13 fatos surpreendentes sobre a estrela-do-mar que você nunca ouviu antes
As estrelas-do-mar são criaturas adoráveis pelas razões certas, sendo um dos animais mais singulares que você já viu. Venha descobrir mais fatos interessantes sobre elas à medida que você continua com a leitura.
1 – Vivem até 35 anos
Essas fofuras podem parecer pequenas, mas podem viver mais do que a maioria dos animais marinhos. No entanto, as estrelas-do-mar maiores podem ter uma vida mais longa em comparação com as menores.
2 – São comestíveis
Você sabia que pode comer estrelas-do-mar? Durante anos, houveram tremendas discussões sobre isso, mas a verdade permanece a mesma. Enquanto algumas pessoas dizem que elas tem gosto de ouriços-do-mar, outras dizem que não tem gosto algum. Bem, só quando você comer uma, saberá qual é o gosto de verdade. Pequim é um dos lugares mais famosos onde você pode encontrá-las para comer em abundância.
3 – As estrelas-do-mar-girassol são as maiores
Encontradas no nordeste do Oceano Pacífico, essas estrelas-do-mar são as maiores delas, com 1 metro de diâmetro. Elas também apresentam de 16 a 24 braços que, normalmente, não são vistos nesta espécie. Suas cores são variadas, como vermelho, amarelo e laranja. Naturalmente, elas são super fascinantes e são um espetáculo a ser contemplado.
4 – Podem sobreviver por um dia e meio em terra
A maioria dos animais marinhos passa por momentos difíceis sem viver na água. Mas as estrelas do mar são uma exceção incrível. Essas lindas criaturas podem viver 28 horas sem água, e o melhor é que elas podem fazer isso sem sofrer nenhum dano. Então, se você tiver sorte o suficiente, você pode encontrar essas fofas na beira-mar perto de rochas.
5 – Fertilizam debaixo d’água
Um processo chamado “free spawning” (tipo “desova livre”) é o que ocorre entre as estrelas-do-mar machos e fêmeas durante sua reprodução sexual na água. Este é o método que elas usam para criar os bebês, onde liberam na água espermatozoides e óvulos para isso acontecer. Assim, esses dois elementos irão flutuar até entrarem em contato uns com os outros. Que máximo!
6 – Podem se reproduzir sexualmente e assexuadamente
Sim! As estrelas-do-mar nascem com a capacidade de reprodução em ambos os casos. Portanto, pode ser muito divertido tentar ver isso acontecer.
7 – Não é um peixe
Embora você possa ter pensado que, devido ao seu nome em inglês “starfish” (tipo “peixe-estrela”), que as estrelas-do-mar são peixes, isso não é verdade. Elas são “estrelas do mar” que você pode encontrar em muitas regiões marinhas em todo o mundo. No entanto, elas realmente podem respirar pelas brânquias e também podem ter aqueles bracinhos parecidos com as barbatanas de um peixe. Mas não são um, hein!
8 – Suas espécies estão espalhadas aos milhares
Você pode encontrar milhares de espécies de estrelas-do-mar que vivem em diversas regiões marinhas em todo o mundo. Assim, fazer um levantamento dessas diferentes espécies pode, de fato, ser uma cena linda de se ver, imagina só! Muitas delas também estão presentes em regiões tropicais e até polares.
9 – Elas podem regenerar seus braços
Você sabia que essas espécies podem até regenerar um braço perdido? Sim, por mais fascinante que possa parecer, elas podem fazer isso, o que é muito útil em várias situações. Então, se estão feridas ou tentaram escapar e perderam um braço, elas podem regenerá-lo constantemente num momento mais tarde. Uma vez que esses animais abrigam a maioria de seus órgãos essenciais em si mesmos, eles acham fácil fazê-lo. No entanto, leva quase um ou dois anos para que isso aconteça.
10 – Se movem com seus pezinhos tubulares
Se você pensava que eles não podiam se mover sem pernas, isso não é verdade. As estrelas-do-mar podem avançar com seus pezinhos tubulares que as ajudam a se mover mais rápido do que a maioria dos outros animais. Ver essas fofurinhas caminhar é uma alegria para os olhos.
11 – Elas têm olhos
Você pode ter pensado que mexer com essas bebês seria fácil porque são cegas, só que não. As estrelas-do-mar têm olhos que as ajudam a se mover pelo oceano. Elas têm um ponto ocular no final de cada braço, isso significa que a estrela-do-mar que tem cinco braços tem cinco olhos, enquanto a estrela-do-mar-girassol que tem 40 braços, tem 40 olhinhos também. Incrível, né?
12 – Podem sentir dor
Apesar de não ter coração, cérebro e sangue no corpo, as estrelas-do-mar podem sentir uma dor terrível quando se machucam ou caem em uma situação complicada. Isso ocorre por causa do complexo sistema nervoso que possuem, que as ajuda a pensar nisso quando precisam.
13 – A estrela-do-mar-real vive de 21 a 30 metros de profundidade
Uma das estrelas-do-mar de cores brilhantes, conhecida como estrela-do-mar-real, vive a cerca de 21 a 30 metros de profundidade no mar. Portanto, elas raramente são vistas na superfície e podem ir até 182 metros de profundidade para caçar moluscos. Ao contrário de outras espécies de estrelas-do-mar, essa come sua presa inteira. Esperta ela, né?
Concluindo
As estrelas-do-mar são lindas, únicas e divertidas de se ver. Da próxima vez que você as vir, não se esqueça de observar tudo o que mencionamos acima, certo? Vai ser muito divertido!