fbpx
Animais AntigosRecentesTop Artigos

Dinossauros herbívoros: tudo o que você gostaria de saber

Como todos sabemos, os animais cuja dieta se baseia apenas no consumo de plantas são chamados de herbívoros; os dinossauros que faziam a mesma coisa no passado também são chamados assim: os dinossauros herbívoros. Você deve ter notado em vários filmes, que quase todos os dinossauros mostrados são carnívoros, porém, a verdade é que a maioria deles eram vegetarianos. E olha que nem era moda ainda, hein?! 🙂 Apenas cerca de 35% do total das espécies de dinossauros eram carnívoras, sendo os 65% restantes herbívoros e isso se deve às adaptações de seus dentes e trato digestivo.

Fatos sobre dinossauros herbívoros

Estes são conhecidos por conta dos ácidos especiais que possuíam em seu estômago, tendo esse o único propósito de digerir a celulose, que é o elemento não digerível encontrado nas plantas que lhes forneciam uma natureza resistente.

  1. Como os cientistas não conseguiram determinar a dieta adequada dos dinossauros, por motivos de não existirem naquela época, eles fizeram isso examinando os fósseis e coprólitos restantes (sim, as fezes dos dinossauros).
  1. Esses dinossauros herbívoros eram providos com dentes achatados, para serem capazes de descascar e moer plantas de maneira eficaz.
Exemplos e fatos sobre os diferentes dinossauros herbívoros

Havia uma variedade de dinossauros herbívoros encontrados em locais pontuais. Esses incluem:

  1. Tricerátops (Triceratops horridus)

Pertencente ao reino Animalia, à ordem Ornithischia, à família Ceratopsidae e ao gênero Triceratops, este dinossauro vem de 3 sílabas gregas que inclui ‘tri’ – três, ‘Keras’ – chifre e ‘ops’ que significa rosto. Estes eram encontrados nas regiões da América do Norte durante o final do período Cretáceo. Acreditava-se que eles se alimentavam de samambaias, arbustos, palmeiras e cicas. Essa variedade de dinossauros tinha cerca de 800 dentes, usados para prender os alimentos em vez de mordê-los.

dinossauros herbívoros
  1. Estegossauro (Stegosaurus stenops)

Acredita-se que este dinossauro, pertencente ao reino Animalia, à ordem Ornithischia, à família Stegosauridae e ao gênero Stegosaurus, tenha sido um herbívoro. Encontrado nas regiões do oeste da América do Norte durante o final do Período Jurássico, o estegossauro tinha um bico sem dentes e possuía dentes pequenos. Suas mandíbulas só permitiam movimentos para cima e para baixo, de fato, não foram feitos para consumir carne.

Assim, eles se alimentavam principalmente de grama e plantas. Acreditava-se que possuíam um dos menores cérebros em comparação com outros dinossauros, tendo a menor proporção cérebro-corpo. O nome Stegosaurus significa lagarto coberto, isso porque esse dinossauro tinha um total de 17 placas que ficavam achatadas ao longo de suas costas em uma base vertical. Essas placas não eram rígidas, em vez disso, continham substâncias ósseas onde havia a presença de vasos sanguíneos.

dinossauros herbívoros
  1. Diplodoco (Diplodocus longus)

Pertencente ao reino Animalia, à ordem Saurischia, à família Diplodocidae e ao gênero Diplodocus, este dinossauro é considerado um dos animais terrestres mais compridos que já existiram. Isso por conta de sua cauda tipo chicote e pescoço longo. Acreditava-se que eles existiram durante o período Jurássico Superior, e seus fósseis foram encontrados principalmente nas Montanhas Rochosas, no oeste dos EUA.

Como eram enormes, suas necessidades alimentares de plantas também eram terrivelmente grandes. Eles costumavam engolir todo o material vegetal sem nem mesmo mastigá-lo por causa de seus dentes que não cortavam, projetados principalmente para descascar as plantas em vez de triturá-las. Um fato interessante a ser observado sobre o diplodoco é que seu pescoço comprido não podia mantê-los a mais de 5,4 metros acima do solo.

  1. Hadrossauro (Hadrosaurus foulkii)

Esse dinossauro encontrado nas regiões da América do Norte durante o período Cretáceo Superior é pertencente ao reino Animalia, à ordem Ornithischia, à família Hadrosaurdae e ao gênero Hadrosaurus. Com seu nome significando “lagarto robusto”, eles tinham mandíbulas e dentes especialmente projetados para moer plantas como pinhas e agulhas de pinheiro. Um fato interessante a ser observado sobre o hadrossauro é que apenas um esqueleto foi descoberto até agora, sem sinal de um crânio, tornando mais difícil para os cientistas analisarem adequadamente este dinossauro.

dinossauros herbívoros
  1. Aragossauro

No Cretáceo Inferior esta criatura podia ser encontrada na Espanha e era um tipo de saurópode com um comprimento de 18m. Esses dinossauros também pertencem à espécie de Ischiadicus e viveram há cerca de 132 a 131 milhões de anos. Eles eram muito conhecidos durante um período de tempo específico, no entanto, pesquisas sobre eles continuam sendo conduzidas, através das quais podemos saber mais sobre essas criaturas incríveis.

Concluindo

Existem várias espécies de dinossauros herbívoros, e alguns dos mais famosos incluem hadrossauros, diplodocos, edmontossauro, estegossauro, argentinossauro, moschops, dracorex e tricerátops. Estes dependiam principalmente de pequenas samambaias, arbustos e outros, enquanto outros consumiam pinhas e agulhas de pinheiro. Seus dentes e mandíbulas permitiam que eles se tornassem completamente herbívoros por natureza. Além disso, se você deseja saber mais sobre eles, fique ligado. Continuaremos te atualizando sobre esses tópicos interessantes. Mas e então, qual foi o seu favorito?