Quais são os animais mais propensos a atacar os humanos?
O que vem à sua mente quando falamos sobre animais que atacam humanos? Provavelmente você irá pensar em algo como tigres, leões e até crocodilos e, claro, nenhuma dessas respostas estão erradas! Mas e quanto aos dragões-de-komodo ou os ursos? Você sabia que o ataque deles pode ser tão mortal quanto o de um leão ou um tigre? Embora seja preocupante quando esses predadores perseguem nosso rebanho, é ainda mais assustador quando eles vêm atrás de nós. Os humanos lidam com esses problemas de predadores desde sempre e, mesmo assim, ouvir notícias sobre os encontros de humanos com animais deste tipo continua nos lembrando que não estamos necessariamente no topo da cadeia alimentar da natureza.
Com essa informação fresquinha que acabamos de lhe dar, neste artigo você encontrará os sete principais animais que são mais propensos a atacar humanos. Vamos dar uma olhadinha? É bem provável que você sinta um medinho.
1 – Os grandes felinos
Aqueles arranhões e mordidas desagradáveis do seu gatinho fofo até podem doer, mas, os grandes felinos como os tigres, leopardos e guepardos são como os temíveis devoradores de homens do mundo felino. Vários casos de um leopardo sendo derrubado depois que ele entrou em fúria e atacou várias pessoas, foram avistados em todo o mundo. Não há como negar que a perda de habitat é uma das principais razões para esses animais saírem das selvas.
O leão é um predador igualmente assustador que tem vários casos mortais de ataques a humanos registrados em seu nome. O rei da selva costuma fazer bom uso de sua excelente visão noturna para atacar os humanos à noite, especialmente nas noites de lua cheia.
2 – Ursos
Casos de pessoas sendo atacadas por um urso-pardo no Parque Nacional de Yellowstone foram ouvidos pela última vez em 2011, sendo este o segundo ataque desse tipo de animal no parque desde que o primeiro ocorreu em 1986. A melhor coisa que você pode fazer ao ir a um país que tem esses animais é descobrir mais sobre o tipo de espécie que poderá encontrar. Você precisa aprender mais sobre eles e se preparar com o equipamento e o conhecimento certos para se proteger se houver um possível ataque.
A maioria dos ataques de tubarão a seres humanos acontece pela necessidade que sentem de proteger seu território, uma vez que somos desconhecidos para eles.
3 – Tubarões
Enquanto assistia a todos aqueles filmes famosos sobre tubarões, você deve ter se perguntado se há uma pontinha de verdade na história que está sendo contada, não é mesmo? Bem, acontece que existe sim! Há dezenas de ataques de tubarão todos os anos em todo o mundo, e alguns deles acabam sendo fatais, porém, o perigo não é tão divulgado quanto a propaganda que você ouve.
O Museu de História Natural da Flórida aconselha as pessoas a não entrarem nos mares se estiverem sangrando e a não importunar os tubarões. Eles são animais ferozes sim, mas também são muito intuitivos e inteligentes, então, a maioria dos ataques são o resultado de tubarões se certificando se seu ambiente está seguro. O tubarão não ataca o ser humano para comer, sabia disso? Pois é, nossa carne não tem gordura suficiente para ser o jantar preferido deles. Ainda bem! 🙂
4 – Dragões-de-Komodo
O ataque mais famoso de dragões-de-Komodo em humanos foi quando Phil Bronstein perdeu o dedão do pé para esses animais colossais em 2001. Esses lagartos gigantes carnívoros são residentes nativos da Indonésia, donos de dentes afiados que possuem veneno a fim de matar grandes presas, como búfalos, veados e porcos. Os dragões-de-komodo levam os corpos para covas rasas e até mesmo vão atrás de humanos, então, se cuide hein!
5 – Jacarés e crocodilos
Tanto os jacarés quanto os crocodilos são répteis enormes com dentes pontiagudos que esperaram as refeições entrarem na água para depois mastigá-las. Nos Estados Unidos da América, as pessoas geralmente estão preocupadas com os crocodilos de água doce, enquanto na África, Ásia e Austrália, os de água salgada são os que mais preocupam os humanos.
Se você quiser evitar um encontro inesperado com esses animais, não se aventure perto das águas onde eles são encontrados, o que inclui todas as margens onde os crocodilos ficam esperando a presa.
6 – Lobos
Aquelas pessoas que vivem perto do território dos lobos costumam ter medo de que esses cães enormes possam atacá-los ou atacar seus filhos. Embora as notícias de ataques desse tipo de animal sejam raras na América do Norte e os fatais sejam ainda mais raros, várias partes do mundo têm lobos tremendos e temíveis que podem atacar os humanos. O estado indiano de Uttar Pradesh havia relatado vários desses casos de ataques há alguns anos.
7 – Hipopótamos
Os hipopótamos são basicamente animais herbívoros, embora essa seja uma ideia um tanto quanto enganosa. Esses animais têm desdém suficiente dos humanos para simplesmente atacá-los, mesmo que não tenha havido um ataque direto a eles. Você sabia que na África, um número considerável de pessoas foi morto por hipopótamos?
Esses animais gigantescos têm um corpo pesado e podem correr mais rápido que os humanos em terra. Então, se você estiver planejando viajar para qualquer país que seja o lar de hipopótamos, certifique-se de ficar no carro.
Concluindo
Como você pode ver, não são apenas os leões e tigres, que fazem parte do reino animal, que podem ser assustadores e mortais. Neste artigo foi possível ver e aprender um pouco mais sobre outros animais que existem e que são capazes de nos atacar, caso se sintam ameaçados. Sendo assim, que cada um respeite o espaço do outro, né? Mas e então, de qual você mais tem medo?