fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Os animais mais coloridos do mundo

Na natureza encontramos animais de todos os jeitos. Alguns com carinha fofa, outros que nos dão medo, alguns imensos e outros tão pequenos que mal conseguimos enxergar, alguns com uma só cor e outros tão coloridos que ficamos abismados com tanta beleza. Neste artigo vamos conhecer um pouquinho sobre 5 dos animais mais coloridos do mundo e vamos tentar descobrir para quê serve sua aparência colorida. Vem com a gente? Aproveite a leitura e divirta-se!

Animais Coloridos: Conheça os Top 5

Faisão-dourado
Funções da coloração dos animais

Você já deve ter ouvido falar que, em se tratando de rãs, as mais coloridas são as mais venenosas do meio natural. Isso também se fala a respeito das cobras, apesar que nem sempre é verdade. Mas será somente essa a função da coloração dos animais, avisar sobre sua toxicidade? Não, não é apenas para isso que serve e as cores nos animais tem diversas funções, veja alguns desses recursos:

  • Camuflagem – exemplo: camaleão;
  • Atração de parceiros para acasalamento – exemplo: pavão;
  • Mimetismo – quando um animal imita a coloração de outro como uma forma de proteção contra predadores. Exemplo: cobra falsa-coral;
  • Aposematismo ou coloração de advertência – exemplo: rãs do gênero Phyllobates.
Aranha-pavão
Aranha-pavão (Maratus volans)

Mesmo aqueles que morrem de medo de aranha vão achar uma gracinha essa fofa. Ela é minúscula, mede cerca de 4-5 milímetros (sim, milímetros), cabe na ponta de um dedo nosso e, na sua espécie, apenas os machos são coloridos e quando isso acontece na natureza, normalmente as cores são para atrair parceiros para acasalamento. E este é o caso da aranha-pavão. O macho exibe cores vibrantes e em padrões bastante variados. Além da aparência colorida eles também fazem uma dança cheia de movimentos para se exibir e conquistar a fêmea.

Até hoje, apenas 8 espécimes foram identificadas, isso é devido ao seu tamanho e assim ser muito difícil de encontrá-las. São naturais da Austrália e vivem apenas por lá.

Curiosidade sobre a aranha-pavão: o significado do “volans” em seu nome científico é “voando”, isso porque quando foram descobertas acreditava-se que as asinhas que elas possuem tinham como finalidade o voo, o que mais tarde foi desmentido em outros estudos.

animais mais coloridos do mundo
Camaleão-pantera – Foto: Meus Animais
Camaleão-pantera (Furcifer pardalis)

O camaleão-pantera é um dos animais mais coloridos do mundo e um dos mais bonitos. Ele é natural de Madagascar, vive por lá e também nas ilhas Reunião e Maurícia. Os machos podem chegar a medir 50 centímetros enquanto as fêmeas atingem no máximo a metade disso. Além da diferença de tamanho, as fêmeas também diferem na coloração: normalmente são encontradas em tons alaranjados, marrons, rosa ou pêssego.

Seu comportamento é solitário e territorial, com exceção da época de acasalamento. Suas cores servem para comunicação e para acasalamento. Para conquistar a fêmea o camaleão-pantera macho apresenta cores mais intensas e em contrapartida a fêmea mostra uma cor receptiva ‘informando’ que está pronta para o acasalamento. Quando ela já está prenhe (com ovos), tende a mostrar tons amarronzados para indicar a outros machos que já acasalou.

Esta espécie de camaleão, como já dissemos, é bastante territorialista e devido a isso, travam batalhas por vezes até mesmo sanguinárias para defender o seu espaço. Antes disso, se comunicam com o invasor através de suas cores, deixando-as mais intensas. Caso não seja suficiente, saem no braço mesmo! Será que por serem tão briguentos é que seu estado de conservação na natureza é não preocupante? Hehehe

Curiosidade sobre o camaleão-pantera: eles são especializados em caçar insetos com sua língua e quando a ‘lançam’ ela pode atingir a velocidade de 1.600 quilômetros por hora. Incrível, não?!

animais mais coloridos do mundo
Faisão-dourado. Foto: e-Bird.org
Faisão-dourado (Chrysolophus pictus)

De ave bonita o Brasil entende bem, não é mesmo? Nossas lindas araras deixam o mundo inteiro de queixo caído com sua magnífica beleza colorida. Mas vamos conhecer um outro pássaro quase tão magnífico quanto elas?

O faisão-dourado – também conhecido como faisão-chinês e cateleuma – é originário da China, onde habita florestas de áreas montanhosas, porém, devido a sua beleza, atualmente pode ser encontrado em quase todo o mundo, pois atrai o interesse de criadores. Isso é um fato bastante polêmico, pois biólogos normalmente desaprovam a introdução de aves exóticas em ambientes diferentes, principalmente em ambiente silvestre.

