Os 5 animais de estimação que você não sabia que existiam
Você já se perguntou como é ser criança novamente? Quando expostos a coisas adoráveis, nossos cérebros liberam a dopamina, aquela sensação que nos faz sentir felizes, sabe? E é isso que vai acontecer com você agora. Do grande e querido urso panda na China ou o seu conhecido, os pandas-vermelhos da Índia, estes são apenas dois exemplos de uma lista interminável de animais mais fofos do mundo! Neste artigo, separamos para você alguns dos animais de estimação mais adoráveis que já viu e que vão aquecer seu coração com tanta fofura.
Todos nós já vimos hamsters, cães e gatos como animais de estimação, né? Mas sabia que existem outros animais como pets que você talvez não conheça ainda? Dê uma olhadinha na lista que elaboramos abaixo e se surpreenda com essas cinco fofurinhas que irão lhe arrancar suspiros.
1 – Quokka
Quando o quokka tomar conta do seu feed no Instagram e você não se contentar mais em apenas ver essas lindas carinhas peludas e felizes pela tela de um celular, talvez seja a hora de visitá-los em seu habitat natural. Esses pequenos marsupiais são conhecidos por terem um “sorriso feliz” que esconde o que realmente está acontecendo com essas criaturas fofinhas: eles estão ameaçados de extinção devido à interferência humana em seus habitats.
Embora muitos turistas tenham viajado de todos os lugares do mundo apenas para tirar algumas selfies com esse bichinho alegre, apesar de seu “sorrisinho”, ele na verdade é considerado vulnerável à extinção por causa de humanos destruindo as florestas onde vivem ou introduzindo espécies invasoras, como gatos, em um território que um dia já foi só deles. Lastimável!
2 – Gato-maracajá
O gato-maracajá é um animal noturno que vive principalmente em árvores e é conhecido por passar até 80% do seu dia dormindo. Que delícia, hein! A cauda deste felino atua como um contrapeso para o equilíbrio, pesando cerca de 70% do tamanho de seu corpo, com uma média de 5 quilos! A única outra criatura com essa característica é o esquilo, que passa a maior parte, senão todo o tempo, derrubando troncos de árvores de cabeça como um acrobata.
Se você está interessado em adicionar um ou mais gatos em sua casa, mas quer algo diferente de todos os outros que já viu antes, considere adotar uma raça rara, como este lindo nativo da América do Sul. É bem provável que eles sejam muito felizes vivendo entre os membros da família, ao contrário de algumas raças que preferem muito se isolar enquanto vivem em grupos.
3 – Cabra-das-pedras
Apelidada em inglês de “rock jumper” (tipo “saltadora de pedras”), esta espécie passa seus dias saltitando em penhascos alheios no leste e sul da África, a apenas cinco metros de distância de seu companheiro. Seu pelo acinzentado serve como uma camuflagem contra as montanhas da África Oriental onde vive.
A cabra-das-pedras muitas vezes escolhe seu companheiro para a vida, mas vai embora quando um morre ou fica velho demais para se reproduzir, normalmente partindo por conta própria, enquanto a maioria dos outros animais vive com grupos de parentesco. Este estilo de vida solitário foi atribuído pelos cientistas como uma adaptação evolutiva que os permite se camuflar melhor durante a época de acasalamento, para que os machos próximos não interrompam as oportunidades de reprodução para ambos os sexos.
4 – Doninha-japonesa
A doninha-japonesa, Mustela itatsi, é nativa das ilhas japonesas de Honshu e Kyushu. Ele caça ao longo dos rios no verão, quando não há cobertura de neve, mas usa sua pelagem durante os meses de inverno para se camuflar sob um manto de branco puro.
Um pequeno animal com um apetite oportunista por roedores criados por humanos, como ratos ou camundongos, a doninha-japonesa (Mustela) tem sentidos aguçados que os ajudam a caçar suas presas mesmo a longas distâncias enquanto se camuflam cuidadosamente aonde quer que vão, seja nas margens dos rios próximos a florestas onde vivem muitos animais, nas profundezas dos campos que produzem arroz e soja ou debaixo de grandes montes de folhas que você acabou de varrer no jardim da sua casa. Então é bem provável que um dia você irá se deparar com esse bichinho!
5 – Feneco (raposa-do-deserto)
A feneco, é uma espécie de raposa encontrada no norte da África e na Península Arábica, que se adaptou à vida em desertos arenosos quentes por ser pequena o suficiente para resfriar seu corpo através da evaporação. As orelhas gigantes desse animal servem de ajuda para ouvir as presas, além de dissipar o calor durante o dia, quando a água é escassa.
Para começar, considerada uma das criaturas mais fascinantes da natureza, a raposa feneco que tem como seu habitat natural o deserto, vive de cupins e outros pequenos animais graças às suas enormes orelhas, que são duas vezes maiores que o seu rosto! Esses recursos incríveis permitem que esses amiguinhos peludos ouçam sons de longe no subsolo, como formigas famintas rastejando ou roedores usando suas garrinhas para escavar a terra. Que habilidade fascinante, né?
Concluindo
Este artigo apresentou a você cinco animais diferentes que algumas pessoas consideram como pet, apesar de o conhecimento sobre eles ser limitado. Caso tenha interesse em ter um bichinho assim, diferente do convencional, consulte as autoridades locais. E então, qual deles roubou seu coração?