Pássaros exóticos que você precisa conhecer
As aves são, sem sombra de dúvidas, um dos grandes espetáculos da biodiversidade, com suas variedades de cantos, voos e coloridos das penas. Além de serem essenciais para a natureza, contribuindo para o equilíbrio ecológico e manutenção das florestas, tornam o mundo mais bonito e agradável. Quem não gosta de escutar um canto de pássaro ao amanhecer ou observar o magnífico voo de uma águia ou uma arara vermelha colorindo o céu? Neste artigo tentamos trazer alguns pássaro s exóticos, de beleza fenomenal e características diferentes para você conhecer. Vamos lá? Aproveite a leitura e divirta-se!
Grande ave-do-paraíso (paradisaea apoda)
A grande ave-do-paraíso é a maior do gênero Paradisaea, que conta com 39 tipos diferentes, e habita as florestas do sudeste da Nova Guiné e na região oriental da Austrália. Nesta espécie, o dimorfismo sexual se apresenta de duas formas: no tamanho e na plumagem. Os machos podem chegar a medir 43 cm enquanto as fêmeas não passam de 35 cm. Quanto a plumagem, os machos são dotados de exuberantes penas longas e coloridas, responsável por atrair as parceiras na época da reprodução, enquanto as fêmeas possuem penas marrons simples. Apesar de já terem sofrido bastante, no passado, com a caça devido às suas belas penas, hoje em dia, felizmente, este belo exemplar da lista de pássaro s exóticos não está correndo risco de extinção e se encontra, mesmo que ainda apresentando uma pequena queda populacional, em uma situação segura em relação ao seu estado de conservação.
Lóris-molucano (Trichoglossus moluccanus)
Da família dos papagaios, com certeza, o Loris-molucanos é um dos pássaro s exóticos mais coloridos que você já viu (na internet, ao menos). As cores podem variar de acordo com a subespécie, mas sempre são exuberantemente vivas, brilhantes e bem definidas. Nesta espécie, o dimorfismo não é aparente como em outras, embora, aos olhos de especialistas seja possível o observar.
Existem 25 subespécies desse passarinho multicolorido e ele é nativo da Oceania, preferindo viver nas florestas tropicais do leste e sul da Austrália e Nova Zelândia. Mede em torno de 25 a 30 cm, incluindo a cauda, pesa aproximadamente 150 gramas e pode viver até 40 anos, na natureza.
Diamante-de-gould (Chloebia gouldiae e Erythura gouldiae)
O nome desta bela espécie da lista de pássaro s exóticos é em homenagem ao ornitólogo que o classificou em 1844, John Gould e uma de suas várias características curiosas é o fato de ele ter dois nomes científicos: Chloebia gouldiae e Erythura gouldiae. Existem 25 variedades desta espécie e o que todas elas tem em comum é a cor clara de seu bico e ponta alaranjada.
Outra característica marcante e comum a quase todas as variedades do diamante-de-gould é seu pequeno tamanho: medem entre 12 e 14 cm e pesam cerca de 12 gramas. São realmente muito pequeninhos e sua expectativa de vida é em torno de 8 anos.
Ave-do-paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica)
As cores dessa ave belíssima não se resumem às suas penas: a cor turquesa em sua cabeça é sua pele! E essa não é a única característica diferente dela, veja o formato de caracol de sua cauda. Fascinante, não é mesmo?!
São nativas da Papua Nova Guiné e Austrália, pesam em torno de 67 gramas e medem cerca de 16 centímetros de altura. São aves pequenas, porém de uma beleza estonteante. Nesta espécie, como em muitas outras, o dimorfismo sexual se apresenta nas cores das penas: somente os machos são coloridos e suas cores tem como função atrair a fêmeas no período de reprodução, enquanto as fêmeas apresentam penas de tons marrom.
Rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus)
Este pequeno pássaro parece ter sido pintado a mão tamanha a variedade de suas cores, em tons de turquesa, bronze, roxo e azul. É realmente um espetáculo! São nativos da África subsaariana, gostam de viver savanas abertas e bosques e não é comum avistá-los em bando, mas sozinhos ou em pares.
