Os gatos são seres arrogantes e egoístas? Encontre a resposta aqui
Os gatos são completamente egoístas! Verdadeiro ou falso? Os tutores sabem muito bem do que estamos falando. Vamos ser realistas aqui, nenhum outro animal é tão temperamental, “genioso” ou difícil de agradar quanto um gato e essas são apenas algumas das peculiares curiosidades sobre gatos. Além dos pais e mães de gato, aqueles que tiveram o menor dos contatos com um bichano, concordam que eles possuem um probleminha de atitude. Muitos os consideram ignorantinhos arrogantes.
Você gasta todo o seu tempo e energia construindo uma belíssima relação de amor com seu gatinho, só que não. Um gato não tem absolutamente nenhum interesse em você como seu tutor. É verdade que eles são totalmente diferentes dos cachorros, isso, eles têm, apenas, diferentes prioridades.
Então, compará-los com base no seu comportamento e linguagem corporal é pura insensatez, mas o “sofrimento” do seu tutor é real, eles adorariam se fossem apreciados pelos seus amigos felinos por cuidar deles, dar comidinha e proporcionar um carinho gostoso no cabeça.
Ancestrais
Os cães tiveram os lobos como ancestrais, que transmitiram o talento de construir relacionamentos sociais. Os gatos, ao contrário, são descendentes de animais solitários e territorialistas. Os bichanos com suas carinhas sem expressão, são extremamente difíceis de se entender. Você não pode treinar seu gato completamente (há exceções), e mesmo assim ele não vai te obedecer.
Regras milenares
Os gatos continuam a obedecer às regras milenares de seus antepassados – ter um lugar seguro para viver é a prioridade número 1. Isso significa que eles são naturalmente passivos a “castigos” e respondem somente a recompensas e elogios. Então não importa quantas vezes você irá prender seu gato na caixinha ou no quarto, ou borrifar água nele por afiar as unhas no sofá – ele nunca irá aprender.
Curiosidade sobre gato doméstico: Eles são egoístas?
Enquanto muitos afirmam que os gatos são seres egoístas, muitos outros discutem se esse “egoísmo” não seria uma característica inerente aos seres humanos. É difícil aplicar essa ideia a qualquer outro animal além dos gatos, pois ainda estamos longe de compreender completamente sua forma de vida e os motivos por trás de seus comportamentos. Como mencionado anteriormente, os gatos são extremamente territorialistas, ou seja, eles têm uma visão clara de onde desejam estar.
Por exemplo, se o sol está brilhando em sua cama de manhã ou em qualquer outro lugar durante a tarde, o gato desejará ter acesso total a esse local. E quando alguém tenta mudar o gato de lugar, isso o retira de sua zona de conforto, algo que os felinos não apreciam nem um pouco. Consequentemente, o gato pode ter uma reação, mas isso é natural.
Assim como nós, seres humanos, sempre reagimos quando alguma coisa desagradável nos acontece. É interessante explorar essas curiosidades sobre os gatos e entender mais sobre a vida desse fascinante animal e seus instintos.
Para simplificar um pouco, quando um gato tem ou está em algum lugar, você simplesmente não pode sentar ali, é isso. Além disso, muitos amantes de gatos debatem que os gatos não são egoístas, mas sim altruístas (generosos).
Se você tem um gato ou vários deles, já deve ter observado que seu felino tem o hábito de “dar presentes”. Por isso, é possível que você já tenha recebido uma lagartixa, um passarinho, um ratinho ou até uma barata sem vida na entrada da sua porta.
Sem brigas
Não brigue com seu gato, ele está apenas compartilhando alguma coisa com você. Essa generosidade nem sempre inclui animais que foram caçados, alguns gatos deixam seus brinquedos favoritos, pantufas ou qualquer item aleatório da casa que esteja fora do seu quarto.
Curiosidades sobre gatos revelam muito sobre a maneira como esses seres felinos interagem com o mundo dos humanos. Os gatos são animais fascinantes, cheios de vida e instinto.
Curiosidades sobre gatos: Sua natureza tem a ver com seus ancestrais?
Existem muitos defensores de gatos que acreditam que os bichanos são incrivelmente sentimentais e entendem sua dor e sofrimento. Certa vez, uma mulher teria dito que seu gato lhe fez companhia durante 19 horas de um trabalho de parto prolongado (não duvido mesmo!). Algumas pessoas também disseram que seu gatinho vai até eles para dar conforto quando estão se sentindo tristes. Ah, são muito queridos né!
Isso sugere então que os bichanos nem sempre são arrogantes, frios, e calculistas como algumas pessoas os categorizam. Para entender a forma como um gato se comporta nós teremos que esclarecer suas origens. Os gatos de estimação ainda possuem instintos básicos de seus ancestrais e um deles é a autopreservação e o cuidado.
Gatos domésticos
Os gatos que temos em casa são descendentes de gatos selvagens, felinos que possuem uma natureza fria e são criaturas extremamente solitárias. Então, você não deveria ficar triste se o seu gatinho está feliz curtindo a própria companhia. E diferentemente dos outros animais que temos em casa, os gatos eram responsáveis pela sua própria “educação”.
Cerca de 10.000 anos atrás, os felinos selvagens começaram a viver, dentro e em volta de lugares onde os humanos estavam se estabelecendo. Isso acontecia por conta do fácil acesso a comida também porque não havia predadores. Então, se pode dizer que os gatos são leais, aos lugares é claro. Mas e com relação aos humanos?
Território
A Universidade de Lincoln realizou um estudo em que mostrou que os gatos não recorrem aos seus donos em busca de algo (como muitos cães fazem). Quando os gatos enfrentam algum desafio, como uma nova casa, lugar ou cômodo, eles imediatamente o exploram, mas, no final, eles pensam em retornar ao seu território de sempre. É por isso que os tutores de gatos são aconselhados a manter o gato preso em casa por 2 a 3 semanas depois de se mudar para um lugar novo. Os gatinhos não deixam seu território facilmente, então, pode levar algum tempo para ele criar confiança nesse ambiente novo.
Portanto, quando seu bichano sentir que está seguro, ele pode ser bem amável e gentil com você.
Conclusão
Agora, ao contrário dos cachorros que simplesmente pulam em você e começam a te dar lambeijos para demonstrar todo o amor que sentem, os gatinhos mostram seu amor de várias maneiras diferentes. É bem melhor se você entender o jeito de agir de um bichano antes de levar um para sua casa. Mas e aí, os gatos são mesmo arrogantes?
Os gatos, seres fascinantes do mundo felino, despertam curiosidade em muitas pessoas. Como médica veterinária, posso lhe contar algumas curiosidades sobre gatos. Esses bichanos têm personalidades únicas e motivos próprios para cada comportamento. Suas patas macias e ágeis são uma verdadeira maravilha. Existem diversas raças de gatos e cada uma possui características distintas. Essa espécie é famosa por ronronar e emitir sons curiosos. Portanto, os gatos são muito mais do que apenas “arrogantes”.