fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Os incríveis camaleões – como eles mudam de cor e por quê?

Você já se perguntou como os camaleões mudam de cor, porque eles fazem isso e se podemos tê-los como animais de estimação, não é mesmo? Você provavelmente já viu pessoas construindo terrários grandes dentro de casa ou de escritórios para manter um camaleão como pet. Eles, na verdade, são ótimos animais de estimação e super educativos, tanto para adultos quanto para crianças.

Para alguns, ele até pode parecer meio estranho e assustador, mas se um dia você segurar um camaleão, vai entender o quão gentis eles são. As pessoas ficam perplexas com a habilidade que um camaleão tem em mudar de cor em qualquer superfície que toque. Eles são como lagartos só que mudam de cor. Que legal isso, não acha?

Se ficou com a pulguinha atrás da orelha, continue com a leitura enquanto abordamos alguns fatos interessantes sobre os camaleões e revelamos o porquê e como acontece a mudança de cor. Os camaleões são realmente uma das obras-primas da natureza, e muitas de suas características os tornam répteis especiais, incluindo os olhos que podem enxergar em duas posições diferentes de uma vez só e os pés de papagaio, com os quais eles se seguram nos galhos. Vamos conhecer?

O que é um camaleão (chamaeleo chamaeleon)?

O camaleão é um réptil que faz parte da subordem das iguanas. Ele é um dos poucos animais no planeta que podem mudar a cor da pele. Mas há uma ideia equivocada de que esses lagartos coloridos mudam sua cor para se adequar apenas ao ambiente, para eles, mudar de cor é uma parte importante da comunicação. Os cientistas sugerem que quando ocorre a mudança de cor nos camaleões, na verdade é uma reação às emoções que ele está sentindo, como medo, raiva ou mudanças na umidade do ar, temperatura ou luz, controlado por seu sistema nervoso.

Quanto mais brilhantes as cores forem, mais atraentes e dominantes os machos são para as fêmeas e, com base nisso, elas aceitam ou rejeitam seus pretendentes. O macho quando submisso assume as cores cinza ou marrom. Ah, um aspecto importante, a cor também pode indicar se a fêmea está grávida.

Os camaleões possuem células especiais da pele conhecidas como células iridóforos em cada camada, permitindo a eles mudarem rapidamente de cor. Isso funciona de uma maneira que o camaleão altera a disposição estrutural da camada superior da célula, estimulando ou relaxando a pele. É isso que comanda a mudança de cor. Fascinante né?

Espécies da família chamaeleonidae

Aparentemente, existem 171 espécies desses coloridinhos que chamam o planeta Terra de lar. Assim como outras espécies de répteis, os camaleões têm sangue frio, ou seja, eles ajustam a temperatura do corpinho de acordo com o ambiente em que estão, como o calor do sol ou o calor de uma lâmpada. Os humanos, por outro lado, usam seu metabolismo para gerar calor, a contração dos músculos e transpiração para manter uma temperatura corporal constante.

Até que tamanho eles podem crescer?

Como existem muitas espécies de camaleões, eles podem crescer em diferentes tamanhos. Por exemplo, o camaleão-de-parson é o maior da espécie que pode crescer até 68cm de comprimento. As espécies camaleão-gigante-malgaxe ou camaleão-de-oustalet pode crescer até 58cm de comprimento.

A menor espécie de camaleão de todos é o Brookesia-micra, sendo único, essa criaturinha pode crescer até 1,27cm de comprimento e é o menor vertebrado já descoberto. Isso significa que esse pequeninho pode se sentar confortavelmente na cabecinha de um fósforo. Imagina o tamanhinho!

O interessante sobre as espécies de camaleões é que eles continuam crescendo e ficando maiores ao longo da vida, mas sua pele fica menor à medida que crescem. Como resultado, eles vão perdendo a pele antiga pedacinho por pedacinho.

Os olhos do camaleão podem se mover independentemente um do outro.

O habitat e os hábitos da família chamaeleonidae

Os camaleões e suas várias espécies podem ser encontrados em várias partes do mundo exceto em lugares gelados. Eles vivem na Ásia, em Portugal, na Espanha, na África, Sri Lanka e em Madagascar, em florestas tropicais, em áreas de vegetação do tipo estepe, semi desertos e savanas. Eles preferem árvores e arbustos, porém há algumas espécies que vivem no chão, por exemplo o camaleão da espécie Brookesia superciliaris, que é semelhante a uma folha, vive em folhas mortas nas superfícies das florestas.

Camaleão Brookesia superciliaris

Além da mudança na cor da pele, a maioria desses répteis possuem uma cauda preênsil, que é de uma musculatura forte o bastante para ajudá-los a se enrolar por volta dos galhos, assim como seus dedos grandes que os ajudam a agarrar nos galhos das árvores. 

Características

Uma das características mais impressionantes desses animais coloridos é que seu globo ocular possui a capacidade de se mover independentemente um do outro, ou seja, podem olhar em duas direções diferentes simultaneamente. Seu globo ocular funciona como lentes de uma câmera, proporcionando não apenas uma visão de 360° do ambiente, mas também a capacidade de aumentar e diminuir o zoom rapidamente. Sem dúvida, é algo surpreendente!

Os camaleões vivem uma vida solitária, eles apenas se comunicam na hora do acasalamento e, após o ato, as fêmeas não querem que os machos fiquem ao redor dela.

Mas o que eles comem?

Duvido que alguém seja tão paciente quanto um camaleão. Sua lentidão os ajuda a caçar. Para apanhar sua presa, eles vão deslizando muito lentamente até terem a certeza de que seu alimento, que pode ser insetos ou até pássaros pequenos, está ao alcance deles.

Eles usam a língua, que é duas vezes maior que seu corpo, para capturá-las. A língua dos camaleões possui um mecanismo de sucção, como se fosse uma ventosa, então quando eles lançam sua língua em direção a presa, ela vai grudar no alimento.

Camaleão de estimação numa jaula – Será que ele é mais feliz assim? 🙁

Eles podem se tornar animais de estimação?

Nem todos os camaleões são ótimos para se ter como pet. Existe uma espécie em particular que é um animal de estimação ideal – o camaleão -de-Jackson ou camaleão-de-três-chifres. Então, se você está pensando em ter um desses incríveis animais como pet, certifique-se de fazer sua pesquisa direitinho. Mas, que tal se deixarmos eles no seu habitat natural, hein?