Tipos de tartarugas: as espécies que você precisa conhecer!
As tartarugas existem há 165 milhões de anos, mas você talvez não saiba que existem muito tipos de tartarugas, várias espécies desses répteis. Elas vivem em todos os continentes, exceto na Antártida, e podem ser encontrados em uma variedade de habitats, de desertos a florestas tropicais. Este artigo irá falar sobre as espécies de tartarugas mais comuns, onde vivem, o que comem e qual a sua expectativa de vida. Ficou curioso? Então vamos lá!
Tartaruga-de-orelha-vermelha: esta é um dos tipos de tartaruga muitas vezes confundida com uma tartaruga bebê, e na verdade é sua própria espécie. Essas miniaturas são encontradas na América do Norte, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento quando totalmente adultas.
Tartaruga russa: tendo uma expectativa de vida em torno de 50 anos, estas podem viver até 100 anos se forem bem cuidadas. Essas tartarugas podem ser encontradas nas estepes da Europa até o extremo oeste da França e a leste da Sibéria.
Tartaruga-de-kemp: esse tipos de tartarugas espécie é encontrada no oceano e atinge até 1,20 m de comprimento. Geralmente, elas vivem por cerca de 20 anos, mas se tiverem sorte podem viver até os 40.
Batagur borneoensis: esta tartaruga vive perto de pântanos de água salgada na América do Norte, da Virgínia ao Texas. Sua expectativa de vida é de cerca de 45 anos, podendo chegar até 60 cm de comprimento.
Tartaruga gopher: encontrada nos Estados Unidos do Texas até o Canadá, esta espécie pode viver mais de 100 anos, mas só se tiver um habitat adequado com muita exposição ao sol.
Tartaruga-marinha-australiana: esta tartaruga é encontrada na Austrália e vive cerca de 50 anos. Ela pode atingir até 90 cm de comprimento, mas a maioria tem cerca de 60 cm quando totalmente adulta.
Tartaruga-de-casco-mole-espinhosa: encontrada nos Estados Unidos, podendo chegar a ter cerca de 1,20 m de comprimento, essa espécie pode viver até 50 anos. Infelizmente muitas morrem por conta de predadores como guaxinins ou outras tartarugas que podem acabar comendo-as enquanto ainda são jovens.
Tartaruga-pintada: essas tartarugas crescem cerca de 60 cm de comprimento e podem ser encontradas na América do Norte. Vivendo por volta de 50 anos, se forem bem cuidados, sua expectativa de vida pode variar de 60 a 80 anos.
Cágado: este não é exatamente uma tartaruga. O cagado é um animal que tem cascos parecidos com o das tartarugas, mais conhecido como quelônio (répteis dotados de carapaça). Eles podem ser encontrados na África e na Ásia, mas têm apenas cerca de 30 cm de comprimento quando atingem a idade adulta.
Tartaruga bostami: encontrada na América do Norte, do Alabama ao Canadá, esta espécie tem crescido até 60 cm de comprimento há cerca de 150 anos, embora se acredite que tenha atingido um tamanho muito maior no passado.
Tartaruga-pescoço-de-cobra: encontradas na Ásia, da China ao Japão, chegando a ter cerca de 1,20 m de comprimento quando adultas, essa tartaruga pode viver cerca de 70 anos, mas isso só se tiver um habitat adequado com muita exposição solar.
Tartaruga-de-couro: muitas vezes denominada como “o maior réptil vivo do mundo”, essa espécie é encontrada no oceano Atlântico, podendo crescer até um 1,80 m de comprimento e viver cerca de 80 anos.
Tartaruga-gigante-da-Malásia: essa tartaruga vive perto de pântanos de água doce da Índia até a Malásia. Elas levam cerca de 20 anos para crescer, mas não é muito difícil viverem uma vida longa por causa da falta de predadores. Sorte, né?
Tartaruga-da-madeira: essa tartaruga vive na América do Norte, mas pode ser encontrada do sul da Flórida até o norte do Canadá e do Alasca. Essa espécie tem muita dificuldade em crescer porque vira a presa de guaxinins ou até outras tartarugas quando bem jovens, quando seus cascos ainda não tiveram a chance de endurecer.
Tartaruga-de-caixa-do-Golfo: essa espécie vive na América do Norte e chega a ter cerca de 60 cm de comprimento, podendo viver até 50 anos. Por conta de alguns predadores, infelizmente, muitas delas viram parte do seu cardápio ainda muito jovens. Clique aqui e conheça outros tipos de tartarugas-de-caixa.
Concluindo
As tartarugas são criaturas fascinantes que estão conosco desde o início dos tempos. Ainda hoje, elas habitam todos os cantos do mundo e continuam a nos surpreender e encantar com tamanha singularidade. Em uma variedade de formas e tamanhos, elas vivem em terra ou na água, comem plantas ou até mesmo outros animais, pertencem a um gênero (Chelonia) ou muitos deles e são conhecidos por diferentes nomes em diferentes culturas. Então? Você sabia que existiam tantos tipos de tartarugas? Surpreendentes, né?