fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

A emocionante vida dos castores: como eles constroem suas casas?

Os castores são os engenheiros do reino animal. Sendo um dos maiores roedores do planeta, eles constroem suas casas em córregos, riachos, rios e lagos. Eles podem crescer até 1,20 metros de comprimento e pesar cerca de 27 quilos. Seu tamanho permite que derrubem grandes árvores e galhos e assim os castores fazem barragens no meio de uma corrente de água, que eles chamam de casas. Isso funciona de maneira que a represa cria um pequeno lago dentro do corpo d’água e, no meio desse lago, a família dos castores constrói uma ilha com mais galhos. A ilha também é conhecida como a toca, que atua como o lar perfeito para a família dos castores se manter aquecida e protegida de predadores.

Represa construída por castores

Surpreendentemente, castores fazem barragens com até 3 metros de altura e 500 metros de extensão. Uma toca média abriga de 4 a 8 castores. No entanto, até 9 membros da família podem viver na mesma casa. Eles usam essas tocas para criar seus filhotes, descansar e se proteger contra predadores.

Se você tem fascínio pelo mundo dos castores e interesse em saber como um parente do rato, esquilo e camundongo pode construir essas maravilhas da engenharia na natureza, continue com a leitura enquanto iremos explorar a vida emocionante dos castores – o maior roedor da América do Norte.

castores fazem barragens

Como os castores constroem suas tocas?

Escavando, extraindo madeira e construindo paisagens, os castores fazem barragens e nunca descansam e passam a maior parte de suas vidas trabalhando. “Busy as a Beaver” (tipo “ocupado como um castor”) é uma expressão apropriada que mostra como eles são aplicados e trabalhadores. Assim como os humanos, eles são exigentes com os locais onde querem construir suas tocas.

1 – Localização

Localização, localização, localização! Assim como nós enfatizamos a importância do local ao procurar uma casa, os castores também estão atentos ao selecionar um local para construir sua casinha. Eles escolhem uma área próxima a uma fonte confiável de alimento e onde estão a salvo de predadores. Os castores mastigam gravetos, cascas, folhas e várias árvores, como choupos, salgueiros, álamos e amieiros, assim, eles encontram um local que possui esses recursos alimentares em abundância. Os castores constroem suas casas na água ou perto da margem, no entanto, eles procuram um lugar que possa ser facilmente escavado com pelo menos 1,50 a 1,80 metros de profundidade. Isso funciona como uma porta sensacional que permite que eles mergulhem na água sem serem vistos.

castores fazem barragens

2 – Construção ecológica

Os castores só usam troncos, galhos, arbustos e gravetos para construir sua toca. Eles empilham as toras e os gravetos em volta de uma entrada de água que lhes dá acesso ao lago ou rio. Uma vez que as paredes são construídas, eles isolam sua casinha usando lama. Todos os anos, eles adicionam mais toras e lama a toca, criando uma casa super reforçada. As paredes podem ter de 60 a 90 centímetros de espessura, protegendo-os de correntes pesadas e predadores enquanto os proporciona calor suficiente. No entanto, os ursos são seu maior inimigo, eles podem facilmente entrar em suas residências. Mas como eles têm uma inteligente porta de saída escavada, podem escapar facilmente.

3 – Ferramentas elétricas não são necessárias

Os castores têm dentes extremamente fortes que usam para cortar troncos e galhos grossos. Eles seguram os galhos e troncos em suas poderosas mandíbulas e os arrastam até o local da construção. Sendo excelentes nadadores, eles mergulham na água para recolher um pouco de lama usando suas patinhas dianteiras. Sua cauda forte os ajuda a ficarem eretos na água enquanto depositam lama em sua toca.

castores fazem barragens

4 – Dentro da residência

A casa possui um único cômodo grande que acomoda toda a família de 4 a 8 membros. A peça pode ter de 90 centímetros a 1,50 metros de altura e até 3 metros de largura. A toca é projetada e construída de acordo com quantos membros tem na família. Para se protegerem do frio e aquecer o ambiente, os castores acrescentam raízes, grama e casca de árvore. Para expandir seu espaço, eles simplesmente esculpem a lama e removem as toras e os galhos.

castores fazem barragens

Alguns fatos interessantes sobre os castores

  • Esses engenheiros da natureza têm grandes incisivos centrais, como todos os roedores. Esses dentes estão sempre crescendo, então eles os mantêm aparados roendo toras e cascas.
  • Os castores jovens irão viver com os pais até os dois anos de idade. Eles ajudam na construção das represas, na coleta de alimentos e nos cuidados infantis.
  • Esses roedores têm caudas longas, retas e largas com escamas escuras. Eles usam suas caudas para muitas coisas, como avisar seus familiares do perigo, batendo suas caudas contra a água fazendo um barulho alto.
  • Os castores são crepusculares, o que significa que acordam ao entardecer e são ativos ao longo do amanhecer. Eles raramente são vistos durante o dia.
  • Eles podem percorrer longas distâncias em busca de alimentos e materiais de construção para sua casinha. As árvores e galhos são mantidas flutuando pelo corpo d’água até o riacho em que os castores fazem barragens e então as usam para a construção de seu lar.

Estas são criaturas incrivelmente trabalhadoras e passam a maior parte do tempo construindo sua toca e protegendo os mais jovens. Se impressionou com tamanha inteligência?