Lontras – Tudo que você precisa saber sobre elas
As lontras são adoráveis criaturas semiaquáticas tagarelas, brincalhonas e românticas, que adoram comer peixe e são classificadas em 13 espécies diferentes, o que as torna ainda mais fascinantes.
Esses animais carnívoros estão vulneráveis à extinção, pois cada uma dessas espécies está se tornando rara, uma a uma. Sim, isso realmente se tornou uma ameaça às suas vidas, e os cientistas estão tentando encontrar medidas rigorosas para superar esse problema antes que seja tarde demais.
Enquanto ainda temos tempo de observá-las em vida, vamos ajudar você a conhecer mais sobre essas criaturas fofinhas!
Vamos dar uma olhadinha no quão inteligentes, engraçadas e adoráveis as lontras são?
1 – Os Zoroastrianos pensavam que eram criaturas sagradas
Na época dos zoroastrianos, existia a ideia de que essas criaturas adoráveis eram os guardiões dos rios, pois removiam dos rios todos os animais mortos e impuros ao comê-los. Dessa maneira, as lontras mantinham os rios limpos e assim os zoroastrianos nunca deixavam ninguém os contaminar onde residiam. A antiga religião também realizava cerimônias para esses animais que eram encontrados mortos nesses lugares.
2 – Mamães adotivas gentis
Em uma das pesquisas realizadas, uma lontra fêmea deu à luz um bebezinho. No mesmo dia, um filhote de cachorro ficou preso em uma selva próxima e as pessoas o soltaram nas águas onde a mamãe lontra ficava, ela imediatamente passou a cuidar dele como um filho. Isso impressionou as pessoas que estavam fazendo essas experiências e, portanto, mais tarde decidiram deixar “cair” mais seis a sete filhotes. Novamente, esses experimentos também mostraram resultados positivos, onde as mamães lontras demonstraram uma dedicação digna de nota por adotar esses lindos bebês.
3 – O seu hobby é papear
As lontras são incríveis no quesito comunicação, pois podem fazer ruídos de quase 22 maneiras diferentes. Ainda tem mais! Os filhotes têm 11 de seus chamados que são conhecidos como balbucio infantil e, além disso, irão gritar “hah” quando encontrarem uma ameaça nas proximidades. Interessante, né?
4 – Elas nem sempre são tão adoráveis
Se você pensa que as lontras são adoráveis o tempo todo, pode ser que esteja se enganando um pouquinho. Elas podem ser criaturas bem selvagens durante alguns incidentes, especialmente durante o período de acasalamento, pois nesse momento, os machos mordem o rosto de suas fêmeas para evitar que escapem, deixando feridas faciais gigantes nelas. Em muitos casos elas podem até morrer durante o ato por causa do modo selvagem como o macho se comporta. Por mais que seja algo natural, isso é bem sério.
5 – Famosas nas culturas nativo-americanas
Existem muitas razões pelas quais as lontras são super famosas em muitas partes dos Estados Unidos, e uma delas é que muitas tribos as consideram um animal de sorte e um símbolo de lealdade e honestidade. No entanto, partes do Canadá e do Alasca pensam exatamente o contrário, pois acreditam que as lontras são pavorosas e dão medo, portanto, não dão sorte alguma. Os europeus coloniais até caçavam essas criaturas e extraíam seus pelos, o que era inaceitável por muitas pessoas ao redor do mundo que adoravam esses bichinhos.
6 – Elas possuem a pele mais grossa de todas
As lontras têm cerca de um milhão de pelos por polegada quadrada, tendo duas camadas, uma sendo a pele do subpêlo e, em seguida, a dos pelos longos que são invisíveis para nós. Essas camadas ajudam a reter o ar próximo à pele delas, que é seca e quente. No entanto, por terem tantos pelos presos nelas, é possível que até tenham dificuldades em tentar mergulhar debaixo d’água.
7 – Diminuição de todas as espécies
É sem dúvida surpreendente saber que existem 13 espécies de lontras que, infelizmente, agora estão diminuindo. Entre todas elas, apenas a lontra-norte-americana parece estar abrindo uma exceção ao continuar prosperando. Cinco espécies de lontras já estão listadas como ameaçadas de extinção e isso colocou toda a sua raça em risco. No entanto, medidas rígidas estão sendo tomadas para lidar com este problema imediatamente. Desse modo, para a máxima segurança e proteção da vida selvagem, o número da caça furtiva desses animais diminuiu na América do Sul.
8 – Sua aparência física é diferenciada
Estas pequenas criaturas cheias de pelos por todo o corpo e caudas longas, geralmente tem de 60cm a 1,80 metros de comprimento e pesam entre 4,5 e 30 kg. Com suas orelhinhas curtas e corpos alongados que os tornam ainda mais adoráveis, esses membros da família dos mustelídeos podem até fechar os olhos e o nariz debaixo d’água.
Concluindo
As lontras são animais muito interessantes, pois além de serem bons nadadores, super adaptáveis e ágeis caçadores de peixes, elas amam sua vida e até mesmo os humanos em uma certa medida, tanto que frequentemente você os encontrará interagindo com elas, e isso é bem divertido.
Então, da próxima vez que você encontrar uma lontra por aí, não se esqueça de ser amigável com ela, pois em dúvida, será um momento para se recordar por toda a vida. Então, por que continuar esperando, certo?