fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Curiosidades sobre escorpiões: tudo o que você gostaria de saber

Os escorpiões são predadores aracnídeos da ordem dos Scorpiones, pertencentes do filo Arthropoda, da classe Arachnida. A história evolutiva remonta a 435 milhões de anos atrás. A grande maioria das espécies (todas possuem veneno) geralmente não representa nenhuma ameaça séria para os seres humanos e, por mais que em alguns caso não seja preciso nem tratamento médico quando acontece uma picada, aconselhamos a não ter nenhum tipo de contato se encontrar um por aí e caso seja ferido procure imediatamente ajuda médica. Essas espécies se tornaram tão famosas que aparecem na arte, no folclore, na mitologia e até em marcas comerciais. Eles usam suas patas terminadas em forma de pinças para matar suas presas ou evitar seus predadores. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre escorpiões e suas características únicas.

Descrição

Os escorpiões têm oito patas no total, sendo divididas em pares, duas delas com terminações em pinças e uma cauda estreita e segmentada, curvada para frente sobre as costas, que sempre termina com um ferrão. Seu tamanho médio é de cerca de 6 cm com um corpo cilíndrico e caudas mais longas. Os escorpiões-imperadores são considerados incríveis escorpiões gigantes além de serem muito perigosos, podendo ser mortais quando em contato com humanos.

Habitat

Os escorpiões são observados em muitos habitats, e vistos principalmente em desertos e regiões semi-áridas. Muitos deles tentam se esconder debaixo de troncos, pedras, tábuas e entulho. Uma espécie típica chamada escorpião do arizona reside em superfícies verticais, como árvores, arbustos e paredes. Muitos escorpiões nos Estados Unidos são encontrados no sudoeste, preferivelmente em locais secos e quentes como Arizona, Califórnia e Novo México.

Dieta

Os escorpiões são predadores oportunistas que comem pequenos animais que conseguem capturar. Suas presas comuns são aranhas e outros aracnídeos, e presas menos comuns são tatus-bolinhas, caracóis e pequenos vertebrados como lagartos, cobras e roedores. Sua dieta pode ser extremamente variável.

Mesmo quando a comida é escassa, os escorpiões têm a super capacidade de desacelerar seu metabolismo para um terço da taxa típica dos artrópodes, sendo predadores  carnívoros exigentes que consomem espécies e insetos maiores. Os escorpiões usam seu veneno para dominar suas presas, porém não são os donos do pedaço, pois seus predadores são centopéias, musaranhos, corujas, morcegos, calaus e coiotes. Predadores como mangustos são resistentes ao seu veneno. Quanto mais lemos, mais queremos conhecer as curiosidades sobre escorpiões e suas características únicas.

Comportamento

Os escorpiões são principalmente  tipos de artrópodes não-sociais, sendo animais solitários que só interagem durante o nascimento, o namoro ou até mesmo no canibalismo. No entanto, às vezes também são agressivos e podem apresentar comportamento social. Suas adaptações comportamentais preferenciais são a exploração de habitats de escavação e noturnos, os quais proporcionam uma fuga temporária da temperatura diurna. Por serem espécies muito distintas, entender seu comportamento pode parecer complexo às vezes, por isso uma pesquisa mais aprofundada sobre uma espécie específica é recomendada.

Reprodução e ciclo de vida

A reprodução dos escorpiões ocorre nos meses quentes, variando do final da primavera ao início do outono. Um namoro complicado precede o acasalamento que o macho inicia, onde ele fica de frente para a fêmea e a agarra usando suas pinças. Conforme o comando dos machos, o par se move para os lados e para trás em um movimento de dança. Ao realizar esse movimento, o casal encontra a superfície lisa na qual o macho pode expelir uma secreção glandular formada por um tubo.

Os escorpiões machos então intrigam a fêmea para que sua abertura genital possa entrar em contato com a secreção glandular. Uma vez que a fêmea está posicionada, o contato físico faz com que os espermatozóides sejam ejetados em sua abertura genital. Os machos que ficam perto das fêmeas após o acasalamento são mortos ou comidos e o bebê permanece nas costas de sua mãe por um período de 1 a 50 dias.

Escorpiões e suas curiosidades

Os escorpiões são predadores altamente eficazes, pois possuem características únicas que lhes permitem detectar suas presas. Eles existem muito antes dos primeiros dinossauros e são os animais terrestres mais antigos que ainda vivem. Os escorpiões não são insetos, em vez disso, são aracnídeos. Antes do acasalamento, eles são vistos realizando um ritual de corte que lembra uma dança. Ao contrário de outros aracnídeos, os escorpiões dão à luz a filhotes vivos.

Seus bebês nascem de 2 a 18 meses após o acasalamento. Os escorpiões adultos têm substâncias químicas fluorescentes que os fazem brilhar sob luz ultravioleta (imagina a beleza), tanto que, até mesmo depois de milhões de anos, os fósseis de escorpião brilham sob a luz UV. Todos os escorpiões possuem veneno, o qual inclui uma dúzia de toxinas diferentes, representando uma séria ameaça à vida humana, especialmente onde o tratamento médico é escasso. Apesar de ter perigo potencial em seu veneno, os pesquisadores revelaram que também é útil por causa de alguns compostos escondidos ali, incluindo clorotoxina, que é usada para diagnosticar e tratar o câncer.

Concluindo

Apesar de ser uma ameaça à vida humana, os compostos em seu veneno ajudam a tratar as principais doenças. Estas espécies sobreviveram até agora com algumas características únicas e distintas. Encontrados desde a existência dos dinossauros, os escorpiões são espécies muito diferentes de aracnídeos.

Então, gostou de conhecer algumas curiosidades sobre escorpiões e suas características únicas? Se você quiser saber ainda mais sobre eles, continue fazendo pesquisas e não perca este blog de vista, pois voltaremos com mais informações úteis sobre isso. Não iremos te decepcionar!