fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

A lenda da fênix – será que tudo não passa de um folclore?

As fênix são aquelas criaturas interessantes das quais todo mundo já ouviu falar um dia. A maioria dos rumores que se ouve por aí, sugere que elas são reais, mas fatos obscuros relacionados a elas tornam isso longe da verdade para acreditarmos. Acredita-se que essas belas criaturas são imortais, elas renascem de suas cinzas depois de serem queimadas e se transformam em uma fênix vivíssima novamente. Já nos livros e filmes de Harry Potter, também foi revelado que essas aves têm poderes de cura. Mas até que ponto essas coisas são verdadeiras? Tudo isso não passa de um mero folclore ou é um fato? Vamos descobrir juntos!

Os mistérios da fênix

Embora a maioria das pessoas nunca tenha visto uma, é razoável acreditar que elas possam existir, pois essas aves estão vivas e vivem por milhares de anos. Devido ao seu corpo vermelho e amarelo, elas se assemelham ao fogo na forma de um pássaro. Ele é magnífico de se observar e pode trazer sucesso e prosperidade para as pessoas que o avistam. Dizem por aí também que as fênix não põem ovos e esta pode ser a razão pela qual suas espécies sejam raras. Mas como sabemos sobre essas aves?

Diferentes mitologias que aceitam a existência das fênix

As fênix vêm da mitologia grega, onde são uma das criaturas mais belas e místicas que já existiram no planeta. Muitas pessoas também registraram sua maravilhosa beleza em câmeras e afirmam ter visto esses pássaros raros em pleno voo. O mais intrigante é que essas aves têm seu nome em todas as regiões do mundo, porém, o nome original Phoenix vem da palavra Photos que significa vermelho sangue. Por conta de todas essas particularidades, as pessoas de todo o mundo desejam avistar essa ave pelo menos uma vez na vida, se isso for possível. Na mitologia grega, este pássaro vivia na Arábia e banhava-se nos rios todas as manhãs, além de cantar canções melódicas, e fazer o sol parar sua carruagem para apreciar sua cantoria. Como tal, acredita-se que o sol era o mentor desta ave.

No Egito, este também era um pássaro importante conhecido pela adoração do sol. Acredita-se que a última fênix conhecida que existiu pode ter vivido por 500 anos.

Os egípcios muitas vezes acreditavam que essas aves eram um símbolo da imortalidade e da cidade eterna, e que também que as Fênix indicavam o processo de ressurreição, significando vida após a morte.

Já na mitologia islâmica, acredita-se que estes eram pássaros enormes que viveram uma vida feliz até serem atormentados e mortos. Mas quanto de tudo isso é verdade? Quem poderia nos dizer?

Embora muitas pessoas afirmem que é um mito, há várias razões para acreditar que eles existem, até a Bíblia fala em ambos, Fênix e Unicórnios, mas como sua aparência mudou ao longo dos anos, não conseguimos identificá-los corretamente. Também é possível que, devido às suas espécies raras, elas se escondam em algum lugar e sejam extremamente difíceis de se encontrar. Além disso, acredita-se que as fênix podem existir em algum lugar que não temos ideia, então é por isso que algumas pessoas pensam que elas são criaturas míticas e vivem apenas nas páginas do folclore.

Cena do filme Harry Potter e a Ordem da Fênix

Elas eram criaturas místicas, mas adoráveis

Normalmente, se ouve que essas criaturas não fazem mal a ninguém, e por isso são tão delicadas e meigas. Dizem também que quando tentam criar seus ninhos, o fazem sobre corpos d’água como rios, poços e outros. Mas o que é simplesmente um exagero e o que é genuinamente autêntico está longe de ser conhecido, e por isso não podemos ter certeza absoluta sobre essas coisas.

1 – Muitas mitologias, incluindo chinesa, persa e islâmica, mencionam essa ave.

2 – Acredita-se que elas possam viver por quase 97.000 anos.

3 – Há suposições de que possuíam o espírito do fogo.

4 – Muitas cidades como Atlanta, Geórgia, São Francisco e Califórnia, exibem um símbolo de uma fênix renascendo de suas cinzas.

5 – Acredita-se que elas também podem se transformar em seres humanos.

6 – Ainda hoje, uma pessoa que sai de um trauma ou de um grande problema é considerada uma fênix.

Concluindo

Devido a uma variedade de boas razões para acreditar na existência dessas aves, dificilmente pensamos que eram apenas uma parte de um folclore. Evidentemente, elas existiram ou continuam a existir até hoje, porém não sabemos como identificá-las ou onde encontrá-las. No entanto, isso não significa que devemos perder a esperança. Todos podemos identificar uma fênix dentro de nós mesmos, até nos momentos mais sombrios. Quando você ressurge fortemente de uma dor que te assola, consegue enfrentar um problema em sua vida ou aprende a se tornar uma versão melhor de si mesmo, você é nada menos do que uma poderosa Fênix.