fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

As 5 raças caninas mais agressivas que existem

Ao longo dos anos, os humanos criaram tantos cachorros que hoje, você poderá ver uma variedade de raças que são usadas para diferentes finalidades. Do seu cãozinho comum a cães de corridas ágeis, cães de caça super inteligentes, e poderosos cães de guarda, é só você escolher e terá. Porém, cada raça é diferente e serve para diferentes propósitos. 

Para os aspirantes a tutores de animais de estimação, há muitas opções quando se trata de cachorros. Mas é aconselhável ter bastante cuidado na escolha, principalmente quando for a primeira vez. Embora qualquer cachorro possa se tornar agressivo dado a uma determinada circunstância, existem certas raças que tem um alto impulso de caça e uma “paciência” mais curta que os torna incrivelmente agressivos. Mas preste atenção! Agressão não quer dizer que eles sejam perigosos. Todos os cães são amorosos e nunca irão abandonar você, mas existe um modo particular de lidar com raças caninas agressivas. 

Se você tem bastante espaço em casa e consegue dar conta de todas as necessidades de alimentação, exercício e higiene, você pode considerar levar para casa um cão de uma raça agressiva que pode proteger sua propriedade e seus entes queridos. A seguir, conheça algumas das raças mais agressivas que podem representar uma ameaça a estranhos.

Cão-lobo

1 – Cão-lobo

O bom senso irá te dizer o porquê essa raça pontua alto no índice de agressão. Como o nome sugere, o cão-lobo é uma combinação de cachorro com lobo. Enquanto os cães foram domesticados há séculos, os lobos evoluíram sem nenhuma domesticação. Mas ambos, cães e lobos, são interférteis, o que significa que eles podem acasalar e produzir descendentes, independentemente da raça do cachorro que cruzar com o lobo. 

Na natureza, os lobos vivem em uma alcateia. Quando um lobo atinge a maturidade sexual, haverá uma mudança em seu comportamento, ele começará a se impor como um indivíduo na alcateia e é aí quando eles desafiam o alfa para uma posição superior no grupo. Portanto, com o cão-lobo, você pode esperar o mesmo comportamento. Já que você é o “alfa” da casa, seu cão-lobo pode ficar um pouco assertivo e agressivo com relação ao território. É importante que você tenha espaço suficiente para o seu cachorro passear e brincar. Apesar de eles não machucarem você, se for persuasivo, eles são uma ameaça a estranhos, especialmente quando eles estão na época do cio e seu comportamento muda.  

Dogo-argentino

2 – Dogo-argentino

Esta raça canina é uma das espécies mais agressivas que existe. O dogo-argentino é uma raça de cachorro musculoso da Argentina e está proibida de tê-la no Reino Unido e outros países por conta de seu temperamento, ao contrário de outros pets exóticos como uma salamandra. Eles são criados como cães de caça e guarda.

Um dogo-argentino pode facilmente matar um javali ou uma onça-parda. Mas mesmo sendo agressivos, eles são uma das raças caninas mais bonitas que existem. Sua pelagem curta de cor branca é simplesmente incrível. Eles são perfeitos para fazendas e casas onde há muito espaço para passear e brincar. Porém, esses lindos precisam diariamente de muito exercício e também um treinador experiente. O dogo-argentino é grande e irá proteger sua família custe o que custar, mas para isso é preciso um treinamento adequado.

Cane Corso

3 – Cane Corso

Não apenas sua aparência é grande, mas eles podem ser extremamente agressivos também. Eles são pesados, grandes e tem poderosas mandíbulas projetadas para destruir. É uma raça antiga que ressuscitou. 

Hoje, eles são cães policiais super populares por conta de sua força e poder e podem ser treinados como tal para diferentes operações. Os tutores precisam entender algumas coisinhas antes de levar um cane corso para casa, como as necessidades da raça, sua dieta e treinamento. Caso não sejam treinados e controlados, eles podem se tornar agressivos. Então, se você está planejando ter um desses, faça a sua pesquisa e pergunte aos tutores de cane corso sobre sua experiência.

Jack Russell Terrier

4 – Jack Russell Terrier

O jack russell terrier é um ótimo bichinho de estimação. Eles são incrivelmente enérgicos, espertos, inteligentes, ágeis e adoram uma diversão. A cereja do bolo é que eles são uma raça pequena, sendo perfeita para a vida em um apartamento.

Essa raça foi criada para fins de caça e os caçadores usavam um grupo deles para caçar raposas e outros animais. No entanto, por serem muito enérgicos e curiosos pelas coisas ao seu redor, eles podem ser agressivos às vezes. Especialmente quando podem sofrer da “síndrome do cachorro pequeno”, onde pensam que são o chefe da família e agem de acordo. 

Basenji

5 – Basenji

Semelhante ao jack russell terrier, o basenji é uma raça canina pequena com um incontrolável impulso por presas. Tudo se resume a sua história de criação e genes, onde foram criados como cães de caça. Tipicamente, um basenji é um sighthound (um cão criado para caçar independentemente dos humanos), o que significa que qualquer movimento de um animal pequeno irá despertar seus instintos de caça e eles não irão parar até eliminar o bicho. Dá medo né? Mas calma, felizmente eles podem ser treinados e controlados. 

Estas são as cinco raças caninas mais agressivas que existem. Caso você tenha interesse em ter algum desses doguinhos, faça sua pesquisa sobre ele e apenas obtenha seu cãozinho com um criador que tenha o certificado de origem do cão (pedigree de cachorro). Mas podemos te dar um conselho? Adote seu bichinho de estimação, se for possível!