Uma rápida visão geral das 7 espécies de chimpanzés mais populares
Os chimpanzés são uma das espécies mais populares do mundo. Esses macacos são muito inteligentes, e algumas pessoas até os consideram mais espertos que os humanos. Eles vivem em várias partes da África, mas também podem ser encontrados em toda a Ásia. Os chimpanzés estão entre os animais mais populares em zoológicos e parques de vida selvagem.
Elaboramos uma lista com as 7 espécies de chimpanzés de todo o mundo que você deve conhecer. Você terá uma visão geral de como eles são e onde vivem!
Vamos dar uma olhada nessas espécies de chimpanzés?
1 – Orangotango
O orangotango é o único grande macaco que vive na Ásia. Eles são encontrados principalmente nas ilhas de Bornéu e Sumatra, mas também podem ser encontrados em toda a Indonésia e Malásia. Os orangotangos passam a maior parte do tempo nas árvores, mas esporadicamente descem ao nível do solo para obter fontes de alimento abaixo deles.
Os orangotangos machos têm uma longa lista de vocalizações, incluindo rugidos profundos, ruídos de batida no peito e rugidos altos do topo das árvores antes de descer para se alimentar em níveis mais baixos nas florestas. O macho de tamanho médio pesa cerca de 100 quilos e atinge alturas de até 1,80 metros de altura quando em pé!
2 – Bonobo
O bonobo é um grande macaco que vive na República Democrática do Congo. Esses animais são às vezes chamados de chimpanzés-pigmeus devido ao seu tamanho menor e estrutura mais leves do que as outras espécies de chimpanzés. Os bonobos vivem principalmente de frutas, bagas, folhas, mel de ninhos de abelhas e cascas de árvores, bem como insetos como cupins, quando podem encontrá-los.
Ao contrário da maioria dos outros membros do gênero Pan (que inclui todos os chimpanzés comuns), os bonobos não têm dentes caninos específicos, mas apenas os semelhantes aos dos humanos. Isso pode ser porque já se pensou que os humanos eram descendentes dos macacos, o que pode explicar por que alguns afirmam que esses primatas são mais inteligentes do que os humanos!
3 – Macaco-aranha
O macaco-aranha é um tipo de macaco do Novo Mundo que vive na América do Sul. Esses macacos passam a maior parte do tempo no solo e podem ser encontrados em florestas de planícies tropicais, florestas pantanosas e florestas de montanhas perenes. Os machos são maiores do que as fêmeas e têm grandes “almofadas” nas bochechas, que usam para exibições sexuais durante rituais de namoro com fêmeas ou quando lutam com outros machos em disputas territoriais.
Os macacos-aranha comem principalmente frutas. No entanto, sua dieta inclui folhas, flores e néctar de plantas como árvores de pau-de-balsa para ajudá-los a digerir alimentos duros mais rapidamente, enquanto insetos como formigas podem fazer parte de suas presas animais se estiverem disponíveis!
4 – Gorila
Os gorilas são os maiores e mais poderosos de todas as espécies de chimpanzés. Eles também têm uma estrutura mais robusta, razão pela qual são frequentemente chamados em inglês de “mountain apes” (tipo “macacos da montanha”). Esses animais vivem em florestas de planície ou áreas montanhosas da África Central. Os gorilas geralmente comem folhas, frutas, bagas, vinhas, raízes e flores. Os machos adultos podem pesar até cerca de 180 quilos e ter cerca de 1,50 metros de altura.
Quando os gorilas andam sobre duas pernas, geralmente alcançam mais de um metro de altura, mas sua altura varia de um metro a um metro e oitenta quando caminham sobre os quatro membros.
5 – Gorila-do-rio-cross
O gorila-do-rio-cross é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Esses animais são encontrados apenas no nordeste da Nigéria e no sul de Camarões, o que significa que estão praticamente cercados por pessoas – tanto de agricultores rurais que exploram seu habitat para a produção de alimentos quanto o povo local que os caçam como uma maneira de diversão. A última população restante foi estimada em 300 a 500 indivíduos em 2008, mas houve um aumento significativo desde então, para cerca de 700 a 800 deles!
Esses macacos vivem principalmente de folhas de árvores, frutos e, às vezes comem, flores ou raízes. Eles têm um período de gestação de oito meses, com as fêmeas dando à luz a cada três anos, em média. Sua expectativa de vida varia de 40 a 45 anos, quando as condições são ideais.
6 – Colobo-guereza
O colobo-guereza é uma espécie de macaco que habita a floresta tropical e áreas pantanosas na República Democrática do Congo, na República Centro-Africana, na Guiné Equatorial, no Gabão, em Camarões e na Uganda. É muito semelhante ao gorila-ocidental-das-terras-baixas, mas é muito menor – variando de 1,15 a 1,50 metros de altura.
Esses macacos são onívoros com uma dieta composta principalmente de frutas, como figos, ao mesmo tempo que comem folhas e sementes quando necessário.
7 – Gorila-ocidental-das-terras-baixas
Os gorilas-ocidentais-das-terras-baixas são um dos tipos mais comuns encontrados em cativeiro. Esses animais vivem no lado oeste do rio Congo e às vezes também são chamados em inglês de “Cameroon gorilas” (tipo “gorilas de Camarões”) ou “Western African gorilas” (como “gorilas da África Ocidental”) porque habitam exclusivamente aquela região.
Eles podem crescer até cerca de 180 quilos, com os machos sendo maiores do que as fêmeas e atingindo alturas de até 1,50 metros. Esses gorilas passam muito tempo comendo frutas, geralmente de vinhas, árvores como mogno, toranja e bananeiras, enquanto também colhem outras plantas por suas folhas, como aipo.
Concluindo
Os chimpanzés são uma espécie popular de animal, pois vivem em todo o mundo e tem aparências bem diferentes também. Esperamos que este artigo tenha lhe proporcionado algo novo para aprender sobre os chimpanzés! Mas e então, você tem um favorito?