fbpx
Animais SelvagensRecentesTop Artigos

5 curiosidades divertidas sobre flamingos que você não conhecia

Nossa Terra é um planeta diversificado onde é possível presenciar uma variedade de espécies de animais e plantas. De fato, nosso planeta é abençoado com tamanha diversidade, tornando-o um belíssimo habitat. Existem várias aves ao redor do mundo que talvez tenham chamado sua atenção pela beleza, e os flamingos estão entre elas. Há vários tipos de flamingo, você sabia? Isso mesmo, eles não são todos iguais.

Existe algo em sua plumagem cor de rosa, seu pescoço fino e longo, e suas pernas que os tornam especiais. Mesmo que você não tenha visto um flamingo pessoalmente, você deve estar familiarizado com essas aves cativantes.

Estas aves são encontradas geralmente perto das margens de rios e são mais conhecidos por suas pernas compridas dobradas para trás. Esses animais possuem uma cor rosa e um pescoço curvado que são, sem dúvida nenhuma, muito notáveis. Resumindo, os flamingos são criaturas interessantes que despertam a curiosidade de todos.

Há muitas coisas que talvez você nem imagine sobre essas aves fascinantes. Se você deseja saber algumas curiosidades divertidas sobre flamingos, você está no lugar certo! Neste artigo, iremos mostrar algumas curiosidades engraçadas e peculiares sobre esses pássaros, além de lhe apresentar alguns tipos de flamingo, que certamente farão você querer conhecê-los ainda mais. Então, sem perder tempo, vamos conhecer?

Flamingo-americano

1 – Cinco espécies diferentes

Os flamingos não são apenas uma espécie só, mas há sim diferentes tipos de flamingo, mais especificamente, existem cinco espécies diferentes, podendo ser detectadas apenas por alguns especialistas. Todas elas são encontradas em regiões diferentes, tornando-as específicas de cada região.

Embora existam cinco espécies de flamingo, eles eram num total de dez espécies idênticas antes de serem extintas, essas espécies foram diminuindo com o tempo e atualmente, restam apenas cinco, que são:

  • Flamingo-americano
  • Flamingo-chileno
  • Flamingo-comum ou flamingo rosa
  • Flamingo-pequeno
  • Flamingo-de-James
Flamingo-chileno

2 – Os machos são mais altos

Quando você avistar um bando de flamingos, você irá perceber que eles têm tamanhos semelhantes. No entanto, dizem que os flamingos machos são mais altos que as fêmeas. Eles podem medir de 1,20m a 1,50m de altura, fazendo com que sejam mais altos e também é uma característica que os diferencia das fêmeas.

Eles pesam por volta de 1,8kg a 3,6kg, o que é uma curiosa densidade corporal necessária para voar, sendo essa a curiosidade que as pessoas menos conhecem sobre os flamingos.

tipos de flamingo
Flamingo-comum ou flamingo-rosa

3 – Lagoas são seu habitat

Flamingos são inteligentes quando se trata de caçar seu alimento. Eles geralmente se reúnem em lagoas ou lodaçais à procura de alimentos em águas salgadas e rasas. Esses lugares são fáceis de morar, tornando difícil a presença de predadores no local, sendo então o melhor lugar para estas aves irem atrás e conseguirem seu alimento, assim como um ótimo lugar que os deixa a salvo de predadores.

Então, se quiser dar uma espiadinha nos flamingos, você pode ir à procura de lagoas e lodaçais. Essas aves fazem um trabalho inteligente na escolha de seus abrigos. Esses lindos rosados preferem seus alimentos vivos e não se alimentam de coisas mortas.

tipos de flamingo
Flamingo-pequeno

4 – Flamingos-americanos não estão nos Estados Unidos

Pode até achar estranho agora, mas os flamingos-americanos não são encontrados nos Estados Unidos agora. Embora o Phoenicopterus ruber seja nativo da América do Norte, eles raramente são vistos nos Estados Unidos. Esses flamingos de uma cor brilhante geralmente são encontrados na Ásia, no Sul da Europa e África.

Flamingo comum ou flamingo rosa

O flamingo rosa (phoenicopterus roseus) é um dos que são encontrados em maior número e os flamingos-pequenos (Lesser flamingo) são os menos encontrados, por isso o nome em inglês. Então, se você tem vontade de ver um flamingo-americano, não precisa ir necessariamente para os Estados Unidos, mas você pode encontrar estas aves em um zoológico americano.

tipos de flamingo
Flamingo-de-James

5 – De onde vem a cor rosa das penas dos flamingos

Ouvimos frequentemente que nós somos o que comemos. Esse ditado se encaixa perfeitamente aos flamingos, por conta de sua cor rosada que vem do betacaroteno encontrado em plânctons e crustáceos.

Dieta cor de rosa

Esta ave de cor rosa consome esses plânctons e crustáceos que contém uma alta concentração de betacaroteno, consequentemente dando ao seu corpo a cor rosa tão característica deles. Essa é a razão pela qual os flamingos de cativeiro podem ser esbranquiçados e sem cor, às vezes, se não proporcionarem à ave a alimentação correta.

Sua dieta precisa ser complementada com ração própria para flamingos ou comida à base de camarões vivos que contenham esses pigmentos carotenoides. Então na próxima vez que você avistar um flamingo branco em algum zoológico, lembre-se, eles não são raros, eles simplesmente não estão tendo a alimentação correta.

Concluindo

Existem diversos tipos de flamingos, como o famoso flamingo rosa. Essas belas aves possuem uma coloração única e penas deslumbrantes que são verdadeiramente fascinantes. Além de sua aparência encantadora, os flamingos também possuem características interessantes que os diferenciam de outros pássaros.

Os flamingos são animais que se alimentam principalmente de pequenos crustáceos e organismos aquáticos que encontram nas águas rasas dos lagos. Seu bico curvo e longo é perfeitamente adaptado para filtrar a água e capturar seu alimento. Eles também são conhecidos por viverem em grandes grupos, criando uma cena impressionante com sua coloração rosa vibrante.

A natureza realmente nos presenteou com essas criaturas incríveis. A combinação de sua coloração rosa deslumbrante, seu bico distintivo e sua capacidade de viver em grupos harmoniosos tornam os flamingos verdadeiramente únicos. É fascinante explorar mais sobre essas aves e descobrir todas as curiosidades desconhecidas que elas têm a oferecer. Aproveite essa jornada pela natureza e mergulhe no mundo dos flamingos!