O macho mede em torno de um metro de comprimento, sendo que o seu longo rabo, ou cauda, representa quase dois terços de seu tamanho total. Nesta espécie a fêmea, além de ser menor, medindo entre 60 a 80 centímetros, não é colorida como macho, que usa suas cores para atraí-la para o acasalamento.

Sua expectativa de vida na terra chega a 15 anos e seu estado de conservação é Não Preocupante.

animais mais coloridos do mundo
Pato-mandarim – Foto: Deviant Art
Pato-mandarim (Aix galericulata)

E já que estamos falando de aves asiáticas, vamos falar um pouco sobre o pato-mandarim. Você já o conhecia? Se ainda não, vamos conhecer um pouquinho este patinho que, com certeza, é um dos animais mais coloridos e bonitos do mundo!

O pato-mandarim é de origem asiática, facilmente encontrado na China, Rússia e Japão. Mas, como no caso do faisão-dourado que comentamos acima, por ser de extrema beleza, acabou se tornando popular em vários outros países. Ele também é conhecido como marreco-mandarim ou apenas mandarim.

Para os chineses, ele é símbolo de amor e fidelidade. Que fofo, né? ♥ Sabe por quê? Bem, eles são monogâmicos e vivem a vida inteira com apenas um parceiro/parceira. O macho se empenha em defender a fêmea, vigiando o ninho enquanto ela choca, e depois do nascimento dos filhotes continua igualmente vigilante e cuidadoso com sua parceira.

O pato-mandarim é mais um caso em que apenas o macho da espécie é colorido e usa suas cores vibrantes para atrair a fêmea para o acasalamento. Podem chegar a medir 49 centímetros e a pesar no máximo 700 gramas.

Felizmente, seu estado conservação é pouco preocupante, ou seja, não corre risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (sigla em IUCN)

animais mais coloridos do mundo
Jiboia arco-íris – Foto: G1
Jiboia arco-iris da Amazônia (epicrates cenchria cenchria)

A jiboia arco-íris da Amazônia, também conhecida como Salamanta, de coloração roxo-avermelhada e com a característica furta-cor bem evidente, é uma das quatro jiboia arco-íris encontradas no Brasil. As outras três são:

  • Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates assisi) – endêmica do Brasil (encontrada SOMENTE aqui)
  • Jiboia arco-íris do Cerrado (Epicrates crassus);
  • Jiboia arco-íris do Norte (Epicrates maurus). 

Em comum a todas existe o fenômeno da iridescência, que é o que faz as cores dessa cobra serem tão especiais. “Componentes cristalinos (cristais de guanina) que se acumulam nas escamas dessas cobras funcionam como um prisma e decompõe a luz do raio solar em diferentes cores do arco-íris, o que dá nome às espécies do gênero”, explica Rodrigo Castellari Gonzalez, biólogo, especialista em serpentes, Pesquisador do Museu de História Natural do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e do Museu Nacional/UFRJ.

A jiboia arco-íris da Amazônia não é venenosa, tem hábitos noturnos e mata suas presas através da constrição. Aliás, você sabia que as cobras que usam a constrição para matar não tem como objetivo quebrar os ossos de suas presas e sim de asfixiá-las? Por isso apertam tanto até que não consigam mais respirar. Interessante, não é mesmo?!

Sua dieta tem como base pequenos mamíferos, roedores, lagartos e algumas aves. Essa jiboia pertence a mesma família das sucuris e é considerada relativamente pequena, medindo de 1,5 a 2 metros de comprimento.  

A jiboia arco-íris também não corre perigo de ser extinta, segundo a IUCN. Notícia maravilhosa, não é mesmo? ♥

Conclusão

A natureza dá aos animais formas variadas de se defenderem, de viverem, conquistarem parceiros e etc. A aparência colorida é apenas uma delas. Conhecer os animais, algumas curiosidades e o quão rica é a vida silvestre nos faz parar e pensar que devemos sempre lutar para protegê-la, não concorda? Por isso, nós aqui do Proto Animal Brasil sempre buscamos trazer informações divertidas e pertinentes e nosso objetivo é esse: divulgar a natureza para que quanto mais pessoas a conheçam, possam a proteger também.  Dê uma olhadinha em nossas categorias de artigos e nos acompanhe, estamos sempre à procura de mais informação para passar adiante.
Deixe um comentário no campo abaixo, nos diga se gostou de saber sobre alguns dos animais coloridos do mundo.
Até a próxima!