fbpx
Pets IncomunsRecentesTop Artigos

Como cuidar do seu petauro-do-açúcar?

Se você está pensando em ter um petaurus breviceps, certifique-se de fazer sua pesquisa primeiro e obter várias informações de diferentes fontes, de preferência confiáveis, sobre como um petauro-do-açúcar deve ser cuidado. Eles têm quase o mesmo tamanho de um esquilo-da-Mongólia, e o planador de açucare afins estão ganhando popularidade como bichinhos de estimação, provavelmente porque são fáceis de cuidar e são muito fofinhos e amigáveis. Também, se você alimentá-los de forma correta, eles praticamente nem tem cheiro e podem viver por muitos anos, sendo o animal ideal para muitas pessoas. Vamos dar uma olhadinha nas melhores maneiras de cuidar do seu petauro-do-açúcar?

1 – São animais noturnos

Eles se contentam em “abraçar”, durante o dia, gostam de ficar em sua gaiolinha, na sua mão ou em um bolso e durante a noite, eles se tornam mais ativos e irão deslizar para a sua mão. Se você o manter confortável em sua mão, eles são fáceis de manusear e não irão fugir, até mesmo durante seus períodos ativos. Ambos petauros, macho e fêmea, são excelentes bichinhos de estimação exóticos, com uma expectativa de vida de dez a doze anos, e algumas vezes até mais. Na natureza, no entanto, de 4 a 6 anos é a expectativa de vida normal deles. 

Embora sejam razoavelmente fáceis de cuidar, os petauros-do-açúcar requerem mais tempo do que a maioria dos pequenos mamíferos presos em gaiolas, e tem algumas necessidades especiais. Antes de decidir ter um bichinho desses, você deve verificar se terá o comprometimento e o tempo que seu novo pet precisa. 

2 – São animais extremamente sociáveis 

Na natureza, eles vivem em grandes grupos familiares, chamados de colônias. Por conta de sua natureza social, o petauro-do-açúcar deve sempre ser mantido em pares ou em grupos pequenos. Não importa quanto tempo você planeja passar com seu pet, você não pode substituir a companhia de um outro petauro. Não é normal para eles ficarem sozinhos, e é bem injusto forçar a solidão do seu bichinho, não acha?

Quando mantidos sozinhos, é bem provável que fiquem deprimidos, retraídos, até mesmo na defensiva e podem se recusar a comer e, eventualmente, morrer de solidão. Tadinhos! Se você não tem interesse em ter ninhadas, grupos do mesmo sexo podem se dar bem. Se os machos forem mantidos juntos, eles devem ser da mesma ninhada ou ter uma ligação desde novinhos.  

3 – Vacinação em um petauro do açucar

Esses animaizinhos não requerem vacinação, mas se eles tiverem problemas de saúde, você precisará procurar um veterinário com experiência em petauros-do-açúcar, o que será mais fácil para o profissional entender os problemas presentes no bichinho.

4 – Dieta desses pequeninos

A maior parte da dieta dos petauros-do-açúcar consiste em insetos, eles adoram pegá-los! Eles também comem pequenas quantidades de comida seca de gato, açúcares, cereais, algumas frutas frescas, proteínas, vegetais (exceto feijão, que todos os animais, incluindo crianças pequenas, parecem detestar) e ovos cozidos. Parece saudável, né?

5 – Exigem cuidado

Eles não podem ser treinados para usar a caixa de areia, então, diariamente é necessário fazer a limpeza. Às vezes eles gostam de brincar jogando pedaços de comida por todo o lugar.  Eles são criaturinhas radiantes e curiosas que entrarão em qualquer lugar se tiverem a oportunidade. Ainda mais, eles têm dedos opostos, o que significa que eles são hábeis em desamarrar nós e realizar tarefas semelhantes. Eles não devem ter acesso a nada que possa machucá-los, e a gaiola que eles vivem, deve ser completamente à prova de fuga.

6 – A gaiola do petauro-do-açúcar

De acordo com estudos do comportamento animal (estudos etológicos), é considerado impróprio manter um petauro em uma gaiola menor do que 2 x 2 x 2 metros e o tamanho da malha ou grade deve ser de 1 x 2,5 centímetros. Isso se deve ao fato de ser uma espécie noturna, pois é durante a noite que eles se tornam ativos.

Na natureza, um petauro poderia passar a noite voando e pulando entre árvores e galhos, cobrindo distâncias de mais de 50 metros. Nós devemos levar em conta que o local da gaiola na casa não deve permitir o acesso de potenciais predadores, como cães, gatos, cobras etc.

Dentro da gaiola, você pode colocar uma caixinha, como se fosse uma toca, o que simula o buraco de uma árvore, com uma entradinha estreita em que só eles passam. Desse jeito, esses bichinhos se sentirão mais seguros. O local da toca, assim como dos potinhos de comida e água deve ser alto, não perto do chão da gaiola. Você também pode colocar galhos na vertical e na horizontal. O larzinho deles ficará bem confortável!

7 – Comportamentos sociais que os petauros-do-açúcar têm

Tenha cuidado quando for introduzir um novo petauro a gaiola. Eles são criaturinhas muito sociáveis, adoram fazer parte de um grupo e geralmente se dão bem com outros petauros. Duas ou mais fêmeas ou machos funcionam bem, mas se você colocar ambos os gêneros em uma gaiola, pode facilmente resultar em ninhadas. Imagina que fofos os filhotinhos!

É possível comprar um petauro de açúcar no Brasil?

Sim, é possível encontrar um petauro do açucar à venda no Brasil, mas esteja ciente de que o petauro do açúcar preço pode chegar a até R$ 3.000 em redes sociais e em lojas de animais especializadas, especialmente em São Paulo.

Antes de decidir comprar um petauro do açucar, faça uma pesquisa cuidadosa. Este animal de estimação exótico, também conhecido como esquilo do acucar ou esquilo voador, requer cuidados especiais, tanto em termos de alimentação quanto de habitat.

Os petauros são animais noturnos originários da Nova Guiné. Eles são pequenos marsupiais que têm a habilidade de planar de árvore em árvore, o que os torna bastante únicos entre os animais de estimação.

Então, você está pronto para adotar um desses incríveis animais? Lembre-se, possuir um pet exótico, ainda mais um animal noturno, como o petauro-do-açúcar é uma responsabilidade grande e deve ser considerada com cuidado.