fbpx
Animais AntigosAnimais MarinhosAnimais SelvagensRecentesTop Artigos

7 animais pré-históricos que ainda estão vivos

Todos nós já ouvimos falar de dinossauros e mamutes que foram extintos em nossa pré-história. Mas se você acha que não tem nenhum animal, dessa era, ainda vivo, você pode estar se enganando. Há alguns animais pré-históricos fascinantes que continuam existindo até hoje desde a era pré-histórica. É interessante observá-los e sentir uma empolgação ao entender como eles conseguiram ficar para trás enquanto outros foram extintos.

Vamos dar uma olhadinha nesses sete animais pré-históricos que continuam existindo até hoje em nosso planeta!

1 – Rinoceronte-branco

Ninguém sabe ao certo como esses animais surgiram, no entanto, a espécie parece ter evoluído 55 milhões de anos atrás. O rinoceronte-branco é uma combinação do rinoceronte-branco do norte e do rinoceronte-branco do sul, porém os do norte tem apenas alguns indivíduos restantes, pois agora estão vulneráveis à extinção. Devido às constantes ameaças dos caçadores furtivos, os rinocerontes raramente são vistos em muitos lugares, no entanto, eles pertencem principalmente às regiões asiáticas. Você também pode encontrar alguns rinocerontes-brancos do sul na África do Sul.

A imagem, de 2011, mostra membros do Museu Nacional do Quênia observando um celacanto de 1,75 metro e 77 kg, que foi capturado por pescadores quenianos na cidade costeira de Malindi em abril de 2001 (Foto: Simon Maina / AFP)

2 – Celacanto

Você se surpreenderá ao saber que esses mamíferos marinhos têm cerca de 360 milhões de anos, o que significa que são um dos animais pré-históricos mais antigos que ainda existem. No entanto, as pessoas pensaram que haviam sido extintos há 65 milhões de anos, mas fontes recentes os descobriram novamente. Dizem que eles têm 1,98 metros de comprimento e pesam cerca de 89 quilos. Com uma expectativa de vida de 60 anos, esses animais carnívoros se alimentam de diferentes tipos de animais marinhos. Você pode encontrá-los perto das Ilhas Comores e da Indonésia. Essas criaturas indescritíveis das profundezas do mar vivem a cerca de 700 metros de profundidade.

3 – Urso-polar

Dizem que os ursos polares se originaram dos ursos-pardos que existiram há cerca de um milhão de anos. São espécies bem preservadas, mas os fósseis são raros. Eles vivem principalmente nas regiões mais frias da Terra, como o Polo Sul, e muitas pessoas também acreditam que eles perambulavam na Era do Gelo e, portanto, encontraram um espaço no Polo Sul. Mas quem sabe o quanto disso é verdade hoje, né? Esses ursos têm uma aparência fofinha e podem ter quase de 150 a 250 quilos, e 1,30 metros de altura. No entanto, sua população está começando a diminuir devido às constantes mudanças climáticas que colocam seu abrigo em risco. Tadinhos!

animais pré-históricos

4 – Geleias do mar

Se você pensou que o celacanto é um dos únicos animais pré-históricos vivos mais antigos, talvez você tenha se enganado. As geleias do mar têm cerca de 500 milhões de anos e continuam a residir debaixo d’água até hoje. Você irá se surpreender ao saber que elas não têm cérebro, coração e sangue, pois são feitos apenas de alguns nêutrons essenciais que os distinguem da maioria dos outros animais de hoje em dia. Temperaturas quentes e zonas mortas são perfeitas para essas águas-vivas prosperarem, é por isso que elas podem ter sobrevivido por tanto tempo. Além disso, como são feitos de 95% de água, não é fácil encontrar seus fósseis na Terra.

5 – Peixe-jacaré

Esses animais conheceram até os dinossauros durante a sua era, pois têm quase 100 milhões de anos. Embora eles não representem uma ameaça para os humanos, eles podem ser altamente prejudiciais devido aos seus dentes afiados que podem ferir você instantaneamente e, além disso, seus ovos são venenosos, então você vai ficar longe deles se quiser viver mais. Eles pesam 136 quilos, o que pode representar um risco para você, porém, esses peixes são extraordinários e não incomodam tanto os humanos assim. Você pode encontrá-los nas águas doces da América.

6 – Morsa

As morsas podem ter milhões de anos e são animais pré-históricos que continuam a viver até hoje, pesando quase mil quilos e medindo 3,60 metros de comprimento. Elas têm uma expectativa de vida de 40 anos e são onívoros. Você raramente pode encontrá-las em águas profundas, e tanto os machos quanto as fêmeas têm presas enormes. A morsa mãe geralmente é superprotetora com seus filhos e prefere descansar em terra e, no geral, esses animais preferem o isolamento, então, eles não curtem muito grandes aglomerações e muito barulho. No entanto, as mudanças climáticas estão levando-as a um declínio constante. Triste, né?

7 – Tubarão-baleia

O tubarão-baleia também é um animal marinho pré-histórico que pode ter sobrevivido por cerca de 28 milhões de anos. Suas espécies continuam existindo até hoje debaixo d’água em muitas regiões como Atlanta, e você também pode encontrá-los perto da linha do equador, pois eles adoram passear por várias zonas marinhas. Os tubarões-baleia podem ser antigos, já que vivem por 150 anos, no entanto, eles nadam devagar e migram muito. Mas você sabia que até mesmo esses animais estão ameaçados? Sim, pois a vida marinha está ficando cheia de lixo plástico. Lamentável, né?

Esses foram alguns dos animais pré-históricos que continuam a viver até hoje. E aí, qual foi o seu preferido?