fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Vamos conhecer o pika: o ursinho de pelúcia das montanhas

Os pikas pertencem à família Ochotonidae. Atualmente, mais de 20 espécies são reconhecidas no gênero Ochotona. Eles são nativos do sudeste da Rússia, Sibéria e Himalaia, mas algumas espécies também vivem na América do Norte. Hoje, iremos lhe trazer todas as informações que você precisa saber sobre um mamífero pequeníssimo, às vezes conhecido como pika e, em outras culturas, nomeado como lebre-assobiadora. Qual é a razão para essa característica peculiar do assobio? No artigo que segue, respondemos a essa pergunta e muitas outras.

Diz-se que essas criaturas peludinhas com rosto de urso de pelúcia foram vistas algumas vezes nas altas montanhas rochosas e nos prados verdes de Tianshan, no noroeste da China. Esses animais fascinantes se escondem entre as rochas e fazem um som sibilante, tipo um assobio, que podem usar para atrair companheiros. Por essa razão, são conhecidos como lebres-assobiadoras.

Os pikas são pequenos mamíferos que vivem nas montanhas. Eles estão incluídos no gênero Ochotona, um grupo de mamíferos lagomorfos da família Ochotonidae. Esses belos animais têm a aparência de um pequeno camundongo e de um coelho, devido ao seu movimento ágil e rápido.

O rangido específico que ele faz de vez em quando é o que dá ao animal o apelido de lebre-assobiadora. Ele pode ser encontrado em algumas partes da Ásia e da Europa e existe apenas uma espécie nessas regiões. Várias outras espécies são encontradas na América do Norte.

Vamos ver por que as lebres-assobiadoras não são nem camundongos nem coelhos, mas um animal no meio desses dois mundos. Aqui estão algumas de suas características:

1 – Se o pika se sentir ameaçado a qualquer momento, ele se esconde em sua toca e espera até se sentir seguro. No inverno, a lebre-assobiadora aproveita sua capacidade de se deslocar facilmente pelas montanhas para se abrigar sob as rochas, protegendo-se das baixas temperaturas.

2 – Os pikas vivem principalmente em áreas montanhosas de clima frio, com rochas abundantes, embora algumas espécies também frequentem áreas mais descobertas, até mesmo áreas arborizadas. Eles são animais sociáveis ​​que vivem em comunidade. O grupo colabora nas tarefas de coleta de alimentos e vigilância contra seus principais predadores: os mamíferos carnívoros e as aves de rapina. No entanto, espécies de diferentes grupos podem apresentar agressividade pelos territórios.

3 – Esses pequeninos são diurnos, embora sejam mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Eles vão em busca de gramíneas, sementes, ervas daninhas, cardos e frutos silvestres durante o dia.

4 – Os pikas são animais herbívoros e, portanto, têm uma dieta baseada na vegetação. Alimentam-se de vegetais secos, folhas de arbustos, ervas, sementes etc. Geralmente armazenam alimentos em suas próprias tocas, para que tenham comida suficiente para se alimentar no inverno, embora não hibernem, são menos ativos.

5 – Não há dimorfismo sexual. O sistema de acasalamento é variável de acordo com a espécie de pika. Na verdade, existem espécimes monogâmicos, embora também existam polígamos. A gestação dura aproximadamente 30 dias e dão à luz de dois a cinco filhotes.

Imagem: Will Thompson, USGS

6 – Os pikas variam em tamanho de 12 a 30 centímetros, pesando de 100 a 300 gramas. Eles têm uma pelagem fofa e abundante com cores diferentes – dependendo da espécie. Suas orelhas são arredondadas e seus olhos também. Esses animais têm um rosto com focinho curto e estreito e uma boca semelhante à de um camundongo.

7 – Embora o pika habite regiões onde há poucos animais, ele possui vários predadores principalmente devido ao seu pequeno tamanho. Eles preferem climas mais frios e geralmente são encontrados em regiões montanhosas e áreas rochosas onde tende a haver menos predadores.

8 – Existem mais de 30 espécies diferentes de pika, que variam em cor e tamanho, através da Ásia, América do Norte e partes da Europa.

9 – Eles emitem um assobio especial, por isso seu nome comum de lebres-assobiadoras. Sua pelagem é abundante e muito macia com diferentes tonalidades de cor, marrom ou avermelhada, dependendo da espécie.

10 – Os pikas defendem seu território assobiando uns para os outros, e suas orelhas grandes e arredondadas são úteis para ouvir os chamados dos pikas rivais.

Isso é tudo que você precisa saber sobre os pikas. Eles são incrivelmente inteligentes e vivem em pequenos grupos, sendo animais trabalhadores que passam a maior parte do dia procurando comida e abrigo. E então, já tinha ouvido falar sobre esse bichinho?