fbpx
Animais MarinhosRecentesTop Artigos

As 5 águas-vivas mais venenosas do mundo

Você já foi picado por uma água-viva? Em caso negativo, que sorte a sua! Elas são algumas das criaturas mais venenosas da Terra e podem causar uma dor excruciante com seus tentáculos venenosos. Existem pelo menos 100 espécies diferentes de água-viva no mundo, algumas são bonitinhas e inofensivas, enquanto outras podem ser lindas e mortais. Mas neste artigo, iremos lhe mostrar apenas cinco delas, trazendo informações das mais venenosas que podem matar qualquer humano em pouco tempo.

Vamos dar uma olhadinha?

Irukandji – Imagem: Australian Museum

1 – Irukandji

Este é um dos organismos mais perigosos da Terra, podendo crescer de alguns milímetros a quase dois metros de comprimento e contém veneno suficiente em seus tentáculos para matar até 20 pessoas. Os humanos tinham conhecimento desta água-viva desde 1884, quando um capitão do mar australiano observou alguns espécimes flutuando perto de seu barco e relatou o que havia visto.

Elas não são apenas mortais, mas incrivelmente dolorosas também, pois a picada desse tipo de água-viva pode parecer que tudo dentro de você está se despedaçando, causando uma dor intensa que pode durar dias ou semanas após o ataque inicial. Alguns cientistas estimaram que 40% de todas as picadas marinhas são, na verdade, dessas pequenas criaturas.

  Vespa-marinha (Chironex fleckeri) – Imagem: Australian Museum

2 – Vespa-marinha (Chironex fleckeri)

A Chironex Fleckeri também conhecida como a vespa-marinha, é uma das criaturas mais venenosas da Terra. Esta é uma água-viva relativamente pequena que geralmente mede entre 20 e 30 centímetros de altura e foi responsável por mais de 65 mortes em todo o mundo desde 1884. A maioria dos que morreram foram picados por esse tipo de água-viva enquanto nadavam perto da Austrália ou da Ásia, mas não se engane, elas podem ser encontradas em todo o mundo, do México à Flórida.

Assim como a Irukandji, os tentáculos da Chironex contêm toxinas suficientes para matar até 30 pessoas de uma vez! Além de serem mortais, elas são rápidas! Quando esses tipos de animais se aproximam da costa é melhor manter distância pois sua picada libera um veneno que pode fazer com que as vítimas sofram parada cardíaca.

Alatina Alata – Imagem: marinespecies.org

3 – Alatina Alata

Alatina Alata é um tipo de água-viva que pode crescer até um metro e oitenta de altura e é conhecida por matar mais de 60 pessoas desde 1884. Esses tipos, que também são os mais perigosos da Terra, têm tentáculos cheios de toxinas que irão matar humanos em minutos se não forem tratados dentro de uma hora após serem picados. Elas progridem perto da costa da Austrália, mas podem ser encontradas em todos os lugares, de Montana à Flórida.

O veneno das Alatinas, causa parada cardíaca, ao liberar níveis de potássio nas células sanguíneas das vítimas, levando ao choque e à morte sem o atendimento médico imediato. Você pode encontrar esses tipos de água-viva em países como Malásia, Austrália, China e Japão.

Chiropsalmus Quadrigatus – Imagem: paleobio.org

4 – Chiropsalmus Quadrigatus

Conhecida também, em inglês, como “blue-ringed Octopus” (tipo polvo de anéis azuis), a Chiropsalmus Quadrigatus é uma das criaturas mais venenosas de toda a América do Norte. Esse tipo específico foi responsável por pelo menos 100 mortes desde 1884, quando alguém relatou tê-los visto pela primeira vez perto de Sydney, na Austrália. Elas medem cerca de 15 centímetros, com seus tentáculos atingindo até um metro de comprimento! O veneno liberado por esta pequena criatura contém toxinas suficientes, então não se deixe enganar pelo tamanho, elas são mortais.

Se você for picado por este tipo de água-viva poucos minutos depois da mordida ou do toque, você “passará dessa vida para melhor “se o atendimento médico não for rápido. É possível encontrá-las em lugares como Austrália, Japão, China e América do Norte.

Morbakka Fenneri – Imagem: Australian Museum

5 – Morbakka Fenneri

Este é um tipo de água-viva que vive no Oceano Atlântico e é conhecida por matar até 65 pessoas desde 1884, tendo aproximadamente 30 centímetros de altura, com tentáculos chegando a quase um metro de comprimento. O veneno da Morbakka Fenneri contém toxinas suficientes para parar seu coração se você não receber tratamento dentro de 15 a 20 minutos após a sua picada.

Elas são encontradas perto da Austrália, mas também foram vistas na costa do Japão, Coréia, Mianmar (Birmânia), Polinésia Francesa (Taiti) e Nova Caledônia. Esta é uma água-viva relativamente pequena que geralmente mede entre 20 e 30 centímetros de altura, exemplo de que tamanho não é documento, né?

Concluindo

Então, para matar a sua curiosidade, aí estão as cinco águas-vivas mais venenosas do mundo. Se você não quiser ver a morte de pertinho, tenha cuidado ao entrar na água e fique longe de algo que pareça ter tentáculos ou que seja avermelhada ou roxa. Vai dar um mergulho em águas desconhecidas? Então, certifique-se de usar alguma forma de proteção, como roupas de banho feitas de outro material que não seja nylon, pois elas podem ficar presas na pele e causar ferimentos graves. Mantenha sempre o cuidado!