fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

Animais no frio: como sobrevivem?

Os animais selvagens têm um tipo diferente de estratégia de sobrevivência no inverno do que os humanos. Alguns deles como ursos e veados passam seus invernos hibernando, enquanto outros como lobos ou coiotes permanecem ativos e caçam a fim de se alimentar. Tem até aqueles que migram para climas mais quentes quando fica muito frio, enquanto alguns encontram abrigo cavando buracos no chão ou sob a casca das árvores. Independentemente de como eles escolhem sobreviver ao frio, todos os animais sabem que é importante poupar energia durante esses meses em que há pouca comida disponível.

No inverno, as pessoas e os animais de estimação precisam usar roupas quentes para se manterem aquecidos. Infelizmente, os esquilos e os cardeais não têm tanta sorte, eles podem acabar se ferindo com a baixa temperatura, assim como acontece com humanos ou cães quando está muito frio na rua. Isso é algo que acontece com frequência em toda a América do Norte, onde as caudas sem pelos dos gambás são vítimas comuns da exposição excessiva durante condições climáticas frias.

A ocorrência incomum de uma onda mais fria ao sul da Flórida colocou as iguanas em risco de cair das árvores, também sendo testemunhado por lá, a morte de peixes-boi devido ao estresse da hipotermia na ocasião. Existem muitos tipos de animais que vivem em várias regiões, e cada um se comporta da sua maneira para se proteger do frio. Quer saber como? Confira abaixo!

Animais que migram

Alguns animais migram para evitar o frio. Os ursos-polares do Alasca, por exemplo, se dirigem para o sul quando o clima fica mais frio, assim como, muitos pássaros também voam para longe da América do Norte durante os meses mais frios. O urso-negro, por outro lado, não tem escolha a não ser hibernar durante esse período, porque só pode se esconder nas árvores.

Aqueles que não migram, procuram abrigo

Muitos deles irão ficar na mesma área e encontrarão abrigo do frio. O coiote não precisa ir a lugar nenhum porque é um animal noturno, que caça à noite, e pode se esconder em buracos subterrâneos para se aquecer ou sob a casca das árvores se estiver se sentindo ameaçado pelas temperaturas mais frias.

Alguns irão hibernar

Aqueles animais que vivem em áreas frias como ursos-polares, ursos-negros e ursos-pardos hibernam durante o inverno para conservar sua energia. Esta é uma estratégia comum para os mamíferos pois eles não podem digerir alimentos quando está mais frio no lado de fora, porém répteis como crocodilos e iguanas não hibernam porque são animais de sangue frio.

Já os esquilos e os cardeais não têm esse luxo de optar por entrar em hibernação, então precisam de outros métodos para sobreviver durante os meses de inverno, quando a comida disponível na rua é em menor quantidade.

O esquilo se enterra no subsolo ou sob a casca da árvore para conseguir se aquecer, e o cardeal se reúne em grupo para formar seu tipo de “calor” em um pinheiro. A iguana é um réptil que vive apenas em áreas mais quentes como a Flórida por exemplo, porém não tem nenhuma defesa contra a exposição excessiva a temperaturas mais frias porque, como mencionado antes, são animais de sangue frio, assim como lagartos ou cobras.

Outros animais podem se adaptar

Alguns animais podem modificar seus habitats e comportamentos para tolerar o frio. O castor, por exemplo, pode alterar sua temperatura corporal borrifando-se com água a fim de poder regular seu calor e permanecer aquecido durante os meses mais frios, enquanto outros mamíferos não fazem isso porque não suam ou tremem como nós humanos.

A casinha mais quente do castor oferece um refúgio do frio e, como dito anteriormente, sua temperatura corporal pode ser ajustada com borrifadas de água. A lebre-americana tem essa mesma capacidade de regular seu calor quando se sente ameaçada ou se assusta por causa das temperaturas mais frias do lado de fora. Sem dúvida, essas técnicas os tornam melhores em sobreviver em climas frios do que outros animais.

Daqui a pouco, os ventos fortes do inverno começarão a soprar, e então será a hora de todos aqueles animais que ainda não têm casa, ou que querem apenas companhia durante os meses frios, entrarem em nossas casas em busca de calor. Se isso acontecer, tente não entrar em pânico! 

Concluindo

Para resumir, os animais podem sobreviver no inverno adaptando-se ao ambiente. Algumas dessas adaptações são contrair seus corpos e pelagem, manter-se ativos e comer menos comida. Além dessas, há outras maneiras de se adaptar ao frio, como hibernar ou migrar para o sul para climas mais quentes. Os humanos também têm suas maneiras de se proteger do frio usando roupas quentes, construindo abrigos etc. Assim como nós, os animais usam essas táticas inteligentes para sobreviver em climas frios a fim de poder continuar com suas vidas normalmente. E você, qual estratégia usaria para sobreviver no frio se fosse um animal selvagem?