fbpx
Animais SelvagensPets IncomunsRecentesTop Artigos

Tudo sobre os famosos suricatos

Os suricatos (Suricata suricatta) são pequenos animais carnívoros nativos de partes da África. Em algumas partes do mundo, essas criaturinhas fofas têm sido uma escolha popular de pet para quem procura um companheiro animal exótico. Mas antes de sair correndo procurando por um, há algumas coisinhas que você deve saber sobre eles. Aqui, abordaremos tudinho, desde o que os suricatos comem até onde vivem e como vivem nas colônias com outros deles. No final, você tirará sua própria conclusão sobre essas gracinhas!

O que os suricatos comem?

Estas criaturinhas são carnívoras, o que significa que sua dieta consiste principalmente de carne e, na natureza, eles comem insetos, pequenos répteis e roedores. Se no seu país for legalizado e você estiver pensando em ter um suricato como pet, esteja preparado para alimentá-lo da maneira correta, com uma saborosa carne no menu, porém complementando com frutas e vegetais, se desejar. Apenas garanta que a maior parte de sua dieta ainda seja baseada em carne e verifique qual tipo é o melhor.

Onde eles vivem?

Sendo originários da África, mais especificamente da parte sul do continente, os suricatos normalmente vivem em tocas subterrâneas. Sim! Tipo túneis muito grandes. Se você já tiver um suricato como pet, é importante fornecer a ele um espaço que simule ao máximo seu habitat natural, ou seja, é preciso ter um recinto que seja grande o suficiente para eles se movimentarem e que tenha muitos lugares para se esconderem e se sentirem seguros.

onde vivem os suricatos
Um bebê suricato espreita a cabeça para fora de uma toca. Crédito: San Diego Zoo Wildlife Alliance
Como funciona viver nas colônias?

Estas colônias, normalmente, são compostas por até 30 indivíduos, sendo formadas por famílias intimamente relacionadas, com cada grupo familiar ocupando seu próprio sistema de tocas dentro da colônia. Genial! Dentro de cada grupo familiar, existe uma hierarquia estrita que consiste em um macho alfa e uma fêmea no comando, seguidos por seus descendentes de várias idades. O restante da colônia normalmente consistirá de suricatos distintos que atuam como ajudantes do par alfa. Consegue imaginar a organização dessas criaturinhas?

E como pet, dá certo?

Agora que abordamos alguns pontos básicos sobre os suricatos, vamos falar se eles são ou não bons pets. Em primeiro lugar, é importante lembrar que estes são animais selvagens e não domésticos como cães ou gatos que estamos acostumados a ter. Sendo assim,  seus requisitos de cuidados são muito específicos e devem ser atendidos para que vivam e prosperem plenamente. Se você sente que não está preparado para se comprometer,com tamanha responsabilidade que é cuidar de um suricato adequadamente, melhor considerar outro companheirinho animal.

Bem, para aqueles que estão dispostos a dedicar tempo e esforço necessários para cuidar dos suricatos de maneira adequada, eles podem ser bons pets sim! Se comparados a outros animais exóticos, seu cuidado é relativamente mais tranquilo e eles podem se relacionar intimamente com seus companheiros humanos. Se você acha que pode fornecer aos suricatos tudo o que eles precisam – uma dieta adequada, amplo espaço para passear e muito amor e atenção – então estes podem ser o pet perfeito para você! Já que vivem em colônias, é aconselhado que, caso deseje ter um bichinho desses, que seja no mínimo um casal. E, lembre-se sempre de verificar as normas do lugar onde você mora sobre a prática de possuir animais exóticos.

onde vivem os suricatos
Um suricato tomando banho de sol sozinho. Um dos suricatos do Zoológico de San Diego foi o modelo do animador para a representação de Timão no filme de animação da Disney, “O Rei Leão”. Crédito: San Diego Zoo Wildlife Alliance
Curiosidades e fatos sobre os suricatos

1. Você sabia que eles são membros da família dos mangustos?

2. Apesar de viverem na África, os suricatos podem ser encontrados em países como Botsuana, Namíbia, Angola e África do Sul.

3. Em inglês, um grupo desses animais é chamado de “mob”, “gang” ou “clan”. Aqui no Brasil, é chamado de bando mesmo.

4. Por serem animais muito sociáveis, os suricatos vivem em grupos de até 30 indivíduos.

5. Sua postura ereta e longas caudas são sua marca registrada.

6. Os suricatos possuem pelagem marrom escuro com manchas claras ao redor dos olhos.

7. Normalmente seu peso é entre 450 gramas e 1 quilo.

8. Sua expectativa de vida na natureza é de 12 a 14 anos, e até 20 anos em cativeiro.

9. Achando que eles não tinham predadores? Sua maior ameaça são águias, falcões, cobras e chacais.

10. Curiosos e mestres ao vigiar, os suricatos são conhecidos por investigar qualquer coisa nova que entre em seu território. Mais que certos!

11. Os suricatos vivem em uma sociedade matriarcal. Exatamente, lá, a mamãe dá as ordens!

onde vivem os suricatos
Quando os filhotes finalmente saem da toca, eles ficam perto da mãe – e de outros adultos – enquanto aprendem como as coisas funcionam na superfície. Crédito: San Diego Zoo Wildlife Alliance
Concluindo

Pequenos animais carnívoros nativos da África, os suricatos, há muito, são escolhas populares de pets exóticos para quem procura companheirinhos um pouco diferentes dos quais estamos acostumados, como cães e gatos. Porém, antes de sair correndo à procura de algum, é preciso levar em consideração algumas coisinhas: o que comem, de onde vêm, como vivem e se são ou não o pet ideal para você. Além de também verificar as normas da sua região a respeito de possuir animais exóticos. E sempre lembrando: o melhor lugar para um animal, é em seuhabitat natural.

Esperamos que este artigo lhe tenha dado uma base simplificada de como um suricato é e quais cuidados são necessários ao decidir tê-los.