curtos, além de terem uma boca tão grande que podiam abrir até 120 graus, habilidade que os capacitou a usar os dentes de maneira abrangente. Eles também tinham músculos abdutores e ossos fortes, o que os ajudava na melhora da estabilidade e na luta pela presa. Esses tigres também tinham uma cauda curta que lhes fornecia equilíbrio e ajudava a perseguir suas presas quando necessário. Sabia que atualmente seus esqueletos são vendidos a preços razoavelmente altos?

Comportamento sociável

A maioria dos gatos e tigres de hoje em dia são caçadores solitários, o que naturalmente nos faz sentir que seus parentes tigres dente-de-sabre caçavam da mesma maneira. Mas é exatamente o contrário, os primeiros tigres eram extremamente sociáveis, por isso muitas vezes viviam e caçavam em bandos. 

Muitas descobertas de fósseis provaram que ferimentos como fraturas e artrite reumatoide eram comuns entre esses tigres e caso fossem sozinhos, teriam piorado e até morrido, porém, de acordo com a pesquisa, houve uma rápida melhora nos seus ferimentos. Então, é justo dizer que eles podem ter sido cuidados e alimentados por outros felinos quando estavam em grave perigo. No entanto, por mais que fossem animais sociáveis, fontes sugerem que muitas vezes havia luta entre eles por causa das fêmeas.

Habitat

Parece que os tigres-dente-de-sabre vagaram pela América do Norte e pela Europa, durante o período Mioceno e Plioceno, há quase 26 milhões de anos! Porém, nos últimos anos, eles se espalharam por outras regiões como Ásia e África também, assim como, no período Pleistoceno, alguns deles perambulavam por áreas sul-americanas. No entanto, pesquisas recentes sobre seus fósseis ainda precisam provar se eles se estabeleceram em outros locais também. Sua expectativa de vida geralmente era entre 20 e 40 anos.

Hábitos alimentares

Normalmente, os tigres-dente-de-sabre não tinham muitos predadores próprios, portanto, é justo acreditar que eles estavam no topo da cadeia alimentar naquela época. Fontes sugerem que esta espécie tinha uma técnica de caça própria, além de seu corpo ter sofrido algumas alterações. Seu crânio, por exemplo, foi modificado para acomodar os músculos sólidos do pescoço que o ajudavam a baixar a cabeça. Eles também não tinham caninos inferiores suficientes, e os caninos superiores eram poderosos para atacar os animais. Estes tigres geralmente eram animais carnívoros e caçavam grandes animais herbívoros, então no seu banquete diário havia opções como bisões, cavalos, jovens mamutes e mastodontes, além de se alimentarem de camelos e preguiças-gigantes. Em muitos casos, para matar a fome, esses animais também consumiam caribus, cervo-canadense, antas e antílopes. Seu cardápio era bem amplo, não acha?

Imagem: pedroleopoldo.mg.gov.br

Extinção

A maioria das pessoas pensava que os tigres-dente-de-sabre poderiam ter sido extintos por falta de presas ou por terem virado a presa, porém, nada disso é verdade. A pesquisa sugere que, mesmo quando estavam próximos da extinção, eles tinham alimento suficiente para se manterem vivos. Porém, cerca de 12.000 anos atrás, algo estranho aconteceu e acabou levando esses animais à morte. Mas o que será?

“A famosa teoria para a extinção da megafauna é que a modificação do clima no final da última era do gelo ou da atividade humana, ou talvez até alguma combinação dos dois, extinguiu a maioria dos enormes mamíferos”, afirmou um famoso pesquisador da Universidade Vanderbilt em Nashville. “No caso desses felinos grandes, supomos que fosse difícil para eles encontrarem presas, especialmente se os humanos fossem seus competidores. Sabemos que, quando a comida se torna rara, carnívoros como esses felinos enormes tendem a consumir mais das carcaças que eles abatem. Se eles gastassem mais tempo mastigando ossos, isso certamente causaria mudanças detectáveis ​​nos padrões de desgaste em seus dentes”. Conseguiu ligar os pontos aí?

Concluindo

Embora não se saiba muito sobre os tigres-dente-de-sabre e sua reprodução, sabemos que eles podem ter se reproduzido durante a primavera e, que durante esse período, a fêmea pode ter dado à luz cerca de três filhotes. Embora o conhecimento sobre esses filhotes seja mínimo, por algum motivo, os pesquisadores acreditam que eles possam ter nascido cegos. Ficou curioso? Nós também! Vamos torcer para que mais curiosidades sobre este animal fantástico apareçam.