fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Fatos científicos sobre cães: o que os torna únicos?

Os cachorros são de fato os melhores amigos do homem, e é por isso que eles são ótimos animais de estimação para os humanos. Se você já é tutor de um cãozinho, sabe como é bom tê-los por perto.

Ok que os cachorros são adoráveis e sabemos que os ama muito, mas por acaso você sabe tudo sobre eles? Tipo, tudo, tudinho mesmo? É bem provável que não.

Mas não se preocupe, pois existem muitas coisas que a ciência revelou sobre eles que ainda muitos pais e mães de pet não sabiam.

Se você acha que sabe tudo sobre seu cachorro, talvez se surpreenda ao aprender coisas novas durante a leitura deste artigo. A ciência tem muito a dizer sobre os cães e suas características, e aprender sobre isso só vai fazer com que você se apaixone ainda mais por essas criaturinhas.

E então, vamos dar uma olhadinha nestes fatos científicos?

1 – Podem ser mais velhos do que você pensa

É considerado que um ano humano equivale a sete anos caninos, porém isto é um mito pois os cientistas afirmam que os cachorros estão quase na meia-idade quando têm dois ou três anos. A Universidade da Califórnia descobriu que os cães são muito mais velhos do que os humanos pensam, pois quando têm três anos, provavelmente estão perto da idade de um ser humano de 50 anos! Também foi descoberto que eles irão começar a envelhecer mais devagar quando tiverem idade suficiente. Ficou chocado? Espere que tem mais.

2 – Tiveram uma fase difícil na adolescência

Os seres humanos têm diferentes fases na vida, nas quais enfrentam vários desafios. A puberdade, por exemplo, é como se você tivesse que embarcar em um passeio de montanha-russa. Com os cachorros não é diferente, diz-se que eles também passam por essa mesma fase. Se você tem um cachorro filhote, fique atento ao seu comportamento, talvez você note que ele seja mais obediente aos cinco meses de idade do que aos oito. Ah, e se você quer treinar seu doguinho durante esta fase talvez não seja a melhor das ideias, pois os cientistas dizem que é mais difícil treiná-los durante a puberdade. Anotou aí?

3 – Entendem tudo que você diz a eles

Muitos pais e mães de pet falam com seus cachorrinhos com a ideia de que seus bebês estão entendendo tudo. Acontece que isso é verdade! Eles sabem sim o que você está dizendo. De acordo com a Universidade Emory, os cães adquirem uma compreensão básica das palavras humanas após uma certa idade e, como suas regiões auditivas são tão fortes, eles reagem na hora certa a palavras diferentes. Uau, dessa você não tinha certeza, né?

4 – Reconhecem sua voz

Você já viu seu cãozinho reagir à sua voz em particular? Isso acontece porque eles distinguem claramente as pessoas por meio da voz que elas possuem. A Universidade de Sussex conduziu pesquisas sobre cães e sua capacidade de reconhecer vozes e, com isso, foi descoberto que eles são capazes de reconhecer pessoas diferentes falando as mesmas palavras! A revista científica Biology Letters publicou um estudo no qual cães ouviam as pessoas e as reconheciam. Incrível!

5 – Fazem bem para a sua saúde

Quer seja para mantê-lo mental ou fisicamente bem, os cães podem ser de grande ajuda em mudar completamente o seu estilo de vida. Eles são ótimos para o seu bem-estar mental, pois podem ajudá-lo a combater a ansiedade, depressão e a solidão. Vários estudos foram conduzidos na Inglaterra, onde se descobriu que ter um cachorro pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. Você sabia disso?

6 – Uma fonte de terapia para doenças mentais

A terapia com cães é, de fato, um tratamento mental bem-sucedido, administrado a pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. Existem muitos centros de reabilitação onde cães treinados são usados ​​para tratar pessoas com essas condições mentais, ajudando a reduzir o estresse e, assim, melhorando a ansiedade e a depressão nas pessoas. Até mesmo psicólogos sugerem que as pessoas tenham cães em casa para ter paz mental. Queridos, né?

7 – Podem ser treinados como profissionais médicos

Por muito tempo, os cachorros foram usados ​​como guias para pessoas cegas e foi assim que começaram a desempenhar um papel vital no setor da saúde. Hoje, eles são usados ​​não apenas como guias, mas também como medical detection (detecção médica), podendo farejar câncer, diabetes tipo 1 e 2, alergias a nozes, doença de Addison, Parkinson e outras doenças fatais. Os cientistas dizem que os cães podem ser treinados como profissionais médicos, podendo ser uma ajuda mais eficaz no processo de diagnóstico com seu incrível sentido olfativo.

8 – Seu narizinho é frio por um motivo

Os doguinhos têm o narizinho frio e acredita-se que seja para regular a temperatura corporal, porém, os cientistas revelaram que ele funciona como detectores de calor ultrassensíveis. Relatórios científicos da Hungria e Suécia descobriram que quando a temperatura ambiente é de 30 graus, o nariz de um cachorro pode chegar a 5 graus. Essas diferenças significativas ocorrem devido à sua função sensorial e, como resultado, eles podem sentir até mesmo um calor leve, como um pequeno mamífero a metros de distância. Impressionante!

Concluindo

O seu amigo de quatro patas é mais do que lealdade e fofura. Durante anos os cientistas pesquisaram os cães para saber mais sobre eles e, por isso, você nunca irá se cansar de aprender fatos científicos a seu respeito porque existem muitas informações por aí.

O que mencionamos acima foram alguns dos fatos vitais sobre eles que a maioria das pessoas desconhece. Agora que você sabe mais coisas sobre os doguinhos, pode tentar aprender porque eles fazem, o que fazem.