Tudo o que você sempre quis saber sobre o dodô
Muitas vezes falamos do pássaro dodô, que não voou sequer uma vez e foi extinto há alguns anos. Mas você já se perguntou de onde vieram, como foram descobertos e como foram extintos?
A história dos dodôs se dá a milhões de anos atrás, quando eles começaram a evoluir. Logo, eles começaram a se espalhar em diversos cantos, mas não durou muito. Se você está com a pulguinha atrás da orelha e quer saber mais sobre eles, continue com a leitura. E então, vamos começar?
Tudo o que você precisa saber sobre os dodôs
Aqui está uma lista de curiosidades sobre os dodôs que o ajudarão a conhecê-los melhor.
O que seu nome significa?
Frequentemente consideramos o termo dodô como estúpido ou burro. No entanto, esse não é o verdadeiro significado deste termo. O nome ‘Dodô’ passou a ser conhecido no século 17 pelos portugueses, pois vem de um termo português chamado ‘Doudo’, que significa simplório.
Como era sua aparência?
Os dodôs eram pássaros que não voavam e foram extintos durante o século XVI. Eles seriam parentes dos pombos contemporâneos. Essas espécies que viviam na floresta sobreviveram em duas pernas com suas espécies familiares nas Ilhas Mascarenhas e da Reunião. Dizia-se que eram pássaros grandes com bico amarelo ou incolor. Também sabemos que pesavam cerca de 22 quilos e tinham pernas pequenas e amarelas.
Como eles progrediam?
Com asas curtas e grossas, tornou-se difícil para esses pássaros voar. Eles também tinham plumagem cinza-azulada e penas encaracoladas que ficavam lindas neles. Como o avestruz e o kiwi, até eles tinham peitos curtos que dificultavam o voo. Assim, geralmente caminhavam pelas ilhas em busca de alimento e abrigo. Diz-se que os dodôs comiam muitas frutas e sobreviviam muito bem mesmo durante as piores temporadas.
Dizem que os dodôs se alimentavam principalmente de frutas, pois eram herbívoros. No entanto, eles também comiam nozes, sementes, bulbos e raízes para sobreviver.
Como eles evoluíram?
Mais de 26 milhões de anos atrás, essas aves encontraram consolo no Oceano Índico enquanto exploravam por lá. Por ser uma área livre de predadores e com comida abundante, eles acharam este lugar adequado para viver. Ao longo dos anos, seus descendentes continuaram a crescer e se tornar mais pesados em um instante. Suas asas tornaram-se menores e seus bicos ficaram maiores. Assim, eles logo começaram a se transformar e evoluir em seus respectivos estilos. Os dodôs são conhecidos por serem endêmicos de Maurício, que fica a 800 quilômetros da costa leste de Madagascar. Normalmente, eles adoravam estar na floresta, mas também ocasionalmente visitavam a costa para recreação.
Como suas vidas foram colocadas em perigo?
Inicialmente, quando foram encontrados nas Ilhas Mascarenhas, não tinham predadores. Além disso, havia comida em abundância e o tempo também era agradável para eles. Assim, eles continuaram a residir lá até que os humanos começaram a invadir o local para se refugiar. Portanto, quando os marinheiros holandeses começaram a desembarcar na Ilha em 1598, os dodôs correram um risco potencial. O fato de que os dodôs geralmente não eram assustadores os fazia se expor a condições piores. Eles perambulavam livremente por toda parte e, assim, tornaram-se presas fáceis para humanos e outros animais ali. Os humanos logo começaram a matá-los para fins de caça e comida.
Gradualmente, a população de dodôs começou a diminuir. Logo, foi descoberto no ano de 1690 que eles estavam extintos. No entanto, eles também foram extintos devido à falta de comida e abrigo depois que os humanos invadiram seu lugar. Então, seu ecossistema foi destruído logo depois.
Por que eles eram conhecidos como criaturas míticas?
Os dodôs eram conhecidos como criaturas míticas há alguns anos, pois não havia sinal de sua existência. Assim, as pessoas pensavam que eram inventados como a Fênix e o Unicórnio. Também para os franceses, eles pareciam ser apenas fruto de uma imaginação excessiva. Assim, foi a partir do século XIX que as pessoas começaram a vê-los nos Museus. Então, as pessoas começaram a reconhecê-lo como uma criatura extinta. Os cientistas descobriram fósseis de dodô em 1832 que tornaram sua existência evidente. No entanto, o debate ainda está em andamento em muitas partes do mundo entre os cidadãos comuns.
Concluindo
Os dodôs eram animais bastante interessantes, e gostaríamos que eles existissem para que pudéssemos dar uma olhadinha neles. No entanto, houve muitas razões pelas quais eles foram extintos. Ainda hoje, há muito a descobrir sobre essas criaturas únicas que viveram nas Ilhas Maurício. No entanto, você pode visitar os museus para ver os fósseis e vestígios que continuam a ser bem preservados nessas regiões. Assim, é justo dizer que essas criaturas tiveram uma vida maravilhosa antes que os humanos invadissem suas terras e começassem a fazer o que bem entendiam. No final das contas, isso os levou à morte.