São aves pequenas, medindo cerca de 36 centímetros e pesando em média 110 gramas. Apesar de os machos serem ligeiramente maiores que as fêmeas, nesta espécie não se apresenta o dimorfismo sexual, sendo ambos os gêneros igualmente coloridos. Seu nome é devido aos voos de acasalamento em que fazem acrobacias, mergulhos e rolamentos.
Ave secretário (Sagittarius serpentarius)
Quando ouvimos falar em ave de rapina é quase que automático vir à mente imagens de aves, digamos, desprovidas de beleza, como urubus e abutres ou então, de aparência ameaçadora, robusta e poderosa, como águias e falcões. Porém, a ave secretário está muito longe disso!
A primeira característica diferente desta ave é que ela é a única ave de rapina totalmente terrestre. Isso mesmo, ela caça suas presas no chão, principalmente serpentes, pisoteando-as até a morte, enquanto animais pequenos, como insetos e anfíbios, são engolidos inteiros.
Diferente das outras aves que trouxemos até agora, a beleza da ave secretário não está no colorido de suas penas, pois ela é, em suma, acinzentada. Porém, as cristas na parte de trás de sua cabeça e seus longos e belos cílios tornam a aparência desta ave majestosa e digna de admiração.
A ave secretário é endêmica da África e habita campos abertos das regiões subsaarianas. É uma ave grande, com pernas longas e poderosas, podendo chegar a ter 1 metro e meio de altura e a pesar até 5 kg. Sua envergadura também impressiona, com mais de 2 metros.
Calau-de-malabar (Anthracoceros coronatus)
Calau é o nome dado ao grupo de aves da ordem Bucerotiformes e dentro deste grupo existem 50 espécies diferentes de calaus.
O calau-de-malabar é encontrado no Sri Lanka e nas regiões central e sul da Índia, habitando principalmente florestas abertas e úmidas, com muitas árvores frutíferas, pois, são seus alimentos preferidos. Sua principal característica física e o que o torna facilmente reconhecível é uma espécie de chifre que existe em cima de seu bico. É uma ave relativamente grande, tendo em média 65 cm de comprimento e sua expectativa de vida é em torno de 12 anos.
Faisão venerado (Syrmaticus reevesii)
Assim como outras espécies de faisão, esta ave impressiona por seu porte altivo e suas penas coloridas e longas. O macho pode chegar a medir mais de 2 metros, incluindo a cauda, e a pesar em torno de um quilo e meio. Possuem uma plumagem no rosto que lembra uma máscara, corpo coberto por penas brilhantes cor dourada com preto, branco e tons avermelhados. Este faisão consta no Guinness por ter a maior pena de cauda natural de qualquer espécie de ave. Incrível, não é mesmo?!
São endêmicos de florestas da China, porém, amplamente criado em cativeiro ao redor do mundo todo. Nesta espécie, o dimorfismo sexual é bem acentuado: as fêmeas são muito menores e os tons de suas penas nada exuberantes, de um tom marrom enegrecido e cauda acinzentada.
Quetzal (Pharomachrus mocinno)
Esta ave emblemática da América Central e do México era vinculada, no passado, a divindades pelos astecas e maias. Este simbolismo aliado a sua aparência exótica e colorida fazem com que o pássaro esteja bem próximo de ser classificado como ameaçado de extinção, devido à caça e comércio ilegal.
Na espécie ocorre o dimorfismo sexual, portanto, é o macho que apresenta as cores mais acentuadas, chamativas e coloridas. Leve, não pesa mais de 200 gramas, tem o comprimento do corpo em torno de 36 cm, porém, sua cauda mede mais que o dobro, chegando a 60 cm de comprimento. Essa característica de cauda longa muito provavelmente foi a responsável pela origem do seu apelido de “serpente de penas”.
Conclusão
A natureza está repleta de animais esplendorosos, belíssimos e raros e neste artigo falamos de apenas 9 espécies de pássaro s exóticos e diferentes. Temos muitos outros mais a conhecer e para isso, continue nos acompanhando.
Até a próxima! ♥