Os coalas são ursos? Por que as pessoas os chamam assim?
Há um equívoco bem grande entre os humanos sobre os coalas, pois a maioria pensa que esses animais são um tipo de urso e essa é apenas uma das muitas curiosidades sobre os coalas. Aparentemente, sua aparência até justifica esse mal-entendido, mas na realidade os coalas não são ursos. Embora sejam chamados de ‘ursos coalas’ eles não estão nem mesmo relacionados aos ursos. Eles compartilham a mesma classificação científica até certo ponto, – mammalia que engloba todos os mamíferos, mas seu “parentesco” acaba por aí.
Família coala (phascolarctos cinereus)
Os coalas primeiro fazem parte da classe de animais marsupiais, que se caracterizam por dar à luz a filhotes prematuros ou subdesenvolvidos e então entram na classe Diprotodontia do gênero Phascolarctos. Isso significa que o coala dá à luz a bebês que não estão totalmente desenvolvidos e os criam em sua bolsinha até eles estarem totalmente prontinhos. Aqui vamos esclarecer outros fatos sobre eles e mostrar também algumas interessantes e divertidas curiosidades sobre os coalas.
Gênero Phascolarctos
O gênero Phascolarctos é o único representante sobrevivente da família Phascolarctidae, na qual contém duas espécies fósseis que são questionáveis, cinco espécies fósseis menos conhecidas e seis espécies fósseis bem conhecidas. Atualmente, apenas três subespécies de coala foram identificadas e descritas por biólogos, porém muitos cientistas acreditam que essas distinções não são válidas e não possuem fundamento. Portanto, eles são classificados como “cinerus”. O coala coala, de nome científico phascolarctos cinereus é a única espécie viva representante da família Phascolarctidae.
Os coalas estão super relacionados aos vombates e aos cangurus, que também são marsupiais. Os ursos por outro lado, pertencem à ordem ‘carnívora’, então para deixar bem claro, os coalas não são ursos.
Mas então por que os coalas são chamados de ursos?
Talvez você se pergunte como é que os coalas ficaram rotulados como ‘ursos’. Dizem que os colonizadores de língua inglesa do século 18 começaram a chamar os coalas de ‘ursos’, por se parecerem como tal só que em miniatura e também pelo comportamento de subir nas árvores. Além disso, a palavra ‘Phascolarctos’ é derivada do termo grego Phaskolos, no qual traduzido é ‘pouch’ (bolsa) e Arktos que traduzido fica ‘bear’ (urso). Mais tarde, esse engano foi retratado.
Então, da próxima vez que você ouvir alguém falar que os coalas são ursos, você já sabe qual história contar para eles, não é mesmo?
Curiosidades sobre os coalas
• Os humanos sempre se interessaram por esses bichinhos fofos e por sua personalidade e características únicas. Aqui, você irá encontrar algumas curiosidades sobre coalas que irão fazer você se maravilhar ainda mais com esses animais fofinhos.
• Os coalas são animais endêmicos da Austrália e só são encontrados naturalmente por lá, principalmente no sudeste de Queensland . Eles passam a maior parte da vida em árvores, pois possuem pés fortes com garras que são perfeitos para viver nos galhos dos eucaliptos. Também, são donos de uma pelagem em uma cor cinza diferenciada e o peito em cor creme.
• Eles também são chamados de criaturas fofinhas pois o coala se abraça nos galhos. Pode pesar até 14kg e medir entre 60 e 85cm.
• Os coalas dão à luz a filhotes subdesenvolvidos. Em países de língua inglesa, esses filhotinhos são chamados de ‘joey’, e quando nascem eles vão ‘engatinhando’ imediatamente até a bolsinha da mãe. Um coala filhote não possui orelhas e é cego, ele então usa o sentido do olfato e do tato, assim como o instinto natural, para escalar até a bolsinha da mãe. Que fofos gente!
• O filhote de coala coala ficará mantido na bolsa da mãe por aproximadamente 6 meses para se desenvolver totalmente. Quando forte o suficiente, ele irá escalar até as costas da mãe e ficará pegando carona ali por mais seis meses. Eles apenas irão usar a bolsa para sua alimentação.
• As folhas de eucalipto são a principal fonte de alimentação dos coalas. Seu sistema digestivo foi desenvolvido unicamente para quebrar e digerir as folhas ásperas dessa árvore. Como dificilmente descem das árvores de eucalipto, eles contam com a umidade das folhas para dar conta de suas necessidades de hidratação, pois raramente bebem água. Isso porque eles são extremamente exigentes com relação à alimentação, pois irão apenas selecionar as mais saborosas e nutritivas folhas de eucalipto onde vivem. Em um dia, eles podem consumir até 1kg de folhas fresquinhas de eucalipto.
• Enquanto não estão saboreando umas folhinhas apetitosas, o coala prefere dormir. Por não terem muita energia, eles passam cerca de 18 horas do dia dormindo. Que soneca gostosa! O coala está entre os animais mais preguiçosos do planeta, mas ele faze isso para poupar energia.
• Embora essas fofuras estejam protegidas por lei para evitar a extinção dos coalas, a destruição de habitat é uma ameaça séria. Incêndios florestais, secas e desmatamento resultaram na perda de 80% de seus habitats naturais na Austrália. Além disso, a expansão do cultivo de eucalipto agrava ainda mais a situação.
• Acredite se quiser, mas os humanos, os coalas e alguns macacos são as únicas criaturas que possuem impressões digitais. Se você olhar de pertinho as impressões digitais de um coala e prestar atenção, verá que são iguais às que temos também, referente a originalidade e forma. Muitas pessoas se perguntam se um coala pode ser enquadrado por um crime. Bem, eles podem confundir os policiais em uma cena de crime.
• É verdade que os coalas possuem dois dedões. Eles os ajudam a subir e se segurar nos galhos por longos períodos, especialmente enquanto estão dormindo. Além de fornecer a aderência nas árvores, eles também usam os dedões para se escovar. Iti malia né?
• O som do chamado desses queridões também é chamado de ‘bellowing’ (berro), pois o barulho que fazem viaja até 800 metros pelos ares. Eles usam esse chamado para se comunicar com outros coalas.
Conclusão
Esses fofinhos são realmente criaturas muito interessantes, não são? Gostaríamos muito de ter trazido apenas divertidas curiosidades sobre os coalas, mas infelizmente, apesar de não representarem perigo algum aos humanos, nós estamos colocando essa espécie em pleno perigo. É melhor aprendermos muito mais sobre eles e encontrarmos maneiras de salvá-los e salvar o seu habitat. Vamos juntos? ♥