fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Monstros do rio: os 8 maiores peixes de água doce do mundo

O profundo oceano azul não é o único lugar onde peixes gigantescos podem ser encontrados. Nossos rios e lagos de água doce são o lar para alguns dos maiores peixes do mundo que podem facilmente abater um animal de grande porte, como uma vaca por exemplo. A maioria desses monstros aquáticos são menores do que seus parentes de água salgada, mas eles podem crescer muito e atingir tamanhos impressionantes e inimagináveis. Alguns deles são legalizados para mantê-los como animais de estimação, mas eles precisam de tanques bem grandes e com fartura de alimentos. Se você é um criador de peixes ou um pescador amador e está fascinado para saber mais sobre esse assunto, nós elaboramos para você uma lista de alguns dos maiores peixes de água doce do mundo!

1 – Esturjão-beluga (Huso huso)

O Esturjão-beluga, provavelmente, é o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir de 6 a 7 metros de comprimento e em torno de 1.133kg. Esse é um legitimo monstro do rio e é nativo das bacias e estuários do Mar Cáspio e Mar Negro. Exibindo uma cauda semelhante à de um tubarão, essa espécie existe há 200 milhões de anos, mas dizem que está à beira da extinção já que são caçados por humanos para colherem o alimento mais caro do mundo – o Caviar Beluga.

peixes de água doce

2 – Esturjão-branco (Acipenser transmontanus)

O esturjão-branco é nativo dos rios da América do Norte e dos estuários do Pacífico. Eles podem facilmente ser identificados pela cabeça achatada em forma de pá e por sua pele característica, como se possuíssem escudos. Essa espécie pode alcançar 6 metros de comprimento e pesar até 500 kg. Eles são uns dos maiores predadores de água doce! Sua pele é coberta por escamas ósseas e duras que o protegem de outros predadores. Apesar de todo esse tamanho e peso, eles são incrivelmente flexíveis, tornando-os super ágeis na água. Você sabia que o esturjão- branco fêmea pode liberar 3 milhões de óvulos de uma vez? Eita!

peixes de água doce

3 – Arraia gigante de água doce

A arraia gigante de água doce é uma das espécies de arraias menos conhecidas comparada com suas parentes de água salgada. Encontradas nos rios e estuários da Tailândia, essas gigantes podem crescer até 5 metros e pesar 500 kg. Elas são extremamente mortais por conta de seu ferrão localizado na sua longa cauda, podendo abater facilmente um humano adulto com um único golpe! O triste é que esses monstros gigantes estão sendo afetados cruelmente devido a poluição e interferência em seu habitat natural, com isso os cientistas estimam que essa espécie não vai durar muito tempo.

peixes de água doce

4 – Peixe Siluro

Essa é uma espécie gigante de bagre, nativo das águas dos rios e bacias da Europa Central e Oriental. É considerada uma espécie invasora, e para controlar sua população, a sua pesca é considerada um esporte em várias regiões. Esse gigante pode crescer até 5 metros de comprimento e pesar até 300kg. Devido ao seu tamanhão, foi apelidado de “The European maneater” (por ser um apelido estrangeiro, não há tradução correta na nossa língua, mas seria algo parecido com “o maníaco europeu comedor de homens”), “o monstro do Ebro” e “o bagre comedor de homens”, mas na realidade, eles estão longe de ser um “monstro comedor de homens”, sua dieta inclui enguias e outros peixe grandes, e às vezes patinhos e gansos.

peixes de água doce

– Peixe-espátula

O peixe espátula é um peixe de água doce que está criticamente ameaçado de extinção. Ele pode alcançar tamanhos gigantescos na natureza. São fáceis de reconhecer por conta de seu focinho em forma de espátula e podem crescer até 3 metros de comprimento e pesar até 300kg. São encontrados em corpos de água doce da China, América do Sul e em alguns lagos do Canadá. Eles são bem difíceis de serem vistos pois preferem águas turvas.

6 – Peixe-gato-gigante

O peixe-gato-gigante é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo atingir 3 metros de comprimento e pesar até 300kg. São nativos da bacia do Rio Mecom, no Sudeste da Ásia. Atualmente, sua população selvagem está ameaçada devido à pesca excessiva e a perda de habitat. Essa criatura aquática colossal não possui dentes e nem bigodes, lembram mais um tubarão por causa do seu tamanhão todo e a falta de barbilhões salientes.

peixes de água doce

7 – Pirarucu

O pirarucu é um daqueles peixes de água doce que as pessoas preferem manter como animais de estimação. Eles são nativos de rios e lagos da América do Sul. Os criadores de peixes (aquaristas) criam esses grandões em cativeiros para vender para outros que tem como hobby criá-los. Eles são donos de uma característica exclusiva – manchas laranjas ou vermelhas brilhantes na região da cauda, sem dúvida uma cor impressionante. Esses peixes podem passar de 3 metros de comprimento e pesar até 180kg. São peixes de respiração aérea, ou seja, precisam vir até a superfície para respirar. O pirarucu é um gigante escamoso que fez parte da era pré-histórica.

8 – Peixe-jacaré

O último monstro, mas não menos impressionante, é o peixe-jacaré nativo das Américas. Esses gigantes podem pesar até 150kg e atingir 3 metros de comprimento. Eles também fizeram parte da era pré-histórica e são conhecidos pela sua aparência muito semelhante a um jacaré. Se visto de cima, parece um jacaré mesmo! São peixes de pacíficas águas doces e representam pouca ameaça aos humanos.

Conclusão

No mundo dos peixes de água doce, os monstros dos rios detêm um fascínio e um respeito especial. Essas espécies impressionantes, que podem ser encontradas em rios de todo o mundo, incluindo a região norte, nos provocam admiração e um pouco de medo pela sua força e tamanho colossal. Elas nos lembram que, por mais que avancemos em conhecimento e tecnologia, ainda há muitos mistérios e maravilhas a serem descobertos na natureza selvagem dos nossos rios.

Ao mesmo tempo, a existência desses gigantes da água doce serve como um lembrete urgente da fragilidade do nosso mundo natural. Muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção devido à pesca excessiva, à poluição e à destruição dos seus habitats. É nossa responsabilidade garantir a sobrevivência destes peixes incríveis para as futuras gerações, tanto para preservar a diversidade biológica do nosso planeta, quanto para continuar a nos maravilhar com os verdadeiros monstros dos nossos rios.

Esperamos que esta lista tenha dado a você uma ideia sobre algumas das espécies de peixes que são de fato criaturas gigantescas. E aí, tem coragem pra fazer um mergulho?