fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

O guia completo de tudo que você precisa saber sobre os lobos

O lobo é um tipo de mamífero que pertence à família Canidae e é encontrado na maioria das partes do mundo. De uma cor geralmente cinza ou preto, os lobos também podem ser marrom-avermelhados, além disso, possuem pelo longo com uma faixa escura característica descendo de cada lado do seu corpo. Essas criaturas peludas podem pesar de 15 a 40 quilos, dependendo do sexo e idade.

A palavra lobo em inglês “wolf”, vem do inglês antigo, que significa “de animais selvagens”, e em muitas culturas eles representam força e poder. Neste artigo, vamos lhe mostrar tudo o que há para saber sobre essas criaturas majestosas!

Como é a aparência de um lobo?

A pelagem natural de um lobo é geralmente preta, cinza e branca, mas a aparência pode mudar com base onde vivem, como acontece com qualquer outro animal ou humano. Eles têm quatro dedos que apontam para a frente e dois que estão voltados para trás, o que lhes dá melhor tração para correr. Suas patas são projetadas para ajudá-los a andar na neve, distribuindo seu peso, fazendo com que cubram mais terreno do que a maioria dos outros animais, devido ao tamanho delas em relação ao tamanho corporal do animal.

As “almofadinhas” na sola de suas patas também fornecem uma camada extra de proteção contra superfícies como gelo ou pedras afiadas enquanto ainda são capazes de segurar algo como uma presa sem escorregar durante uma perseguição em uma área com declive ou em um terreno rochoso.

Onde eles vivem?

Na América do Norte, os lobos são encontrados principalmente no Alasca e, em outras partes do mundo, eles podem ser encontrados na Europa e na Ásia e em algumas ilhas próximas a essas áreas. Esses animais normalmente viajam juntos com grupos de cerca de seis a oito membros, mas também podem viver sozinhos ou em pares quando a presa é abundante o suficiente para um lobo.

Ao longo da história, infelizmente as pessoas executaram muitos desses predadores devido à sua reputação de “comer homens” e às ameaças à rebanhos ao redor do mundo. Mas, agora que os humanos têm mais consciência de como eles são importantes não apenas para o equilíbrio da natureza, mas também para a preservação da biodiversidade, estamos trabalhando duro para proteger esta espécie da extinção e tentar recuperar sua população!

A comida e a caça

Os lobos geralmente são necrófagos e irão comer qualquer coisa que encontrarem. Eles caçam grandes mamíferos como veados, alces, renas ou bisões e animais menores, como coelhos, castores, ratos, esquilos e marmotas. Mas, quando a comida de sua preferência está em escassez, os lobos precisam comer gramíneas e frutas vermelhas que constituem apenas uma pequena porcentagem de sua dieta.

Além disso, esses animais majestosos precisam da água que obtêm do estômago da própria presa ou lambendo a neve.

Como eles se comunicam?

Os lobos se comunicam entre si principalmente por meio da linguagem corporal e marcações de odor e, algumas das maneiras como os eles fazem isso são: latidos, rosnados, mordidas, uivos, gemidos ou choramingos para contar a seus companheiros de matilha o que está acontecendo em seus arredores e o perigo que pode estar se aproximando, como uma matilha rival por exemplo. Alguns especialistas sugeriram que existem muitas subcategorias nesses tipos gerais de vocalizações, tipo “choramingar” pode indicar fome, enquanto “latir” pode significar que os vigilantes da matilha detectaram um intruso.

Os lobos usam os odores da urina ou das fezes nas árvores para sinalizar os limites do território e dar informações sobre a disponibilidade de acasalamento, assim como, o nascimento de novos filhotes.

Como os lobos vivem juntos?

Os lobos vivem em matilhas e elas variam de quatro a trinta e dois membros, mas a média é de doze ou treze. O casal alfa domina a matilha e geralmente procria apenas um com o outro (embora haja exceções), enquanto os outros procriam fora de seu grupo familiar. Outros lobos dentro de uma matilha diferem de posição com base na idade e capacidade reprodutiva, o que significa que dois machos às vezes podem ser mais dominantes do que uma loba!

A hierarquia entre eles varia dependendo do que estão fazendo em um determinado momento, pois alguns comportamentos requerem uma posição mais elevada por motivos de segurança. Por outro lado, indivíduos de uma posição inferior podem ter melhor acesso a fontes de alimento, como presas encontradas perto de poços de água durante o tempo quente, quando a sede é alta em relação à fome.

Que tipo de som ele faz?

Por acaso você já ouviu um lobo uivando? Esta é uma das características mais marcantes do som que ele produz. Lobos e coiotes podem produzir quatro sons diferentes: rosnados, grunhidos, latidos e vocalizações como “uau”, que são chilreios curtos ou vários deles que imitam aqueles emitidos por pássaros, como chapins ou corvos. Um lobo pode usar um tipo de chamado para uma comunicação amigável perto de outros lobos, mudando para outro som se precisar avisar os membros sobre um intruso próximo.

O chamado dá tempo, para aqueles da matilha que respondem, adotar várias posturas por conta própria, enquanto aguardam a direção do uivo de seu alfa em intervalos de cerca de 30 segundos até dois minutos.


Os lobos são criaturas fascinantes e estamos ansiosos para compartilhar mais fatos sobre eles com você no futuro. Mas e então, qual dessas curiosidades mais chamou sua atenção?