fbpx
Cães & GatosRecentesTop Artigos

Seus gatos são mais espertos do que você jamais imaginou! Aqui está o por quê

Conhecemos os gatos como adoráveis animais de estimação que compartilham a linha genética com leões e tigres. Durante anos, os gatos foram domesticados por humanos e agora se tornaram seus queridos pets. Os felinos são considerados bichos inteligentes, astutos e espertos devido às suas características egoístas, mas muitos tutores gostam da ousadia em seus bichanos.

Mas você sabia que há muito mais coisas no seu gato que você jamais soube? Já foi provado várias vezes que os gatos são criaturas inteligentes e podem ser muito mais espertos do que você pensa.

Até mesmo os cientistas descobriram a autenticação científica de que os gatos têm cérebros mais inteligentes que os fazem entender as coisas e respondê-las.

bichos inteligentes

O que está acontecendo no cérebro do seu gato?

Você já viu seu gato pensando profundamente sobre alguma coisa? Você talvez queira cavar em suas mentes e ver o que está acontecendo, não é mesmo? Levará apenas alguns minutos de observação para você perceber que seu gato faz parte de uma lista de bichos inteligentes e é mais esperto do que você pensava.

Os gatos têm um cérebro muito menor do que os cães, porém o tamanho do cérebro não indica inteligência né? A Dra. Lorie Huston, do PetMD, afirma que os cérebros dos gatos têm semelhanças estruturais com os cérebros humanos. Ela explica ainda que cada parte do cérebro do gato é efetivamente categorizada e conectada entre si. Isso permite que eles entendam, manipulem e respondam a diferentes coisas.

A Dra. Berit Brogaard, da Psychology Today, esclarece que os gatos têm mais células nervosas no córtex cerebral que são destinadas ao planejamento, memória, resolução de problemas, processamento da linguagem e muitas outras atividades intelectuais. Então, quando você vê seu gato correndo de um lado ao outro da casa, ele provavelmente está perseguindo poeira. Seu bichano pode estar em uma missão que você não entende.

Todos nós sabemos que o gato tem uma visão superior que também os permite enxergar com clareza à noite. Eles também têm uma ótima memória de curto e longo prazo. Talvez seja por isso que seu felino te lança um olhar cruel quando você faz as malas, porque ele se lembra muito bem da última vez que você fez as malas e o deixou.

O que a ciência tem a dizer sobre isso?

Outro indicador da esperteza do gato é a sua falta de vontade em participar de pesquisas. Eles simplesmente não deixariam você estudar o cérebro deles com tanta facilidade assim.

David Grimm, um dos principais pesquisadores de animais, afirma que ele e sua equipe enfrentaram extrema dificuldade em estudar a inteligência do gato, pois o sujeito não participaria facilmente. Ou eles não participavam ou não seguiam as instruções corretamente. Talvez essa seja a maneira de mostrar seu desinteresse em estudar seus cérebros, apesar de serem bichos inteligentes até demais.

Outro importante pesquisador animal, Dr. Adam Miklosi, teve que visitar a casa de um gato, pois eles não cooperaram no ambiente do laboratório. Os cientistas estavam dispostos a aprender mais sobre os gatos à medida que descobriram sua inteligência. Mas é só fazer com que os bichanos teimosos sigam as instruções, porém é a tarefa mais tediosa das pesquisas. Mesmo que os cientistas tenham sofrido muito, eles encontraram alguns resultados significativos nas pesquisas.

bichos inteligentes

Quem é o mais inteligente, o cão ou o gato?

Esta é uma pergunta que todos buscam uma resposta: quem é o mais inteligente, seu cão ou seu gato? Isso depende para quem você faz a pergunta. Se você perguntar aos tutores, eles definitivamente irão tomar partido dos seus animais de estimação. No entanto, se você perguntar a pesquisadores de animais, poderá obter algumas respostas convincentes, e uma delas é que ambos são bichos inteligentes.

Para ser lógico, os cães foram domesticados por mais tempo que os gatos e categorizados entre as criaturas sociáveis, mas isso não significa que os gatos são menos inteligentes do que eles.

É meio impossível arrancar uma declaração concreta porque os gatos são mais complicados de estudar durante o processo de pesquisa. De acordo com os estudos do Dr. Miklosi, os gatos têm uma compreensão melhor do que os humanos estão tentando transmitir se comparados aos cães. O Dr. Miklosi também descobriu que os gatos não dependem de seus pais de estimação tanto quanto os cães, afirmando claramente sua inteligência sobre os amigos caninos. Os gatos não são tão ligados aos humanos quanto os cães, talvez essa seja uma das razões pelas quais eles não dependem tanto de seus tutores. Mas, sem dúvida, eles são mais espertos do que os doguinhos.

bichos inteligentes

Concluindo

Os gatos estão além de seus movimentos astutos e inteligentes. Eles são considerados criaturas inteligentes que têm a capacidade de decifrar coisas e responder a coisas diferentes. A ciência provou que os gatos têm mais neurônios no córtex cerebral, mas os pesquisadores não conseguem ir mais a fundo. Portanto, para a ciência, seus cérebros ainda permanecem sendo uma caixa preta.

Também dizem que a natureza misteriosa dos gatos os torna atraentes e interessantes. Os cientistas podem levar mais algum tempo para descobrir respostas específicas, até lá, você pode aproveitar o fato de que seu gato é mais inteligente do que você jamais imaginou.