fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Como os papagaios falam? O segredo foi revelado

Em meio a milhares de espécies de pássaros, os papagaios são uma das criaturas mais inteligentes de todos os tempos, pois nascem com habilidades fantásticas de comunicação naturalmente atraentes que os distinguem de outras aves.

Esses pássaros podem até mesmo imitar palavras e falas humanas que podem ser extraordinariamente fáceis de entender. Um dos papagaios mais fascinantes de se observar é o incrível papagaio-do-Congo, chamado Einstein, que vive no Knoxville Zoo e pode imitar até 200 falas e palavras humanas. Acredita nisso?

Embora vários pássaros na Terra possam possuir tais qualidades, a forma como os papagaios se comunicam é impressionante. Vamos aprender um pouco mais sobre suas incríveis habilidades de conversação?

Einstein – o papagaio-cinzento africano – Imagem: Zoológico de Knoxville

Dotados com um cérebro único

Ao contrário de outros pássaros, os papagaios têm um cérebro singular que os permite aprender canções rapidamente, sendo possível devido a uma parte do cérebro chamada “sistema de música”, que é uma parte específica do núcleo interno que os ajuda a aprender vários sons em uma observação diária.

Eles também possuem uma parte extra de seu sistema de música que é conhecida como concha externa. A maioria dos pesquisadores acredita que essa parte mágica do cérebro permite que eles copiem os sons instantaneamente.

Então, se você ouvir um pássaro copiar algo que você diz em pouco tempo, pode ser por causa dessa parte do cérebro. No entanto, suas funções ainda são desconhecidas para a maioria dos pesquisadores e cientistas que tentam descobrir informações sobre isso.

Que destaque!

Você já se perguntou por que os papagaios podem imitar os sons melhor do que pássaros canoros ou beija-flores? Uma pesquisa recente provou que os papagaios têm estruturas cerebrais distintas que os permitem copiar sons muito melhor do que outros pássaros, podendo até cantar músicas melhores do que os próprios pássaros canoros ou beija-flores. Com capacidades tão impecáveis, eles também exibem habilidades de aprendizado vocal impressionantes, como vimos anteriormente.

Além disso, a concha externa que os cérebros de papagaios herdam é muito melhor do que as conchas de outros pássaros.

“Esta descoberta abre um enorme caminho de pesquisa em psitacídeos, na tentativa de entender como estão processando as informações necessárias para copiar sons novos e quais são os mecanismos que estão por trás da imitação dos sons da fala humana”, afirmou Mukta Chakraborty, pesquisador pós-doutorado no laboratório de Erich Jarvis.

No entanto, os cientistas acreditam que mais coisas, além disso, podem existir no cérebro mágico do papagaio e por esta razão, novos estudos com novos pesquisadores continuam ocorrendo nos dias de hoje.

Uma espécie sociável e feliz

Se você já teve um papagaio como bichinho de estimação em casa, sabe como eles adoram gritar as palavras que você diz. Temos como exemplo, Keeka, um lindo papagaio que gosta de imitar o seu tutor e adora quando ele promove festas em sua casa. O pássaro curte muito se envolver nas conversas com os convidados, socializando por meio da imitação de sons. De vez em quando, Keeka tenta imitar quase tudo que o seu tutor tem a dizer.

Em suma, os papagaios adoram ser reconhecidos até mesmo em um grupo de humanos e se envolvem em interações significativas. Eles imitam os sons de seu tutor para ajudá-los a perceber que agora fazem parte de sua nova família e esse comportamento, lhes dá, no geral, uma sensação de segurança, alegria e até mesmo de conforto.

Por fim, isso também acontece porque os papagaios são pássaros brilhantes, então da próxima vez que você disser algo em alto e bom som, lembre-se de que seu papagaio pode ouvi-lo e guinchar em voz alta!

Algumas das melhores espécies de papagaios que se comunicam

O papagaio-do-Congo, o papagaio-Timneh e o papagaio-de-nuca-amarela são alguns dos que melhor falam em todo o mundo, e quando imitam vozes humanas então, é sem dúvida surpreendente.

Os do Congo e do Timneh apresentam o mais extenso vocabulário de palavras e discursos humanos possível e também são os melhores cantores, além de adorarem ouvir música. Então, se você curte músicas em geral, esses papagaios serão seus melhores amigos. 

Por outro lado, as lindas araras e cacatuas, não são as melhores para falar, mas são super inteligentes. As caturritas, os papagaios-alexandrinos e os papagaios-eclectus também são bons nisso. Portanto, você pode até considerar ter um desses se desejar, mas lembre-se de fazer isso da maneira mais correta.

É bom lembrar que a maioria dos pássaros selvagens podem ser diferentes e usar sons, assobios e gritos para se comunicar.

Papagaio-de-nuca-amarela

Concluindo

Além de suas incríveis habilidades de comunicação, os papagaios também são experts no quesito acasalamento, podem viver até sessenta anos, além de comer com os pés.

Você irá se surpreender ao saber que existem mais de 393 espécies de papagaios atualmente e todos são totalmente diferentes uns dos outros e apresentam uma beleza como nenhuma outra.

Esta é uma ave super interessante, fácil de cuidar e bem engraçada, além de ser uma companhia que pode lhe ajudar a aliviar seu estresse do dia a dia. Portanto, se você deseja ter um pássaro desses, não desista, é diversão na certa.